Professor da Espanha realiza atividades de pesquisa na UENP

Sexta, 01 Setembro 2017 12:30 por Assessoria de Comunicação Social
“Voltarei sempre a Jacarezinho, sempre que a Faculdade me convidar, pois foi uma experiência maravilhosa e, sem dúvidas, uma das melhores de minha vida”, disse Tomás “Voltarei sempre a Jacarezinho, sempre que a Faculdade me convidar, pois foi uma experiência maravilhosa e, sem dúvidas, uma das melhores de minha vida”, disse Tomás

O professor Salvador Tomás, doutor em Direito Processual Civil pela Universidad de Bolonha e docente da Universidad de Murcia, na Espanha, desenvolveu, durante o mês de agosto, atividades de pesquisa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). No período, o docente se dedicou especialmente a questões relacionadas ao Direito Processual Brasileiro em atividades realizadas na graduação e na pós-graduação da Universidade.

O coordenador do mestrado e doutorado em Ciência Jurídica (PPG-CJ) da UENP, Fernando Brito, acentua que o programa de pós-graduação da Universidade é uma das áreas mais internacionalizadas da Instituição. “As atividades que são promovidas, com recursos do próprio programa, têm favorecido a integração das nossas pesquisas com outros centros de pesquisa, especialmente na América Latina e na Europa”, destaca.

Com o período de visita do professor Salvador Tomás, este é o quinto ano seguido que a UENP recebe docentes da Universidad de Murcia. “Essa parceria consistente possibilitou o convênio da dupla titulação no doutorado, e estamos finalizando mais dois convênios para a graduação e o mestrado. Além disso, é importante ressaltar, que o fluxo de professores tem sido nos dois sentidos, o que deverá favorecer a construção de redes de pesquisa no futuro”, acentua Fernando Brito.

O professor Tomás destaca também que os laços que unem a Universidad de Murcia e a UENP são muito estreitos. “A cooperação entre ambas universidades vai se ampliando e consolidando. Há cinco anos existe esse convênio que nos possibilita dar aulas em Jacarezinho, o que para nós é sempre um prazer. Poder vir aqui e também receber os professores em Murcia”, comentou.

Durante o período em que o professor Tomás esteve na UENP, ele participou do VII Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito, coordenado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP, em conjunto com a Universidad de Murcia. No evento, coordenou um grupo de trabalho sobre Função Política do Processo e proferiu a conferência de encerramento “A justiça universal na Espanha: gênesis e perspectivas sobre a reforma da Lei Ordinária 1/2014”.

“Minhas impressões sobre a Faculdade de Direito de Jacarezinho não poderiam ser melhores. Pareceu-me uma Faculdade excepcional tanto por seus professores como pelos seus alunos. Voltarei sempre a Jacarezinho, sempre que a Faculdade me convidar, pois foi uma experiência maravilhosa e, sem dúvidas, uma das melhores de minha vida”, disse Tomás. O professor partilhou ainda que se sentiu como se estivesse em sua própria Faculdade e destacou a qualidade acadêmica e humana de todos professores que conheceu. “Fernando Brito e Luiz Fernando (diretor do CCSA) estão liderando o curso para proporcionar uma Universidade de primeiro nível, de nível internacional”, ressaltou.

O docente participou ainda de atividades na graduação em Direito da UENP, na disciplina de Direito Penal. “Os estudantes mostraram muito interesse, aplicação e muita motivação e isso dá muito gosto”, acentuou. No dia 23 de agosto, proferiu conferência no Centro Universitário de Marília (SP). No dia 29, o professor, acompanhado por Fernando Brito, visitou a reitoria da UENP, onde foi recebido pela reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan e pelo vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa. Hoje (01/09), o professor participa do Seminário Internacional sobre Precedentes Judiciais e o Processo de deliberação no Supremo Tribunal Federal, que o PPG-CJ da UENP promove em parceria com o Centro Universitário de Bauru e com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

O professor Tomás encerra as atividades na UENP com aulas na pós-graduação (mestrado e doutorado), nesta sexta (01/09) e sábado (02/09). Além das atividades no PPGCJ/UENP, o professor participou de um bate-papo com os alunos do curso de graduação em Letras - Espanhol do Centro de Letras, Comunicação e Artes do Campus de Jacarezinho.

Última modificação: Sexta, 01 Setembro 2017 12:43

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.

• Designa Servidor para desempenhar suas atividades laborais no Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado