Curso de Pedagogia do Campus de Jacarezinho inaugura Brinquedoteca

Quinta, 16 Novembro 2017 14:21 por Assessoria de Comunicação Social
Espaço equipado para a realização de aulas práticas, apresentação de trabalhos acadêmicos do curso é considerado um laboratório de ensino para práticas pedagógicas Espaço equipado para a realização de aulas práticas, apresentação de trabalhos acadêmicos do curso é considerado um laboratório de ensino para práticas pedagógicas

Na última sexta-feira (10/11), o curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) inaugurou a Brinquedoteca do Campus de Jacarezinho. A solenidade contou com a presença do vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; do diretor de Campus, Fábio Antonio Neia Martini; do vice-diretor Maurício de Aquino; da coordenadora do curso de Pedagogia, Silvia Cadenassi; da coordenadora do projeto, Patrícia Cristina Formaggi, além de alunos e professores do curso.

O espaço localizado no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) está equipado para a realização de aulas práticas, apresentação de trabalhos acadêmicos e dinâmicas do curso. Considerado um laboratório de ensino para práticas pedagógicas, a estrutura poderá receber ainda público infantil para atividades lúdicas.

“A Brinquedoteca é um projeto que vem sendo gestado por professores e alunos do curso de Pedagogia há muito tempo”, lembra a professora Patrícia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi, coordenadora do projeto. Ela recorda ainda que para se chegar até a inauguração, houve muitos estudos e discussões. “Para a organização do espaço, foi preciso pensar na criança que frequentaria esse ambiente. Por isso a Brinquedoteca foi organizada pensando na idade e na melhor disposição para promover o desenvolvimento das atividades”, disse Patrícia.

O vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, enalteceu o trabalho realizado pelos professores e alunos do curso de Pedagogia que trabalharam juntos para a realização do projeto. Ele partilhou ainda o sentimento de pertencimento que tem experienciado na Universidade. “O envolvimento de toda a comunidade universitária tem sido decisivo para todas as conquistas da UENP, mesmo diante do contingenciamento do orçamento e dos desafios administrativos que enfrentamos nos últimos anos”, destaca o professor.

Para o diretor do Campus, Fábio Antonio Neio Martini, a inauguração da Brinquedoteca é um momento privilegiado para que se crie um espaço, no Campus de Jacarezinho, voltado para as crianças. “Hoje o curso de Pedagogia planta uma semente que dará muitos frutos, fazendo desse espaço um modelo de referência da UENP, para Jacarezinho e depois para o Norte do Paraná”, acentua o diretor.

“Para o Centro de Ciências Humanas e da Educação, no conjunto das licenciaturas, o significado da inauguração da brinquedoteca é de valorização do magistério desde a educação infantil. Valorização da licenciatura e dos cursos de Pedagogia, celebrando assim uma conquista”, destaca o vice-diretor do Campus, Maurício de Aquino.

História

O projeto inicial da Brinquedoteca do Campus de Jacarezinho foi idealizado pela professora Roseli de Cassia Afonso. Em 2014, a professora, que hoje leciona no curso de Pedagogia do Campus de Cornélio Procópio, apresentou um projeto com o intuito de organizar e implementar a criação de uma brinquedoteca no Centro de Ciências Humanas e da Educação.

Em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX), da Fundação Araucária, a professora trabalhou com duas alunas bolsistas do curso de Pedagogia, bem como com estudantes dos terceiros anos de 2014 e 2015 do curso de Pedagogia, para que os primeiros passos do espaço viesse a se concretizar.

No ano de 2016, com a chegada da professora Patrícia Formaggi ao Campus de Jacarezinho, para assumir a disciplina de Metodologia e Fundamentos da Educação Infantil, o colegiado solicitou a ela que desse continuidade ao projeto da brinquedoteca.
Última modificação: Terça, 28 Novembro 2017 11:54

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD