Curso de Direito da UENP abre quinta edição do Dircin

Quinta, 30 Mai 2019 15:46 por Editor da Comunicação Social
Público lota auditório do CCSA para prestigiar abertura do V Dircin da UENP. Na tela, o documentário "Direito no Cárcere", dirigido por Carmela Grüne. Público lota auditório do CCSA para prestigiar abertura do V Dircin da UENP. Na tela, o documentário "Direito no Cárcere", dirigido por Carmela Grüne.

A quinta edição do Simpósio Regional em Direito, Cinema, Literatura e Música (Dircin) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foi aberta no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus Jacarezinho. A solenidade de abertura foi realizada na noite de quarta-feira, 29 de maio. As atividades do evento tiveram início durante a manhã.

A cerimônia de abertura foi inaugurada com uma apresentação da Bateria Capiau, do curso de Direito. A mesa diretiva foi formada pelas seguintes autoridades: o diretor do CCSA, Luiz Fernando Kazmierczak; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica, Fernando Brito; a vice-coordenadora do colegiado de Direito, Soraya Saad; o coordenador geral do evento, Renato Bernardi; o membro da comissão organizadora, Marco Turatti Júnior e a advogada do Escritório Modelo, Brunna Rabello Santiago.

O diretor do CCSA, Luiz Fernando Kazmierczak, abriu a rodada de pronunciamentos da mesa. “Em sua quinta edição, este evento já é parte de nosso calendário anual e conquista ao público por sua problematizações que envolvem diretamente o Direito e a Arte. Gostaria de desejar boas-vindas a todos e que nós tenhamos muitos mais anos de Dircin pela frente”, afirma.

O coordenador do PPGCJ, Fernando Brito, destacou o crescimento do Dircin desde a primeira edição do evento. “O Dircin começou apenas com Direito e Cinema, passando a se expandir para as demais manifestações artísticas. A participação dos nossos estudantes enche o PPGCJ de orgulho, e os temas aqui debatidos tem grande interesse para toda a nossa comunidade”, destaca.

O coordenador geral do V Dircin, Renato Bernardi, destacou o caráter de humanização que o evento tem buscado desde sua origem, e os sucessos que têm apresentado a cada edição. “Conforme o Direito se desenvolveu, muito de sua prática acabou se tornando algo mecânico e meramente burocrático para boa parte dos profissionais envolvidos na atividade. Queremos humanizar o Direito. Mostrar que por trás dos litígios e dos processos existem pessoas com nomes, sobrenomes, história, familiares, sentimentos. Não são Fulano e Ciclano. É João, é Maria, é Fábio, é Renata, e tantos outros”, comenta.

“Neste sentido, a proposta do Dircin é oferecer um olhar adicional sobre o nosso objeto de estudo, que é o Direito. Por isso é tão bom ver esse auditório cheio e contar a presença de graduandos, pós-graduandos, advogados, autoridades, acadêmicos de outras áreas do conhecimento e alunos de outras instituições. Para nós é uma alegria imensa ter todos aqui”, agradeceu.

A palestra de abertura ficou por conta da advogada, escritora, ativista e jornalista Carmela Grüne, Diretora presidente do Jornal Estado de Direito. Mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul e vice-presidente da Academia Brasileira de Direito. Antes de sua fala, Carmela cantou de improviso um samba com a Bateria Capiau e também exibiu o documentário “Direito no Cárcere”, que retrata a ação de um projeto realizado por Grüne em presídios do Rio Grande do Sul. Carmela desenvolve e participa de diversos projetos para a popularização do Direito.

Durante a manhã, houve a abertura da sessão “Arte Debate”, sob coordenação da advogada do Escritório Modelo, Brunna Rabello Santiago. Foi exibido o filme “O Sorriso de Monalisa” (2003), que fala sobre o empoderamento feminino e a libertação da mulher em uma sociedade patriarcal. A programação geral do evento prevê palestras, apresentação de trabalhos e banners, minicursos e oficinas.

A programação completa e outros detalhes do evento podem ser acessadas em http://dircin.com.br/2019/o-evento

Última modificação: Terça, 04 Junho 2019 10:43

• CONVOCA o candidato Mauricio Siqueira de Paula, da lista de cotas, linha de pesquisa Função Política do Direito, para efetuar sua matrícula

• CONVOCAR o candidato Francis Pignatti do Nascimento, classificado em 2º lugar do mesmo processo seletivo, para efetuar sua matrícula

• CONVOCAR a candidata Heloisa Helena Silva Pancotti, classificada em 2º lugar do mesmo processo seletivo, para efetuar sua matrícula

• O Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação , Campus de Jacarezinho da UENP, no uso de suas atribuições, nos termos do artigo 52, inciso XII, do Regimento da Universidade Estadual do Norte do Paraná, resolve designar Banca Examinadora visando a promoção à classe de Professor Associado ao Professor Doutor Luís de Castro Campos Júnior, em sessão pública de defesa de trabalho científico com memorial descritivo.
  • APROVA o calendário do primeiro semestre letivo de 2020, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.