Equipe do Núcleo de Acessibilidade Digital da UENP visita Centro de Tecnologia da Informação

Terça, 05 Fevereiro 2013 16:54 por Rogério Matsui Guenta

Os integrantes do Projeto Núcleo de Acessibilidade Digital do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho (CJ), coordenado pela professora-doutora Sonia Maria Dechandt Brochado, visitaram o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – (CTI), em Campinas (SP). A visita, realizada em 18 de janeiro, teve por objetivo conhecer os projetos desenvolvidos pela instituição, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que possui diversos laboratórios de pesquisa e desenvolve ferramentas eletrônicas, além de produtos de inovação nas áreas da saúde, educação, cidadania e negócios.

O MCTI instituiu o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva – CNRTA- (Portaria MCTI no. 139, de 23 de fevereiro de 2012), vinculado ao CTI, como um dos mecanismos de viabilização do "Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Plano Viver sem Limite" (Decreto no. 7.612, de 17 de novembro de 2011). O CNRTA visa, através de serviços de informação sobre tecnologia assistiva (TA), contribuir para a melhoria da qualidade de vida, autonomia e participação social das pessoas com deficiência, idosas e com mobilidade reduzida, promovendo seus direitos e dignidade, o qual despertou nos acadêmicos bolsistas, professores e orientadores do projeto da UENP o interesse pela busca de parceria em novas tecnologias e acessibilidade digital.

Os projetos de acessibilidade ofertados na UENP, no campus Jacarezinho, desde 2008, são subsidiados pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, cujo público-alvo é constituído por alunos da rede pública de educação, de Jacarezinho e região. Visa à acessibilidade e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, ofertando-lhes conhecimentos na área da informática, como ferramenta educacional e profissional para o mercado de trabalho.

Para conhecer melhor o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer clique no link a seguir: (http://www.cti.gov.br).

• Divulga a abertura do processo seletivo para monitores em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino  4928 e tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR"

• RESOLVE CONVOCAR :o candidato Antonio José Fernandes Vieira, classificado em 4º lugar no processo seletivo para ingresso em 2022, no doutorado deste Programa, efetuar a matrícula até o dia 30 de dezembro de 2021, enviando todos os documentos referentes ao item 21 do Edital nº 41/2021-PPGD, no endereço eletrônico , devendo observa ainda todas as normas contidas no Edital nº 100/2021-PPGD.

• TORNAR PÚBLICO, o resultado do processo seletivo para concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado custeadas pela CAPES e pela Fundação Araucária, realizado nesta data, de acordo com as normas do edital 104/2021-PPGD, conforme segue.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de doutorado em Ciência Jurídica, realizada em cotutela entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná e a Universidad de Murcia, conforme segue: Dia 17 de janeiro de 2022.

• RESOLVE: I. Ampliar o número de vagas a serem ofertadas pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP, para 12 (doze) vagas no Doutorado, ficando portanto, com 04(quatro) vagas para cada uma das linhas de pesquisa, a partir do ingresso em 2022.