Procurador-geral de Justiça recebe a Medalha Exército Brasileiro

Segunda, 10 Mai 2021 11:54 por Assessoria de Comunicação Social

O procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, recebeu a Medalha Exército Brasileiro. A distinção é conferida a cidadãos e instituições civis que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. A homenagem foi entregue no dia 30 de abril durante solenidade em Curitiba, no contexto das comemorações alusivas ao Dia do Exército, celebrado em 19 de abril. Neste ano, a instituição completou 373 anos.

“É com grande orgulho que o Ministério Público do Paraná recebe essa distinta condecoração, que tem como maiores destinatários os integrantes da nossa instituição, que diuturnamente se dedicam à proteção dos direitos da população. O Exército Brasileiro tem papel fundamental na defesa do país e, nesse sentido, exerce funções indispensáveis para o fortalecimento e para a consolidação da cidadania democrática”, afirma Giacoia.

Homenagem

A cerimônia de entrega das medalhas foi realizada na sede da 5ª Divisão do Exército Brasileiro, no Forte Pinheirinho, na capital, conduzida pelo general Carlos José Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª DE que, em seu discurso, ressaltou a importância do trabalho das instituições civis que somam esforços com o Exército Brasileiro para a defesa da pátria e da população.

A solenidade, no estilo militar, compreendeu a referência ao símbolo nacional representado pela bandeira brasileira, a outorga das homenagens, em meio à apresentação da banda do Exército, como distinção aos feitos que a instituição reconhece como relevantes para o país.
O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco, contra a presença de holandeses na região. Segundo muitos historiadores, a vitória sobre o inimigo estrangeiro foi o prelúdio para a construção da identidade do país como nação.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado da Fase de Admissibilidade de Projetos de Pesquisa para o Doutorado e Mestrado, conforme anexo I deste Edital.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica, conforme segue: Dia 28 de outubro de 2021.  Beatriz Pereira Junqueira.

• O Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação do Campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeado pela Portaria 266/2018 GR/UENP de 14 de setembro de 2018, considerando o artigo 10 da Resolução n° 003/2016- CAD/UENP de 14 de julho de 2016, que regulamenta a promoção de classe e ascensão de nível do pessoal docente do quadro de professores efetivos da Universidade Estadual do Norte do Paraná e considerando a aprovação dos membros do Conselho do Centro de Ciências Humanas e Educação em reunião realizada em 14 de outubro de 2021, torna público a composição da Comissão Examinadora para o processo de promoção de classe de Professor Adjunto nível D, para Professor Associado nível A, do Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior.

• Torna público o resultado da análise de recursos interpostos contra as decisões do Edital 051/2021.

• Torna público o resultado da homologação de inscrições para o Processo Seletivo de Estudantes Regulares (turma 2022/2023).