Procurador-geral de Justiça recebe a Medalha Exército Brasileiro

Segunda, 10 Mai 2021 11:54 por Assessoria de Comunicação Social

O procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, recebeu a Medalha Exército Brasileiro. A distinção é conferida a cidadãos e instituições civis que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. A homenagem foi entregue no dia 30 de abril durante solenidade em Curitiba, no contexto das comemorações alusivas ao Dia do Exército, celebrado em 19 de abril. Neste ano, a instituição completou 373 anos.

“É com grande orgulho que o Ministério Público do Paraná recebe essa distinta condecoração, que tem como maiores destinatários os integrantes da nossa instituição, que diuturnamente se dedicam à proteção dos direitos da população. O Exército Brasileiro tem papel fundamental na defesa do país e, nesse sentido, exerce funções indispensáveis para o fortalecimento e para a consolidação da cidadania democrática”, afirma Giacoia.

Homenagem

A cerimônia de entrega das medalhas foi realizada na sede da 5ª Divisão do Exército Brasileiro, no Forte Pinheirinho, na capital, conduzida pelo general Carlos José Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª DE que, em seu discurso, ressaltou a importância do trabalho das instituições civis que somam esforços com o Exército Brasileiro para a defesa da pátria e da população.

A solenidade, no estilo militar, compreendeu a referência ao símbolo nacional representado pela bandeira brasileira, a outorga das homenagens, em meio à apresentação da banda do Exército, como distinção aos feitos que a instituição reconhece como relevantes para o país.
O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco, contra a presença de holandeses na região. Segundo muitos historiadores, a vitória sobre o inimigo estrangeiro foi o prelúdio para a construção da identidade do país como nação.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná

• DAR CONHECIMENTO das análises dos pedidos de inscrições de alunos matriculados em Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu em Direito de outras instituições, interessados em cursar disciplinas isoladas neste Programa.

• RESOLVE: Homologar as inscrições dos candidatos abaixo para seleção de bolsista técnico, de acordo com o previsto no Edital 39/2021-PPGD/UENP.

• COMUNICA, a AMPLIAÇÃO DE PRAZO para realização do exame de Qualificação, dos estudantes regulares do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano da UENP, que ingressaram no ano letivo de 2020.

• TORNA PÚBLICO, a lista dos candidatos aprovados na FASE 2 - Prova de conhecimentos específicos do Processo Seletivo de estudantes regulares ao Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano, para o segundo semestre letivo de 2021.

• DAR CONHECIMENTO: da abertura do processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP, para o preenchimento de 09 (nove) vagas de doutorado, 21 (vinte e uma) vagas regulares de mestrado, pelo regime geral, e 02 (duas) vagas de mestrado, pelo regime de cotas, nos termos deste Edital.