Curso de Pedagogia da UENP realiza V Seminário de Iniciação à Docência

Sexta, 01 Março 2024 14:10 por Editor da Comunicação Social

O curso de Pedagogia do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu, entre 19 e 23 de fevereiro, o V Seminário de Iniciação à Docência. A ação foi realizada pela Coordenação de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório no Auditório do PDE no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE).

Coordenada pela professora do curso, Roseli de Cássia Afonso, a iniciativa tem como objetivo oportunizar mais um espaço de aproximação e integração para que os estudantes apresentem as atividades desenvolvidas, ao longo, do estágio supervisionado realizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar. “Essa ação faz parte do cronograma de atividades dos estagiários do curso e agrega a participação dos programas governamentais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica”, explicou Roseli.

Nesta quinta edição, as ações desenvolvidas pelas Atividades Curriculares de Extensão (AEX) por meio do projeto de extensão “Brincardiquê?” foram incorporadas ao evento. “O seminário trouxe a indissociabilidade entre o saber e o fazer, planejada para demarcar o encerramento do Estágio Curricular Obrigatório, dos programas e projetos de extensão do Curso, e conseguiu publicizar para a comunidade acadêmica e, principalmente, para os futuros estagiários, bolsistas e extensionistas as experiências durante o ano letivo de 2023”, salientou.

Para a aluna do segundo ano de Pedagogia, Mariane Oliveira de Sousa Prado, participar do PIBID foi uma experiência transformadora. “Me encontrei na pedagogia. Vi cada passo meu se aflorando. Essa experiência é essencial para gente poder aflorar cada vez mais nossos dons. Essas novas formas de ensinar e aprender junto com as crianças também foram agregadoras”, enfatizou.

A estudante Maria Vitória dos Santos também teve a primeira experiência em sala de aula. “Quando eu entrei aqui eu era muito insegura. Na minha primeira docência, decidi que é o que quero fazer para a vida toda”, afirmou. “Foi muito bonito ver o crescimento dela. Nos auxiliamos em todas etapas. Ver a Maria se descobrindo e se aflorando foi incrível”, elogia Mariane.

A conferência de abertura do Seminário contou com a palestra da professora Kátia Andrade, que atua como gestora de uma das escolas de Educação Infantil do município de Assis (SP). Os alunos dos turnos vespertino e noturno iniciaram a programação do evento com suas apresentações no dia 20 de fevereiro e terminaram no dia 23.

“Não podemos deixar de agradecer a todas as escolas que acolheram nossos estagiários, bolsistas e extensionistas, estudantes da UENP que buscaram fazer o seu melhor, enfrentando muitas dificuldades, superando obstáculos para ter uma formação docente digna e consistente”, agradeceu Roseli.

A professora também parabenizou aos estudantes no encerramento do Seminário. “Sem a persistência, resiliência e determinação de vocês, não seria possível realizar todas as atividades maravilhosas apresentadas neste evento, de uma forma que traz orgulho para o curso de Pedagogia”, concluiu.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.