Ingressantes 2025

Mestrado em Ensino

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), configura-se por uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, as quais são caracterizadas pelo tipo de produção científica apresentada pelos professores que compõem o corpo docente.

 

Área de Concentração: Ensino, Ciência e Tecnologia.

Novas Linhas de Pesquisa (a partir do quadriênio 2025-2028):

L1 -  Ensino e Formação de Professores: Contempla estudos voltados à formação de professores e à produção de materiais pedagógicos para o ensino. São considerados os conhecimentos fundamentais da prática docente, como as abordagens metodológicas de ensino, as didáticas específicas, as modalidades e instrumentos avaliativos, o desenvolvimento epistêmico e pedagógico das aulas, a gestão de classe e do conteúdo. Subsidia a investigação de produtos educacionais (PE) com o objetivo de contribuir para a prática pedagógica fundamentada na pesquisa e em aportes teóricos, metodológicos, tecnológicos e de inovação que atendam diversos campos disciplinares, modalidades de ensino, níveis escolares, diversidades e configurações de aprendizagem.

L2 – Aprendizagem de conteúdos (Inter)disciplinares, Tecnologias e Inovação: Orienta pesquisas voltadas ao desenvolvimento de materiais didáticos que contribuam para a aprendizagem dos conteúdos científicos de diferentes campos (inter)disciplinares, considerando fundamentos histórico-filosóficos e sua relação com a educação escolar/universitária. Abrange aspectos metodológicos, tecnológicos e de inovação didática, as diferentes modalidades de ensino, diversidades, níveis escolares e configurações de aprendizagem.

 

Linhas de Pesquisa até 2024:

Linha de pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática

Abrange os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática, seus fundamentos histórico-filosóficos e sua relação com a educação escolar. No âmbito dos ensinos formal e não formal, investiga os fundamentos teórico-metodológicos dos processos de ensino e de aprendizagem e as modalidades e instrumentos avaliativos. As pesquisas devem possibilitar o desenvolvimento e a utilização de materiais didáticos e midiáticos que contribuam para a prática educativa em favor da aprendizagem efetiva dos conteúdos científicos.

Linha de pesquisa 2: Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens

Prioriza estudos voltados à formação de professores. São considerados os conhecimentos fundamentais da prática docente, como as abordagens metodológicas de ensino, as didáticas específicas, as modalidades e instrumentos avaliativos, o desenvolvimento epistêmico e didático-pedagógico das aulas, a gestão de classe e dos conteúdos científicos e as práticas do cotidiano da escolarização. Incluem-se as formas de linguagens presentes nos processos educativos, bem como estudos de leitura, escrita, alfabetização científica e tecnológica, educação a distância, inclusão digital e aprendizagem em rede com destaque aos processos de comunicação, interação e mediação.

 

Distribuição dos Docentes por Linhas de Pesquisa do PPGEN/UENP

ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

  • Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim
  • Daniel Trevisan Sanzovo
  • João Coelho Neto
  • Lourdes Maria Werle de Almeida
  • Lucken Bueno Lucas
  • Marilia Bazan Blanco
  • Marinez Meneghello Passos
  • Priscila Caroza Frasson Costa
  • Roberta Negrão de Araújo
  • Rodrigo de Souza Poletto
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira
  • Sergio de Mello Arruda
  • Simone Luccas

 

FORMAÇÃO DOCENTE, RECURSOS TECNOLÓGICOS E LINGUAGENS

  • Carlos César Freitas
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros
  • João Coelho Neto
  • Letícia Jovelina Storto
  • Maria Jose Quina Galdino
  • Marilia Bazan Blanco
  • Marilucia dos Santos Domingos Striquer
  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes
  • Roberta Negrao de Araujo
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira
  • Simone Luccas
  • Vanessa Maria Ludka

 

Professores que participaram das Linhas de Pesquisa
PPGEN/UENP no Quadriênio 2021-2024

  • Hilda Helena Sovierzoski

 

Professores que participaram das Linhas de Pesquisa
PPGEN/UENP no Quadriênio 2017-2020

ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

  • Hilda Helena Sovierzoski
  • Marlize S. Bernardelli
  • Willian Junior do Nascimento

 

FORMAÇÃO DOCENTE, RECURSOS TECNOLÓGICOS E LINGUAGENS

  • Annecy Tojeiro Giordani
  • Antonio Stabelini Neto
  • Selma dos Santos Rosa

 

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado e Doutorado Profissionais


Horário de atendimento ao público: 8h às 12h - período matutino; 13h30 às 22h - período vespertino e noturno. 

Telefone/WhatsApp: (43) 3520-1757

E-mail: 

Endereço: Campus Cornélio Procópio- Bloco H, Sala H6 – Secretaria de Pós-Graduação

PR 160, Km 0 (saída para Leópolis). CEP 86300-000. Cornélio Procópio – Paraná, Brasil.

 

Horário das disciplinas PPGEN - 1º SEMESTRE/2025

Horário das disciplinas PPGEN - 2º SEMESTRE/2025

 

Componentes Curriculares do Mestrado e Doutorado Profissionais em Ensino PPGEN/UENP

Código

Nome do componente/disciplina

Carga horária

Créditos

Teórica

Prática

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS GERAIS (DOG)

DOG 001

Consolidação de Projetos de Pesquisa e de Produto Educacional de Mestrado

15

45

04

DOG 002

Laboratório de Prototipagem de Produtos Educacionais de Mestrado

15

45

04

DOG 003

Consolidação de Projetos de Pesquisa e de Produto Educacional de Doutorado I

15

45

04

DOG 004

Consolidação de Projetos de Pesquisa e de Produto Educacional de Doutorado II

15

45

04

DOG 005

Laboratório de Prototipagem de Produtos Educacionais de Doutorado I

15

45

04

DOG 006

Laboratório de Prototipagem de Produtos Educacionais de Doutorado II

15

45

04

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DE ENSINO (DOE)

DOE 001

Saberes Docentes

30

-

02

DOE 002

Avaliação e Prática Docente

30

-

02

DOE 003

Axiologia aplicada ao Ensino

30

-

02

DOE 004

Abordagens e Tendências Metodológicas de Ensino

30

-

02

DOE 005

Políticas Públicas para a Educação: pressupostos teóricos e organização do trabalho pedagógico na Educação Básica

30

-

02

DOE 006

Ensino Mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

30

-

02

DOE 007

Educação Ambiental: ensino, tendências e desafios

15

15

02

DOE 008

Os Usos da Linguagem no Ensino

30

-

02

DOE 009

Práticas da Escrita Acadêmica

15

15

02

DOE 010

Do Letramento aos Letramentos

15

15

02

DOE 011

Psicologia da Aprendizagem e o Ensino

30

-

02

DOE 012

Introdução à Neurociência Cognitiva para o Ensino

30

-

02

DOE 013

Violência e bullying na escola

30

-

02

DOE 014

Metodologias e Práticas Inovadoras no Ensino

30

-

02

DOE 015

Múltiplas Representações para o ensino e a

aprendizagem de conceitos científicos

30

-

02

DOE 016

Disseminação do Conhecimento no Ensino

30

-

02

DOE 017

Construção de Significado no Ensino 

30

-

02

DISCIPLINAS OPTATIVAS (DOP)

DOP 001

Tópicos Especiais

30

-

02

DOP 002

Abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no Ensino de Ciências

30

-

02

DOP 003

Modelagem Matemática no Ensino e na Aprendizagem

30

-

02

DOP 004

Ensino de Educação Financeira

30

-

02

DOP 005

Práticas para o Ensino de Ciências Naturais

15

15

02

DOP 006

Leitura e Ensino

15

15

02

DOP 007

Produção de Textos e Ensino

15

15

02

DOP 008

Oralidade e Ensino de Línguas

15

15

02

DOP 009

Linguagem no e sobre o Trabalho Educacional

15

15

02

DOP 010

Abordagem Histórico-Epistemológica no Ensino

30

-

02

DOP 011

Fundamentos Metodológicos da Pesquisa Científica

30

-

02

DOP 012

Revisão Sistemática da Literatura e Mapeamento Sistemático para a Área de Ensino

30

-

02

DOP 013

Análises Qualitativas I

30

-

02

DOP 014

Análises Qualitativas II

30

-

02

DOP 015

Dificuldades de Aprendizagem: Aspectos Cognitivos, Pedagógicos e Legais

30

-

02

DOP 016

Ensino de Probabilidade e Estatística

30

-

02

DOP 017

Tópicos de Matemática e Física

30

-

02

DOP 018

Saúde no Espaço Escolar

30

-

02

DOP 019

Escala no Ensino de Geografia

30

-

02

DOP 020

Design Science Research para desenvolvimento de produtos educacionais

30

-

02

DOP 021

Inteligência Artificial e Ensino: Fundamentos, Tecnologias e Práticas

30

-

02

DOP 022

Pensamento Computacional

30

-

02

COMPONENTES OBRIGATÓRIOS (COB)

COB 001

Prática Docente Supervisionada de Mestrado

-

60

04

COB 002

Prática Docente Supervisionada de Doutorado I

-

60

04

COB 003

Prática Docente Supervisionada de Doutorado II

-

60

04

COB 004

Atividades Complementares de Mestrado

-

30

02

COB 005

Atividades Complementares de Doutorado

-

60

04

COB 006

Trabalho de Conclusão de Mestrado I

-

30

02

COB 007

Trabalho de Conclusão de Mestrado II

-

30

02

COB 008

Trabalho de Conclusão de Mestrado III

-

30

02

COB 009

Trabalho de Conclusão de Mestrado IV

-

30

02

COB 010

Trabalho de Conclusão de Doutorado I

-

30

02

COB 011

Trabalho de Conclusão de Doutorado II

-

30

02

COB 012

Trabalho de Conclusão de Doutorado III

-

30

02

COB 013

Trabalho de Conclusão de Doutorado IV

-

30

02

COB 014

Trabalho de Conclusão de Doutorado V

-

30

02

COB 015

Trabalho de Conclusão de Doutorado VI

-

30

02

COB 016

Trabalho de Conclusão de Doutorado VII

-

30

02

COB 017

Trabalho de Conclusão de Doutorado VIII

-

30

02

 

DOG 001 – CONSOLIDAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E DE PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO

Ementa: Discussão, elaboração e aprimoramento dos projetos da Dissertação e do Produto Educacional, visando sua integração a um referencial teórico-metodológico e adequação ao(s) contexto(s) de implementação.

 

DOG 002 – LABORATÓRIO DE PROTOTIPAGEM DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DE MESTRADO

Ementa: Discussão, elaboração, simulação e adequação do produto educacional frente ao público-alvo, à temática/problemática da pesquisa e à tipologia do PE.

 

DOG 003 – CONSOLIDAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E DE PRODUTO EDUCACIONAL DE DOUTORADO I

Ementa: Discussão, elaboração e aprimoramento dos projetos da Tese e do Produto Educacional, visando sua integração a um referencial teórico-metodológico e adequação ao(s) contexto(s) de implementação.

 

DOG 004 – CONSOLIDAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E DE PRODUTO EDUCACIONAL DE DOUTORADO II

Ementa: Discussão, elaboração e aprimoramento dos projetos da Tese e do Produto Educacional, visando sua integração a um referencial teórico-metodológico e adequação ao(s) contexto(s) de implementação.

 

DOG 005 – LABORATÓRIO DE PROTOTIPAGEM DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DE DOUTORADO I

Ementa: Discussão, elaboração, simulação e adequação do produto educacional frente ao público-alvo, à temática/problemática da pesquisa e à tipologia do PE.

 

DOG 006 – LABORATÓRIO DE PROTOTIPAGEM DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DE DOUTORADO II

Ementa: Discussão, elaboração, simulação e adequação do produto educacional frente ao público-alvo, à temática/problemática da pesquisa e à tipologia do PE.

 

DOE 001 – SABERES DOCENTES

Ementa: Os processos de formação inicial e continuada (em serviço) de professores; Gestão de Classe; Gestão de Conteúdo; Gestão da Aprendizagem da Docência; Estrutura didático-pedagógica das aulas; Saberes Docentes; Prática Docente.

 

DOE 002 – AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

Ementa: Aspectos históricos da Avaliação Educacional. Avaliação e Exame. Conceito, objetivos e funções da avaliação educacional. Tipos e abordagens avaliativas. Procedimentos e instrumentos avaliativos. Aspectos legais da avaliação educacional brasileira.

 

DOE 003 – AXIOLOGIA APLICADA AO ENSINO

Ementa: Introdução à Teoria dos Valores; Ontologia e caracterização dos Valores; Axiologia objetivista e Axiologia subjetivista; Aplicações da Axiologia no Ensino; A não neutralidade docente e discente; Influências dos sistemas de valores nos processos de Ensino e de Aprendizagem; Axiologia Relacional Pedagógica e formação de professores.

 

DOE 004 – ABORDAGENS E TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO

Ementa: Conteúdos científicos e os objetivos do Ensino. Abordagens metodológicas e tendências atuais para o ensino (pressupostos teóricos, procedimentos e técnicas). As atividades factuais, procedimentais e atitudinais. Recursos Metodológicos para o ensino. As ferramentas tecnológicas e a mediação do ensino.

 

DOE 005 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ementa: Educação Básica: políticas públicas e legislação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

DOE 006 – ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Ementa: Estratégias didático-pedagógica mediadas por TDIC; Modelos de Ensino mediado por TDIC (Educação a distância: blended learning, online learning, e-learning, mobile learning); Plataformas Virtuais de Ensino e de Aprendizagem (formal, não-formal e informal); Literacia digital; Avaliação em meios digitais.

 

DOE 007 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENSINO, TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Ementa: Fundamentos da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, cientifico, metodológico e aplicado às ciências educacionais e ambientais. Macrotendências da Educação Ambiental. Diferentes tipos de abordagens e metodologias em Educação Ambiental, especialmente aquelas que lidam com o ensino formal. Educação Ambiental em outras disciplinas do ensino Fundamental. Imposições do desenvolvimento ecologicamente sustentado à Educação Ambiental. A relação com ensino e a pesquisa. Estudos sobre efeito estufa, aquecimento global, queimadas, nascentes de água, matas ciliares, Aquífero Guarani, fotossíntese, sequestro de carbono, destruição de florestas, fauna regional e produção de combustíveis não fósseis - o Etanol e o Biodiesel, água, ar, solo, coleta seletiva de lixo. A Educação não-formal e informal. A Educação Ambiental Crítica.

 

DOE 008 – OS USOS DA LINGUAGEM NO ENSINO

Ementa: Linguagem e Mundo; Filosofia da Linguagem e concepções epistemológicas na Educação; Abordagens Semióticas no Ensino de Ciências e na Educação Matemática.

 

DOE 009 – PRÁTICAS DA ESCRITA ACADÊMICA

Ementa: Texto e discurso acadêmico-científicos. Planejamento e produção de textos acadêmicocientíficos. Gêneros textuais acadêmico-científicos. A construção dos sentidos no texto acadêmico. Compreensão de textos acadêmico-científicos. Produção de textos acadêmicocientíficos. Aspectos linguístico-discursivos e prosódicos implicados no processo de compreensão e na produção de textos acadêmico-científicos.

 

DOE 010 – DO LETRAMENTO AOS LETRAMENTOS

Ementa: Alfabetização e Letramento. Relação entre gêneros discursivos/textuais e letramentos. Expansão do conceito de letramento. Letramentos em contextos específicos. Letramento escolar. Projetos de letramento. Revisão do conceito de letramentos a partir de práticas multiletradas contemporâneas.

 

DOE 011 – PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E O ENSINO

Ementa: Análise e relações de elementos constitutivos dos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula. Abordagens Comportamentalistas e Cognitivistas de Aprendizagem. Estudo das principais teorias de aprendizagens e de seus pressupostos epistemológicos e pedagógicos: Behaviorismo Radical de Skinner; Epistemologia Genética de Piaget; Psicologia HistóricoCultural e as perspectivas de Vigotski e Luria; Teoria da Aprendizagem Significativa e as perspectivas de Ausubel, Novak, Gowin e aprendizagem significativa crítica de Marco Antonio Moreira; Aprendizagem e o Modelo de processamento de informação.

 

DOE 012 – INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O ENSINO

Ementa: Noções básicas de Neurociência. Relação entre cérebro, funções cognitivas e aprendizagem: inteligência, linguagem, atenção, memória, funções executivas, emoções, leitura e cognição numérica. Transtornos do Neurodesenvolvimento: bases biológicas, características e os processos de ensino e aprendizagem.

 

DOE 013 – VIOLÊNCIA E BULLYNG NA ESCOLA

Ementa: Violência. Violência na escola. Violência contra o docente. Bullying. O papel do docente na resolução dos conflitos. A educação como estratégia de enfrentamento à violência. O espaço público e a vida pública.

 

DOE 014 – METODOLOGIAS E PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO

Ementa: Complexidades no ensinar e aprender. O professor inovador. Evolução dos paradigmas educacionais e novas tendências pedagógicas. Metodologias e práticas inovadoras no Ensino.

 

DOE 015 – MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

Ementa: Representações e linguagem (verbal e não verbal). Multimodos e Múltiplas Representações e suas relações com a aprendizagem de conceitos científicos. Funções Pedagógicas das Múltiplas Representações. Discussão acerca de pesquisas publicadas acerca dessa temática.

 

DOE 016 – DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO

Ementa: A comunicação do conhecimento e o processo de difusão de inovações no Ensino. Barreiras e estratégias para a estruturação e transferência do conhecimento no Ensino. Principais tipos de documentos científicos e seus componentes. Exploração de diferentes veículos para a disseminação científica e da produção técnica-tecnológica. Recursos para a seleção do meio de disseminação do conhecimento no Ensino. O processo de publicação em periódicos científicos e nos principais meios de divulgação da produção técnica-tecnológica. Boas práticas de pesquisa e de divulgação do conhecimento.

 

DOE 017 - CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO NO ENSINO

Ementa: Processos de construção de significado no ensino, com base em fundamentos da Epistemologia, Semiótica e Didática. Análise da mediação didática em contextos interdisciplinares, considerando a linguagem, os sistemas simbólicos e a interação entre professor, estudante e conteúdo. Discussão de estratégias pedagógicas e desenvolvimento de produtos educacionais que favoreçam a construção de significado em diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino.

 

DOP 001 – TÓPICOS ESPECIAIS

Ementa: Tópicos escolhidos de acordo com as necessidades avaliadas pelo colegiado do Programa, de maneira a atualizar o estudante em conteúdos complementares à sua formação e a atender as demandas regionais.

 

DOP 002 – ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Ementa: O ensino de Ciências e seus desafios. Primeiro Momento Pedagógico. Segundo Momento Pedagógico. Terceiro Momento Pedagógico. Instrumentação para o ensino de Ciências. Escola, currículos e Programação de Ciências.

 

DOP 003 – MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

Ementa: Perspectivas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Modelagem Matemática nos primeiros anos escolares, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior. Análise de modelos matemáticos e do conteúdo matemático correspondente. Modelagem Matemática em diferentes áreas do conhecimento.

 

DOP 004 – ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Ementa: Contexto e relevância da educação financeira. Consumo consciente e sustentabilidade. Estratégia Nacional de Educação Financeira. Temas relacionados com a Educação Financeira. Metodologia para o Ensino da Educação Financeira. Práticas aplicadas ao ensino da educação financeira.

 

DOP 005 – PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Ementa: Planejamento de atividades e preparação de materiais didáticos para o ensino de Ciências Naturais. O Laboratório de Ciências. Cuidados e segurança em aulas práticas. Demonstração, experiência e experimento no ensino de Ciências Naturais. A construção de modelos didáticos. A aula prática em sala de aula e a aula prática em laboratório. Cuidados e orientações para a reconstrução de experimentos históricos no ensino de ciências. A importância da diversificação de linguagens, recursos didáticos e sua aplicação no ensino (experimentação/manipulação de situações e equipamentos, interpretação de fotos aéreas e imagens de satélites, literatura, música e filmes). O uso de jogos físicos e virtuais para o ensino.

 

DOP 006 – LEITURA E ENSINO

Ementa: Definição de leitura; concepções de leitura e de ensino da leitura; relação entre concepções de gênero do discurso e leitura; processamentos e estratégias de ensino da leitura; a metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura.

 

DOP 007 – PRODUÇÃO DE TEXTOS E ENSINO

Ementa: Perspectivas teóricas sobre produção textual. Gênero do discurso/do texto como objeto/instrumento de ensino. Revisão e reescrita/refacção de textos. A metodologia das sequências didáticas de gêneros.

 

DOP 008 – ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS

Ementa: idade e gêneros orais nas práticas sociais. Relação fala e escrita, oralidade e letramento. Continuum fala-escrita. Oralidade e gêneros da tradição oral no ensino. Oralidade, gêneros orais e formação docente. Vivências de ensino da oralidade na sala de aula. Oralidade e os gêneros orais em livros didáticos. Ensino da oralidade nos documentos oficiais.

 

DOP 009 – LINGUAGEM NO E SOBRE O TRABALHO EDUCACIONAL

Ementa: Trabalho e agir educacional. Gêneros da atividade docente. Gestos didáticos. Ferramentas de geração de dados de pesquisas sobre atividade docente.

 

DOP 010 – ABORDAGEM HISTÓRICO- EPISTEMOLÓGICA NO ENSINO

Ementa: Natureza do conhecimento científico; Ciência e pseudociência; Relação entre os conhecimentos científico, escolar e cotidiano; Abordagem histórico-epistemológica como procedimento metodológico de pesquisa; Abordagem histórico-epistemológica como procedimento metodológico de ensino.

 

DOP 011 – FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA

Bibliografia: A pesquisa científica na área de Ensino: fundamentos e características gerais. Conhecimento popularmente construído e conhecimento científico. Processos de recolha, validação e análise de dados: diferentes parâmetros e abordagens. A ética na pesquisa. Normatização e padronização para a elaboração de artigos e projetos. Exemplos e aplicações.

 

DOP 012 – REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E MAPEAMENTO SISTEMÁTICO PARA A ÁREA DE ENSINO

Ementa: Conceito de Revisão Sistemática de Literatura e Mapeamento Sistemático; Apresentação dos protocolos de revisão sistemática e de mapeamento; Protocolos para a identificação e avaliação de estudos; Fases dos processos de uma revisão e de um mapeamento.

 

DOP 013 – ANÁLISES QUALITATIVAS I

Ementa: Introdução às análises qualitativas. Análise textual. Análise de conteúdo. Exemplos e aplicações em situações de ensino e de aprendizagem.

 

DOP 014 – ANÁLISES QUALITATIVAS II

Ementa: Fundamentos das análises qualitativas. Análise textual discursiva. Análise de discurso. Exemplos e aplicações.

 

DOP 015 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ASPECTOS COGNITIVOS, PEDAGÓGICOS E LEGAIS

Ementa: Entendimento das dificuldades de aprendizagem e suas múltiplas causas. Transtornos do Neurodesenvolvimento: características, propostas de intervenção e o ensino em sala de aula. Educação Básica: políticas públicas e legislação para a Educação Especial e Inclusiva. Dificuldades de Aprendizagem nos documentos curriculares oficiais.

 

DOP 016 – ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Ementa: Estuda os conceitos necessários à análise exploratória de dados, variáveis aleatórias discretas e contínuas e distribuição de probabilidade. Explora a proposição de situações-problema para construção da aprendizagem estatística. Análise de publicações sobre a Educação Estatística e suas contribuições para a aprendizagem escolar e para a prática docente.

 

DOP 017 – TÓPICOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA

Ementa: A Matemática e a Física moderna e contemporânea (e seu ensino na Educação Básica); relação entre Matemática e a Física. Elaboração de textos e materiais didáticos para o Ensino de Física e de Matemática. Análise de periódicos especializados em Ensino de Física e Matemática e suas possíveis contribuições para a prática docente. Análise de artigos de revistas de divulgação científica e seu uso em sala de aula.

 

DOP 018 – SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR

Ementa: Saúde integral na escola. Promoção da saúde, prevenção de agravos e educação em saúde no ambiente escolar. Aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais e os processos de ensino e aprendizagem. Ferramentas pedagógicas para o ensino da saúde no espaço escolar.

 

DOP 019 – ESCALA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Ementa: Escala Geográfica e sua importância no Ensino de Geografia. Escala Local: município, Governo Local, cidade e espaço urbano. Escala Regional: região e as múltiplas faces da regionalização. Escala Global: mundialização, globalização e geopolítica. Os diferentes temas da Geografia nas Escalas Geográficas.

 

DOP 020 – DESIGN SCIENCE RESEARCH

Ementa: Diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências do Artificial. Emprego da Design Science e da Design Science Research (DSR). Aplicação da DSR no desenvolvimento de produtos educacionais.

 

DOP 021 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ENSINO: FUNDAMENTOS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS

Ementa: História e evolução da Inteligência Artificial (IA); Conceitos fundamentais e funcionamento dos sistemas de IA; Ferramentas de ensino e aprendizagem baseadas em IA; Aplicações da IA na educação: chatbots, assistentes virtuais, sistemas adaptativos e análise de aprendizagem; Personalização da aprendizagem com IA; Avaliação educacional e feedback automatizado; Construção de planos de aula integrando IA; Aspectos éticos, sociais e pedagógicos do uso da IA na educação; Impactos da IA no papel do professor e no futuro da educação.

 

DOP 022 – PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Ementa: Construcionismo. Fundamentos do Pensamento Computacional. Abordagem Desplugada. Programação em blocos.

 

COB 001 – PRÁTICA DOCENTE SUPERVISIONADA DE MESTRADO

Ementa: Acompanhamento in loco, pelo orientador, da prática profissional do discente do Mestrado Profissional em Ensino, com o intuito de conhecer o local de trabalho do orientando e acompanhar as implementações (validação indireta, validação direta e demais aplicações, se for o caso) do produto educacional.

 

COB 002 – PRÁTICA DOCENTE SUPERVISIONADA DE DOUTORADO I

Ementa: Acompanhamento in loco, pelo orientador, da prática profissional do discente do Doutorado Profissional em Ensino, com o intuito de conhecer o local de trabalho do orientando e acompanhar as implementações (validação indireta, validação direta e demais aplicações, se for o caso) do produto educacional.

 

COB 003 – PRÁTICA DOCENTE SUPERVISIONADA DE DOUTORADO II

Ementa: Acompanhamento in loco, pelo orientador, da prática profissional do discente do Doutorado Profissional em Ensino, com o intuito de conhecer o local de trabalho do orientando e acompanhar as implementações (validação indireta, validação direta e demais aplicações, se for o caso) do produto educacional.

 

COB 004 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MESTRADO

Ementa: Realização e comprovação de iniciativas acadêmico-científicas, com o objetivo de ampliar a formação e a produção científica dos estudantes, desenvolvidas na Área de Concentração do Programa e normatização por instrução específica do PPGEN.

 

COB 005 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE DOUTORADO

Ementa: Realização e comprovação de iniciativas acadêmico-científicas, com o objetivo de ampliar a formação e a produção científica dos estudantes, desenvolvidas na Área de Concentração do Programa e normatização por instrução específica do PPGEN.

 

COB 006 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO I

Ementa: Desenvolvimento da Dissertação e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 007– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO II

Ementa: Desenvolvimento da Dissertação e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 008 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO III

Ementa: Desenvolvimento da Dissertação e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 009 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MESTRADO IV

Ementa: Desenvolvimento da Dissertação e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 010 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO I

Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 011 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO II

Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 012 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO III

Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 013 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO IV

Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 014 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO V

Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 015 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO VI

Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 016 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO VII

Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

COB 017 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DOUTORADO VIII

Ementa: Desenvolvimento da Tese e do Produto Educacional em atividades de formação com o orientador.

 

CORPO DOCENTE PPGEN/UENP

Docentes

Titulação

Participação

 Lattes

E-mails

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa 

Doutora/UEL (Permanente) icone lattes  

Carlos Cesar Garcia Freitas

Doutor, UFPR

(Permanente)

icone lattes 

Daniel Trevisan Sanzovo

Doutor, UEL

(Permanente)

icone lattes

Eliana Merlin Deganutti de Barros

Doutora, UEL

(Permanente) icone lattes  
Fábio Henrique Rosa Senefonte

Doutor, UEL

(Colaborador) icone lattes

Fernando Manuel Seixas Guimarães

Doutor, UMinho

(Visitante)  

João Coelho Neto

Doutor, PUCPR

(Permanente)

icone lattes 

Letícia Jovelina Storto

Doutora, UEL

(Permanente)

icone lattes 

Lucken Bueno Lucas

Doutor, UEL

(Permanente)

icone lattes 

Maria Alexandra de Oliveira Gomes

Doutora, UMinho

(Visitante)  

Maria José Quina Galdino

Doutora, UEM

(Permanente)

icone lattes

Marilia Bazan Blanco

Doutora, UFSCAR

(Permanente)

icone lattes 

Marilúcia dos Santos Domingos

Doutora, UEL (Permanente) icone lattes

Marinez Meneghello Passos

Doutora, UNESP

(Permanente)

icone lattes 

 

Matheus Ganiko Dutra

Doutor, UNESP

(Colaborador)

icone lattes 

Pedro Henrique Carnevalli Fernandes

Doutor, UEM (Permanente) icone lattes

Priscila Caroza Frasson Costa

Doutora, USP

(Permanente)

icone lattes

Roberta Negrão de Araujo

Doutora/UEL (Permanente) icone lattes

Rodrigo de Souza Poletto

Doutor, UNESP

(Permanente)

icone lattes 

Rudolph dos Santos Gomes Pereira

Doutor, UNESP (Permanente) icone lattes   
Sergio de Mello Arruda

Doutor, USP

(Permanente) icone lattes

Simone Luccas

Doutor, UEL

(Permanente)

icone lattes 

Thiago Fernando Mendes

Doutor, UEL

(Colaborador)

icone lattes

Vanessa Maria Ludka

Doutora, UFPR (Permanente) icone lattes

Viviane Sandra Alves

Doutora, UFLA (Colaborador) icone lattes

Wilian Barbosa Travassos

Doutor, UEM (Colaborador) icone lattes

Willian Damin

Doutor, UTFPR (Colaborador) icone lattes

 

Professores que participaram do Corpo Docente do PPGEN/UENP no Quadriênio 2021-2024:

Docentes

Titulação

Participação

Lattes

E-mails

Hilda Helena Sovierzoski

Doutora, USP

(Colaboradora)

icone lattes

Lourdes Maria Werle de Almeida

Doutora/UFSC

(Permanente) icone lattes

 

Professores que participaram do Corpo Docente do PPGEN/UENP no Quadriênio 2017-2020:

Docentes

Titulação

Participação

Lattes

E-mails

Antonio Stabelini Neto

Doutor, UFPR

(Colaborador)

icone lattes 

Annecy Tojeiro Giordani

Doutora, USP

(Permanente)

icone lattes 

 

Hilda Helena Sovierzoski

Doutora, USP

(Colaboradora)

icone lattes

Lourdes Maria Werle de Almeida

Doutora/UFSC

(Permanente) icone lattes

Marlize Spagolla Bernardelli

Doutora, UEL

(Colaboradora)

icone lattes 

Selma dos Santos Rosa

Doutora, UFSC

(Colaboradora)

icone lattes 

William Junior do Nascimento 

Doutor, UFSCAR

(Colaborador)

icone lattes