O curso de Mestrado em Ensino exige a aprovação mínima de 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, prática docente supervisionada, atividades complementares e trabalhos de conclusão de mestrado, distribuídos conforme o Quadro 1.
Quadro 1: Componentes formativos obrigatórios do Mestrado Profissional em Ensino PPGEN/UENP
Disciplinas Obrigatórias Gerais: 8 créditos Disciplinas Obrigatórias de Ensino: 6 créditos Disciplinas Optativas: 8 créditos Prática Docente Supervisionada do Mestrado: 4 créditos Atividades Complementares de Mestrado: 2 créditos Trabalhos de Conclusão do Mestrado (Dissertação e PE) I, II, III, IV: 8 créditos |
O curso de Doutorado em Ensino exige a aprovação mínima de 68 (sessenta e oito) créditos em disciplinas, prática docente supervisionada, atividades complementares e trabalhos de conclusão de doutorado, distribuídos conforme o Quadro 2.
Quadro 2: Componentes formativos obrigatórios do Doutorado Profissional em Ensino PPGEN/UENP
Disciplinas Obrigatórias Gerais: 16 créditos Disciplinas Obrigatórias de Ensino: 8 créditos Disciplinas Optativas: 16 créditos Prática Docente Supervisionada de Doutorado: 8 créditos Atividades Complementares de Doutorado: 4 créditos Trabalhos de Conclusão do Doutorado (Tese e PE) I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII: 16 créditos |
Para maiores detalhes, consulte o item "Normas e Regulamentos"
Por se tratar de um Programa Profissional, os estudantes deverão desenvolver um Trabalho de Conclusão do Mestrado, contendo uma produção técnica acompanhada de um relato substanciado (teórico-metodológico), conforme indicado em documento da área de Ensino (APCN). Essa produção compreende produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino. Podem ser mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, jogos eletrônicos educacionais etc.); protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais; propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção etc.); material textual (manuais, guias, textos de apoio, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares); materiais interativos (jogos, kits e similares); atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras). De acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, outros formatos podem ser admitidos, desde que previamente propostos e aprovados pela CAPES.