O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), configura-se por uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, as quais são caracterizadas pelo tipo de produção científica apresentada pelos professores que compõem o corpo docente.
Área de Concentração: Ensino, Ciência e Tecnologia.
Linha de pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática
Abrange os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática, seus fundamentos histórico-filosóficos e sua relação com a educação escolar. No âmbito dos ensinos formal e não formal, investiga os fundamentos teórico-metodológicos dos processos de ensino e de aprendizagem e as modalidades e instrumentos avaliativos. As pesquisas devem possibilitar o desenvolvimento e a utilização de materiais didáticos e midiáticos que contribuam para a prática educativa em favor da aprendizagem efetiva dos conteúdos científicos.
Linha de pesquisa 2: Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens
Prioriza estudos voltados à formação de professores. São considerados os conhecimentos fundamentais da prática docente, como as abordagens metodológicas de ensino, as didáticas específicas, as modalidades e instrumentos avaliativos, o desenvolvimento epistêmico e didático-pedagógico das aulas, a gestão de classe e dos conteúdos científicos e as práticas do cotidiano da escolarização. Incluem-se as formas de linguagens presentes nos processos educativos, bem como estudos de leitura, escrita, alfabetização científica e tecnológica, educação a distância, inclusão digital e aprendizagem em rede com destaque aos processos de comunicação, interação e mediação.
Distribuição do corpo docente por linha de pesquisa
Área de concentração | Linha de pesquisa | Docentes |
ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA | Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática | Lucken Bueno Lucas |
Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens | Selma dos Santos Rosa
|