Considerando os benefícios pedagógicos de empreendimentos multi e interdisciplinares no campo da docência, como característica própria da área de Ensino, o corpo docente que compõe o PPGEN está reunido em um Programa de Pesquisa comum intitulado “Saberes e fazeres da docência na Educação Básica e no Ensino Superior”. Esse programa traduz o interesse desses docentes pela temática abordada, bem como delineia os perfis investigativos e formativos esperados para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino da UENP. Algumas pesquisas já foram realizadas e outras se encontram em desenvolvimento, somando esforços para a consolidação desse grupo de docentes, o qual visa a contribuir com o processo de formação de professores para o exercício da docência nas diferentes modalidades de ensino existentes no Brasil. O Programa em questão é caracterizado da seguinte forma:

- Título: SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR

- Descrição: é subdividido em projetos de pesquisas desenvolvidos pela equipe interdisciplinar de docentes do PPGEN/UENP, contando com pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática, Letras, Educação Física, Enfermagem, Administração e Informática, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como foco o Ensino e a Formação Profissional para a docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Priorizam-se a pesquisa (artigos e livros) e as produções (processos, materiais, tecnologias educacionais e sociais, propostas educativas, sequências didáticas, entre outros) em ‘Ensino de determinado conteúdo’, buscando-se a interlocução com as áreas geradoras dos conteúdos a serem ensinados. Do diálogo interdisciplinar dos participantes são realizados estudos com o objetivo de investigar os saberes necessários à prática docente, além do desenvolvimento e da aplicação de produtos didático-pedagógicos voltados ao ensino de diferentes conteúdos, em favor de uma aprendizagem efetiva.

- Pesquisadores participantes:

 

Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Carlos César Garcia Freitas (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Daniel Trevisan Sanzovo (UENP - Campus de Jacarezinho)

Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Hilda Helena Sovierzoski (UFAL)

João Coelho Neto (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Letícia Jovelina Storto (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Lourdes Maria Werle de Almeida (UEL)

Lucken Bueno Lucas (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Maria Jose Quina Galdino (UENP - Campus Luiz Meneghel)

Marilia Bazan Blanco (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Marilucia dos Santos Domingos Striquer (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Marinez Meneghello Passos (UENP - Campus de Cornélio Procópio/UEL)

Pedro Henrique Carnevalli Fernandes (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Priscila Caroza Frasson Costa (UENP - Campus Luiz Meneghel)

Roberta Negrao de Araujo (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Rodrigo de Souza Poletto (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Rudolph dos Santos Gomes Pereira (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Sergio de Mello Arruda (UEL)

Simone Luccas (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

Vanessa Maria Ludka (UENP - Campus de Cornélio Procópio)

 

- Instituições envolvidas: Universidade Estadual do norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


Projeto 1: ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

- Docentes envolvidos: Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Daniel Trevisan Sanzovo, João Coelho Neto, Lourdes Maria Werle de Almeida, Lucken Bueno Lucas, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Simone Luccas.


Projeto 2: SABERES E FAZERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA

- Docentes envolvidos: Hilda Helena Sovierzoski, Lucken Bueno Lucas, Marilia Bazan Blanco, Marinez Meneghello Passos, Priscila Caroza Frasson Costa, Roberta Negrão de Araújo, Rodrigo de Souza Poletto, Sergio de Mello Arruda


Projeto 3: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO EDUCACIONAL

- Docentes envolvidos: João Coelho Neto, Marilia Bazan Blanco, Carlos César Garcia Freitas, Eliana Merlin Deganutti de Barros, Letícia Jovelina Storto, Maria Jose Quina Galdino, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Vanessa Maria Ludka


Prjeto 4: MODALIDADES E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE

- Docentes envolvidos: Roberta Negrão de Araújo, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Simone Luccas, Pedro Henrique Carnevalli Fernandes