Mestranda da UENP ministra curso para professores do Centro Paula Souza em Tatuí-SP

Sexta, 14 Fevereiro 2020 16:21 por Assessoria de Comunicação Social

A mestranda da 4ª turma do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, Daniele Cristina Marin Molero Polcelli, ministrou o curso de extensão intitulado “Tecnologias e metodologias ativas à docência na área da saúde”, sob orientação da professora-doutora Annecy Tojeiro Giordani. A produção técnica educacional aconteceu na Etec Sales Gomes, em Tatuí-SP, no período de 3 a 20 de dezembro de 2019.

Com carga horária de 20 horas (8 presenciais e 16 a distância), o curso de caráter extensionista, teve a participação de nove professores atuantes nos cursos técnicos em Nutrição, Farmácia e Meio Ambiente. No primeiro encontro, os participantes realizaram uma avaliação diagnóstica sobre as temáticas que seriam trabalhadas em sala e houve a apresentação de algumas ferramentas para dinamização das aulas e incentivo à participação discente. Dentre as ferramentas exploradas estavam a Plataforma Google Sala de Aula, o Google Formulário e a ferramenta interativa Kahoot.

Também no primeiro encontro, foram abordados aspectos introdutórios aos saberes docentes e suas relações com a didática, a fim de promover a reflexão dos participantes sobre a própria atuação docente e como é possível aumentar o engajamento dos alunos durante as aulas e demais atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Para tanto, foi proposta uma roda de conversa orientada por questões motivadoras envolvendo a problematização das metodologias de ensino e a necessidade de romper com os modelos tradicionais em ensino em prol do protagonismo estudantil.

No segundo encontro, foi trabalhado a metodologia de ensino Design Thinking, abordagem nomeadamente aplicada no contexto empresarial, e, mais recentemente, com propostas voltadas à educação, tendo em vista sua visão sistêmica centrada na proposição de soluções baseadas nas necessidades das pessoas e nos contextos vivenciados por elas. Nesse sentido, foram desenvolvidas as cinco etapas da abordagem de modo a demonstrar a viabilidade de sua aplicação em sala de aula para a organização de planos de aula e mesmo de planos de ensino.

Ao final de ambos os encontros, foram realizadas sínteses avaliativas para verificar o alcance dos conteúdos compartilhados, ação que permitiu verificar uma ótima recepção dos participantes. Quando questionados sobre a relevância da proposta, os professores afirmaram que: “Já sabíamos que as metodologias ativas são, no ensino de hoje, fundamentais, porém reunir professores para falar sobre o assunto nos atualiza e nos direciona para a prática de novas metodologias sem medo”. Nesta mesma perspectiva, uma professora destacou. “Além do conhecimento, saber que outros professores também estão com a mesma compreensão de que é necessário existir uma mudança de atitude docente em sala de aula e na escola, é fundamental para o engajamento dos alunos e o sucesso das ações”.

Após os encontros presenciais, os participantes interagiram com o ambiente virtual, participando de fórum de discussão a partir de questões propostas pela mestranda ministrante. Houve também o desenvolvimento de planos de aula individuais para aplicação sistemática dos tópicos estudados.

A avaliação do curso pelos participantes foi muito positiva e, segundo a orientadora do projeto professora doutora Annecy Tojeiro Giordani, “Os participantes já reconheciam a necessidade de inovação no âmbito escolar e encontraram no curso os subsídios necessários para reorganizar suas práticas, reconhecendo o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem. Por se tratar de um programa de pós-graduação profissional, os estudantes do PPGEN desenvolvem um Trabalho de Conclusão do Mestrado, com uma produção técnica acompanhada de um relato substanciado. Essa produção compreendeu a implementação de metodologias ativas que podem ser utilizadas por professores atuantes na educação profissionalizante a fim de propiciar a integralidade das ações educativas. Assim, o curso de formação pedagógica ministrado pela mestranda Daniele Marin foi sem dúvida alguma, uma atividade de extensão muito bem-sucedida”, finaliza a docente do mestrado profissional em Ensino.

Última modificação: Sexta, 14 Fevereiro 2020 16:27