CineUrge – 1º Festival de Cinema de Cornélio Procópio
Terça-feira, 11 Novembro 2014

bn cine

Festival CineUrge abre as portas para o cinema em Cornélio Procópio

A cidade recebe, entre os dias 11 a 16 de novembro, a primeira edição do CineUrge – Festival de Cinema de Cornélio Procópio. Serão mais de 30 filmes a serem exibidos em seis dias de evento, em seis locais de exibição espalhados pela cidade. Além disso, a programação conta com apresentações musicais, oficina de direção de fotografia cinematográfica e roda de discussão sobre a produção audiovisual independente.

O festival tem como principais objetivos incentivar o consumo de cinema e a produção audiovisual na região de Cornélio Procópio e Norte Pioneiro do Paraná; e viabilizar a realização das atividades paralelas, de caráter informativo e educativo. Além de premiar, a partir da avaliação de um júri especializado, as melhores produções na Mostra Competitiva de Curtas.

Foram inscritos mais de 100 filmes curtas-metragens, oriundos do país todo, nas categorias documentário, ficção, animação e experimental. Dos quais, foram selecionados 24 filmes de 11 estados brasileiros  para serem exibidos na Mostra Competitiva de Curtas, no dia 15 de novembro, no Centro Cultural. Haverá também posteriormente, no mesmo dia, a premiação da Mostra. Alguns dos realizadores dos filmes, inclusive, já confirmaram presença no dia.

Um das intenções do CineUrge é justamente criar um ambiente propício para que haja um intercâmbio entre os produtores/ diretores de cinema de outros Estados do país com os interessados em atuar localmente neste segmento.

A Universidade Estadual Norte do Paraná – UENP vai abrigar a Mostra UENP Olhar Itinerante de Cinema, no dia 12. Serão exibidos cinco filmes curtas-metragens selecionados pelo Festival Internacional de Curitiba.

Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR será sediada a Mostra Fisk Cinémathèque de Cinema Francês nos dias 13 e 14 de novembro. E também é onde será realizada, nos dias 12 e 13,  a Oficina de Direção de Fotografia Cinematográfica, com o cineasta londrinense Anderson Craveiro.

Dentro da programação do CineUrge também haverá o lançamento do projeto “Cinema dos Bairros”, iniciativa da Prefeitura Municipal, que terá sua primeira exibição pública na Praça Brasil, no dia 14.

O encerramento do festival será marcado pela festa Farofada de Cinema, no domingo, 16, na Praça Botafogo, a partir das 17h. Haverá apresentações dos grupos Segunda Lei, Touché e o Bazar, Banda Freehands e Bateria Furiosa da UTFPR. Após, será a vez do Projeto “Cinema nos Bairros”, com a exibição da animação francesa “O Menino da Floresta”.

Todas as sessões de filmes e atividades do evento são inteiramente gratuitas, restringindo o público apenas no tocante à classificação indicativa de cada programa e ao número de vagas de uma atividade específica.

O Festival CineUrge é uma produção da Associação Cultural Lume e Deixa-me Matar Filmes, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, UTFPR, UENP, Sesc,  Cinemateca da Embaixada da França e Associação Musicarte.

Conheça a programação completa pelo site oficial do CineUrge.

cartaz cine

cartaz programacao