A temática da Jornada do Ensino de História de 2015, “Mudanças curriculares: implicações para a formação de professores de História”, oportuniza a discussão sobre as propostas de mudanças curriculares para o Ensino Básico, conduzidas pelos órgãos governamentais, através das políticas públicas. Tal debate se faz necessário na medida em que essas modificações também representam alterações nos cursos de graduação. Desta forma, o curso de licenciatura de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná, sensível a essas possíveis mudanças, chama sua comunidade para a reflexão.
06/10/2015 - TERÇA-FEIRA
- 13h: Credenciamento
- 14h às 18h: Minicursos
- 20h: Conferência de Abertura
“CURRÍCULOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES”
Profa. Dra. Marlene Cainelli (UEL)
07/10/2015 - QUARTA-FEIRA
- 09h às 17h: Exposição “As faces autoritárias do governo Vargas (1930-1945)” – Local: Museu Dom Ernesto de Paula
- 14h às 18h: Mesa Redonda: PIBID/UENP – História: experiências com o currículo escolar do Estado do Paraná – Prof. Me. Luis Ernesto Barnabé
- 19:30h às 23h: Oficinas 2º Ano: Intermediando as Diretrizes Curriculares de História do Estado do Paraná – Coordenação Marisa Noda
08/10/2015 - QUINTA-FEIRA
- 09h às 17h- Exposição “As faces autoritárias do governo Vargas (1930-1945)” – Local: Museu Dom Ernesto de Paula
- 14h às 18h: Simpósios Temáticos
- 19:30h às 23h: Seminário de Estágio Supervisionado 4º Ano de História – Coordenação Marisa Noda
09/10/2015 - SEXTA-FEIRA
- 09h às 17h- Exposição “As faces autoritárias do governo Vargas (1930-1945)” – Local: Museu Dom Ernesto de Paula
- 14h às 18h – Exposição “Intervenções e trabalhos desenvolvidos pelo PIBID-História (UENP)” – Coordenação – Prof. Dr. Flávio M. M. Ruckstadter
- 20h – Conferência de encerramento
“MUDANÇAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA”
Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello (UEPG)
- Manhã – 8h às 11h - Salão Nobre CCHE
- Tarde 14h às 18h – Salas 1, 2, 3 e 4.
Coordenadores
Prof. Ms. Erica Xavier
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno
Prof. Ms. Luis Ernesto Barnabé
O presente Seminário Temático propõe a discussão de pesquisas que tenham como foco o aprendizado escolar da História sob a ótica da Didática da História proposta por Jorn Rüsen. A ênfase das discussões recairá em investigações que problematizem os conteúdos escolares a partir de um olhar indagador sobre os princípios da aprendizagem histórica: a experiência, a interpretação e a orientação.
Coordenadores:
Prof. Ms. Erica Xavier
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno
Ementa: O ST abre espaço para apresentações de pesquisas que problematizem o ensino escolar da História Indígena. Em pauta estarão projetos, diretrizes, metodologias e diálogos com a historiografia que possam contribuir para a efetivação da lei 11.645/2008.
Coordenadores:
Ms. Diogo Almeida
Esp. Pedro Bonoto
Ms. Marcio L. Carreri
Ms. Anderson F. Ribeiro
História e Estudos Culturais: Intelectuais, Sociabilidade e Política” é um projeto ligado ao GP “Literatura e História: Memória e Representação” da UENP e traduz-se num espaço de leitura, reflexão, debate e orientação de estudos, por parte de alunos da Graduação e Pós-Graduação, que obedecem às temáticas vinculadas aos denominados “Estudos Culturais” e sua relação com a Ciência Histórica. As pesquisas devem compreender o estudo de e sobre os intelectuais, na sua mais ampla concepção, sua sociabilidade e política, no século XX e em espaços culturais variados. Abrange diversos locais de produção em tempos históricos variados, muito a partir, no Brasil, da chamada "Modernidade", quando do advento e poderio da mídia, da política como domínio público e da chegada da noção "cultura popular.
Coordenadores:
Dra. Janete Leiko Tanno
Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Este Simpósio Temático visa realizar reflexões acerca dos bens culturais no Brasil. Nessa perspectiva, privilegia o patrimônio material e imaterial brasileiro, além dos “lugares de memória” como centros de documentação e museus, visto que todos eles têm entre suas preocupações preservar a memória nacional, proporcionar condições de pesquisa e produção do conhecimento em áreas diversas, além de discutir e promover ações de educação patrimonial. A partir dessa abordagem ampla dos bens culturais, interessa ainda conhecer a política do patrimônio no Brasil ao longo de sua trajetória a fim de estimular reflexões sobre como articular as seguintes questões: preservação do patrimônio material e imaterial, a democratização desses bens e a educação patrimonial na busca por ações e parcerias entre universidade, prefeituras e secretarias de educação.
Coordenadores:
Dr. Alfredo Moreira da Silva Jr,
Dr. Luis de Castro Campos Jr
Dr. Maurício de Aquino.
Este Simpósio Temático priorizará abordagens que trate da interação entre a história das religiões e o ensino de história nas mais diversas frentes de atuação do professor - historiador, percebe-se nos últimos tempos uma constante e crescente intolerância religiosa permeando diferentes culturas e classes sociais, por outro lado, o ensino de humanidades carece de novas metodologias e de referenciais teóricos capazes de fazer frente a este novo desafio, qual seja, o de compreender a dinâmica das religiões e dos novos movimentos religiosos e a interação destes com o campo político e cultural. Diante dessa perspectiva, interessam-nos trabalhos que abordem: religiões, religiosidades e livros didáticos, religiões e religiosidades como conteúdos transdisciplinares, história das religiões no ensino de história, história das religiões e ensino religioso, dentre outras.
Período: 01 de setembro a 09 de outubro 2015 Local: LEPHIS
Valor: R$ 30,00 (ouvinte com ou sem apresentação de trabalho)
Minicurso: R$ 10,00
Inscrições de trabalhos e propostas de minicursos: 20/08 a 20/09/2015
ANEXOS
Formulário Comunicação Seminário Temático
Ficha de Inscrição - XI Jornada de História
Normas para publicação de artigos
Fonte: http://www.cp2centro.net/hitoriacp2centro.aspx
COORDENADORA GERAL
Profa. Dra. Marisa Noda
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter
Profa. Dra. Janete Leiko Tanno
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno
Prof. Me. Luis Ernesto Barnabé