Calendário de Eventos

XI JORNADA DO ENSINO DE HISTÓRIA
De Terça-feira, 06 Outubro 2015
a Sexta-feira, 09 Outubro 2015

bn jornadahistoria

A temática da Jornada do Ensino de História de 2015, “Mudanças curriculares: implicações para a formação de professores de História”, oportuniza a discussão sobre as propostas de mudanças curriculares para o Ensino Básico, conduzidas pelos órgãos governamentais, através das políticas públicas. Tal debate se faz necessário na medida em que essas modificações também representam alterações nos cursos de graduação. Desta forma, o curso de licenciatura de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná, sensível a essas possíveis mudanças, chama sua comunidade para a reflexão.   

 

PROGRAMAÇÃO

06/10/2015 - TERÇA-FEIRA

- 13h: Credenciamento

- 14h às 18h: Minicursos

- 20h: Conferência de Abertura

“CURRÍCULOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES”

Profa. Dra. Marlene Cainelli (UEL)

 

07/10/2015 - QUARTA-FEIRA

- 09h às 17h: Exposição “As faces autoritárias do governo Vargas (1930-1945)” – Local: Museu Dom Ernesto de Paula

- 14h às 18h: Mesa Redonda: PIBID/UENP – História: experiências com o currículo escolar do Estado do Paraná – Prof. Me. Luis Ernesto Barnabé

- 19:30h às 23h: Oficinas 2º Ano: Intermediando as Diretrizes Curriculares de História do Estado do Paraná – Coordenação Marisa Noda

 

08/10/2015 - QUINTA-FEIRA

- 09h às 17h- Exposição “As faces autoritárias do governo Vargas (1930-1945)” – Local: Museu Dom Ernesto de Paula

- 14h às 18h: Simpósios Temáticos

- 19:30h às 23h: Seminário de Estágio Supervisionado 4º Ano de História – Coordenação Marisa Noda

 

09/10/2015 - SEXTA-FEIRA

- 09h às 17h- Exposição “As faces autoritárias do governo Vargas (1930-1945)” – Local: Museu Dom Ernesto de Paula

- 14h às 18h – Exposição “Intervenções e trabalhos desenvolvidos pelo PIBID-História (UENP)” – Coordenação – Prof. Dr. Flávio M. M. Ruckstadter

- 20h – Conferência de encerramento

“MUDANÇAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA”

Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello (UEPG)

 

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

- Manhã – 8h às 11h - Salão Nobre CCHE

- Tarde 14h às 18h – Salas 1, 2, 3 e 4.

 

Didática da História

Coordenadores

Prof. Ms. Erica Xavier

Prof. Dr. Jean Carlos Moreno

Prof. Ms. Luis Ernesto Barnabé

O presente Seminário Temático propõe a discussão de pesquisas que tenham como foco o aprendizado escolar da História sob a ótica da Didática da História proposta por Jorn Rüsen. A ênfase das discussões recairá em investigações que problematizem os conteúdos escolares a partir de um olhar indagador sobre os princípios da aprendizagem histórica: a experiência, a interpretação e a orientação.

 

Culturas Indígenas: História e Ensino

Coordenadores:

Prof. Ms. Erica Xavier

Prof. Dr. Jean Carlos Moreno

Ementa: O ST abre espaço para apresentações de pesquisas que problematizem o ensino escolar da História Indígena. Em pauta estarão projetos, diretrizes, metodologias e diálogos com a historiografia que possam contribuir para a efetivação da lei 11.645/2008.

 

História e Estudos Culturais

Coordenadores:

Ms. Diogo Almeida

Esp. Pedro Bonoto

Ms. Marcio L. Carreri

Ms. Anderson F. Ribeiro

História e Estudos Culturais: Intelectuais, Sociabilidade e Política” é um projeto ligado ao GP “Literatura e História: Memória e Representação” da UENP e traduz-se num espaço de leitura, reflexão, debate e orientação de estudos, por parte de alunos da Graduação e Pós-Graduação, que obedecem às temáticas vinculadas aos denominados “Estudos Culturais” e sua relação com a Ciência Histórica. As pesquisas devem compreender o estudo de e sobre os intelectuais, na sua mais ampla concepção, sua sociabilidade e política, no século XX e em espaços culturais variados. Abrange diversos locais de produção em tempos históricos variados, muito a partir, no Brasil, da chamada "Modernidade", quando do advento e poderio da mídia, da política como domínio público e da chegada da noção "cultura popular.

 

Preservação dos bens culturais: história, memória, identidade e educação patrimonial

Coordenadores:

Dra. Janete Leiko Tanno

Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter

Este Simpósio Temático visa realizar reflexões acerca dos bens culturais no Brasil. Nessa perspectiva, privilegia o patrimônio material e imaterial brasileiro, além dos “lugares de memória” como centros de documentação e museus, visto que todos eles têm entre suas preocupações preservar a memória nacional, proporcionar condições de pesquisa e produção do conhecimento em áreas diversas, além de discutir e promover ações de educação patrimonial. A partir dessa abordagem ampla dos bens culturais, interessa ainda conhecer a política do patrimônio no Brasil ao longo de sua trajetória a fim de estimular reflexões sobre como articular as seguintes questões: preservação do patrimônio material e imaterial, a democratização desses bens e a educação patrimonial na busca por ações e parcerias entre universidade, prefeituras e secretarias de educação.

 

Religiões e religiosidades no ensino de história

Coordenadores:

Dr. Alfredo Moreira da Silva Jr,

Dr. Luis de Castro Campos Jr

Dr. Maurício de Aquino.

Este Simpósio Temático priorizará abordagens que trate da interação entre a história das religiões e o ensino de história nas mais diversas frentes de atuação do professor - historiador, percebe-se nos últimos tempos uma constante e crescente intolerância religiosa permeando diferentes culturas e classes sociais, por outro lado, o ensino de humanidades carece de novas metodologias e de referenciais teóricos capazes de fazer frente a este novo desafio, qual seja, o de compreender a dinâmica das religiões e dos novos movimentos religiosos e a interação destes com o campo político e cultural. Diante dessa perspectiva, interessam-nos trabalhos que abordem: religiões, religiosidades e livros didáticos, religiões e religiosidades como conteúdos transdisciplinares, história das religiões no ensino de história, história das religiões e ensino religioso, dentre outras.

 

INSCRIÇÕES

Período: 01 de setembro a 09 de outubro 2015 Local: LEPHIS

Valor: R$ 30,00 (ouvinte com ou sem apresentação de trabalho)

Minicurso: R$ 10,00

Inscrições de trabalhos e propostas de minicursos: 20/08 a 20/09/2015

e-mail:  

 

ANEXOS 

ico word Formulário Minicurso Jornada

ico word Formulário Comunicação Seminário Temático

ico word Ficha de Inscrição - XI Jornada de História

ico word Caderno de Resumos

ico pdf Normas para publicação de artigos

 


lephis 

Fonte: http://www.cp2centro.net/hitoriacp2centro.aspx

 

REALIZAÇÃO

logo                        logo lephis

 

COLEGIADO DE HISTÓRIA-UENP

 

COORDENADORA GERAL

Profa. Dra. Marisa Noda

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter

Profa. Dra. Janete Leiko Tanno

Prof. Dr. Jean Carlos Moreno

Prof. Me. Luis Ernesto Barnabé