Contato

Coordenador da Especialização em Ensino de Língua Inglesa e Literaturas

Prof. Dr. Fábio Henrique Rosa Senefonte

E-mail:

 

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270

 

Coordenador de EAD

Silvio Tadeu de Oliveira

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200

 

Coordenadora Adjunta de EAD

Teresinha Esteves da Silveira Reis

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200


SUPORTE ACADÊMICO

Secretaria dos Cursos de Graduação

Vinícius Proêncio Polis

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270


SUPORTE ACADÊMICO

Secretaria Cursos de Pós-Graduação

 

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200


SUPORTE - AVA / CEAD

Suporte - Professores / Tutores / Alunos

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270

 

PROGRAMAÇÃO VISUAL - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO - SUPORTE

Ricardo Bezerra da Silva -

Vinícius Proêncio Polis -

Brenda Christine Lino Tavares -

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270

 

Estúdio de Criação e Conteúdo

Telefone: (43) 3527-1243 – Ramal: 209

 

Ementas

 

 

MÓDULO 1

Introdução à Educação a Distância

Educação a Distância: Conceitos, fundamentos, evolução histórica, características e regulamentações. A Educação a Distância no Brasil: perspectivas e desafios. Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias interativas. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. O aluno de EaD. Tutoria e interação na EaD. A mediação pedagógica na EaD.

Docente: Ma. Flavia Hatsumi Izumida Andrade

 

Produção de Textos e Ensino

Noções de Letramento. Produção escrita e ensino: teoria e prática. O gênero como objeto unificador da produção textual. Texto e textualidade. Reescrita textual.

Docente: Dra. Lívia Maria Turra Basseto


MÓDULO 2

Leitura e Ensino

O ensino da leitura: aspectos teóricos e práticos. A textualidade. Tópicos especiais. Processos de negociação de sentidos. Informação visual e não visual na leitura. A mediação na leitura: operações linguísticas presentes; esboços de análise.

Docente: Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

 

Oralidade e Ensino

Oralidade versus letramento; fala versus escrita. Características da língua falada. Processos de construção da língua falada. Interação verbal e gestão da fala. Da fala para a escrita: processos de retextualização. Gêneros textuais no continuum da relação fala-escrita. Gêneros orais na escola.

Docente: Dra. Letícia Jovelina Storto


MÓDULO 3

Variação Linguística e Ensino

A língua na educação: língua, educação e valores culturais. A norma e o ensino da língua materna. Sociolinguística. A variação linguística em sala de aula. Variedades cultas e ensino.

Docente: Ma. Flavia Hatsumi Izumida Andrade

 

Análise Linguística e Ensino

Análise linguística e ensino: tendências e desafios. Implicações pedagógicas de teorias linguísticas. Gramática, linguística, uso linguístico e ensino: aplicação.

Docente: Dra. Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo


MÓDULO 4

Gêneros Textuais e Ensino: Perspectivas do ISD

A teoria dos gêneros discursivos/textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Os gêneros como unidades para o ensino de línguas: modelização e sequências didáticas.

Docente: Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer.

 

Letramento Multissemiótico e Ensino

Letramento multissemiótico. Gêneros multimodais. Esfera publicitária e jornalística. Semiótica do visual. Aspectos didático-metodológicos para o ensino de Língua Portuguesa.

Docente: Ma. Bruna Carolini Barbosa


MÓDULO 5

Gêneros Jornalísticos e Ensino

A esfera jornalística na sala de aula. Estudo e descrição dos principais gêneros do jornal. Os gêneros do jornal no livro didático. Elaboração de material didático com gêneros do jornal. O jornal escolar.

Docente: Dra. Letícia Jovelina Storto

 

Metodologia de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras

Abordagens de pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras. Tipos de pesquisa e métodos de coleta/geração de dados. Levantamento bibliográfico. Especificidades do trabalho científico (validade, confiabilidade, normatização e plágio). Projeto de pesquisa e artigo científico.

Docente: Dra. Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo


MÓDULO 6

Semântica para a Educação Básica

A semântica. A semântica nas aulas de língua portuguesa. O estudo do léxico em sala de aula. O sentido e as palavras. A possibilidade de múltiplas interpretações. A língua em uso: entre o dito e o não dito. A semântica abordada em gramáticas e livros didáticos. O uso do dicionário como objeto de estudo.

Docente: Dra. Lívia Maria Turra Basseto

 

A Língua Portuguesa nos Testes de Avaliação: ENEM, Prova Brasil e Vestibulares

O ENEM: concepção da língua e ensino da língua Portuguesa. A abordagem da língua portuguesa nas questões objetivas do ENEM. A prova de redação do ENEM. Prova Brasil: a concepção da língua e do ensino. Abordagem da análise linguística e da leitura na Prova Brasil. A língua Portuguesa em testes de vestibulares.

Docente: Ma. Bruna Carolini Barbosa


MÓDULO 7

Literatura Infanto-Juvenil e Ensino

Gênero e subgêneros literários em textos para crianças e jovens. Aspectos linguísticos das produções de qualidade estética relevante. A relação da Literatura Infanto-Juvenil com o ensino de Língua Portuguesa.

Docente: Dra. Maria Aparecida de Fátima Miguel


Especialização em Ensino de Língua Inglesa e Literaturas

Apresentação

Considerando os desafios da educação, em seus diferentes níveis, diante das intensas transformações que têm ocorrido na sociedade contemporânea, no mercado de trabalho e nas condições do exercício profissional, bem como nas políticas governamentais de formação continuada e aperfeiçoamento do magistério, o curso de pós-graduação lato sensu Ensino de Língua Inglesa e Literaturas tem como objetivo primeiro oportunizar o aprimoramento da formação docente, com ênfase nos conhecimentos linguísticos, literários, teórico-metodológicos e didático-pedagógicos nas subáreas de Línguas/Literaturas Estrangeiras Modernas (língua inglesa). Além disso, o curso visa:

  • Fomentar o pensamento crítico-reflexivo que fundamenta a prática docente de profissionais da linguagem, bem como o agir social do cidadão no mundo globalizado;
  • Instrumentalizar os participantes com procedimentos para a prática de multiletramentos em língua inglesa, com foco na compreensão, produção de textos orais e escritos e de análise linguística;
  • Estimular o convívio com a produção científica voltada para o ensino da Língua Inglesa, instrumentando os participantes para a realização de pesquisa de naturezas diversas, bem como para a sistematização do trabalho pedagógico.

Nesse sentido, o curso caracteriza-se pela construção de um espaço crítico-reflexivo sobre teorias e práticas de linguagem destinado aos profissionais envolvidos com a língua e literaturas de língua inglesa. O curso, ainda, insere-se no contexto de formação continuada e visa contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, fortalecendo o aprendizado da graduação, ao mesmo tempo em que busca atender a uma demanda da área pela especialização e aprimoramento no âmbito pedagógico do ensino de língua inglesa.

A proposta de curso com o formato de educação a distância tem por finalidade atender uma demanda por uma “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos” (BRASIL, 2005, p. 1). Assim, os alunos-professores podem vivenciar formas de ensino-aprendizagem que recorram às novas tecnologias de informação e comunicação e, deste modo, se capacitando também para o uso de tais recursos em suas aulas, tendo em vista que essa é uma demanda emergente nos documentos oficiais para o ensino de línguas na educação básica (ex.: BRASIL, 2008).

A especialização tem a carga horária total de 480 horas, sendo 360h/a em disciplinas (módulos) e 120 h/a para o Trabalho de Conclusão de Curso, que é em formato de artigo científico. A próxima oferta de turma está prevista para 2025/2, com processo seletivo em 2025/1.

Matriz Curricular

MÓDULO 1

Introdução à Educação a Distância

30 horas

Produção de Textos e Ensino

30 horas

MÓDULO 2

Leitura e Ensino

30 horas

Oralidade e Ensino 30 horas

MÓDULO 3

Variação Linguística e Ensino

30 horas

Análise Linguística e Ensino

30 horas

MÓDULO 4

Gêneros Textuais e Ensino: Perspectivas do ISD

30 horas

Letramento Multissemiótico e Ensino

30 horas

MÓDULO 5

Gêneros Jornalísticos e Ensino

30 horas

Metodologia de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras

30 horas

MÓDULO 6

Semântica para a Educação Básica

30 horas

A Língua Portuguesa nos Teste de Avaliação: ENEM, Prova Brasil e Vestibulares

30 horas

MÓDULO 7

Literatura Infanto-Juvenil e Ensino

30 horas

Total das Disciplinas

390 horas

Trabalho de Conclusão de Curso

100 horas

Atividades Complementares

50 horas

Total do Curso

540 horas