Corpo Docente

 

Bruna Carolini Barbosa

Mestre (Doutoranda)

  • Letramento Multissemiótico e Ensino
  • A Língua Portuguesa nos Testes de Avaliação: ENEM, Provas Brasil e Vestibulares

Flavia Hatsumi Izumida Andrade

Mestre (Doutoranda)

  • Introdução à Educação a Distância
  • Variação Linguística e Ensino

Letícia Jovelina Storto

<p">Doutora

  • Oralidade e Ensino
  • Gêneros Jornalísticos e Ensino

Lívia Maria Turra Basseto

Doutora

  • Produção de Textos e Ensino
  • Semântica para a Educação Básica

Maria Aparecida de Fátima Miguel

Doutora

  • Literatura Infanto-Juvenil e Ensino

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Doutora

  • Leitura e Ensino
  • Gêneros Textuais e Ensino: Perspectivas do ISD

Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo

Doutora

  • Análise linguística e ensino
  • Metodologia de pesquisa em Estudos da Linguagem e Letras

Contato

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270

 

Coordenador de EAD

Silvio Tadeu de Oliveira

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200

 

Coordenadora Adjunta de EAD

Teresinha Esteves da Silveira Reis

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200


SUPORTE ACADÊMICO

Secretaria dos Cursos de Graduação

Vinícius Proêncio Polis

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270


SUPORTE ACADÊMICO

Secretaria Cursos de Pós-Graduação

 

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200


SUPORTE - AVA / CEAD

Suporte - Professores / Tutores / Alunos

E-mail:

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270

 

PROGRAMAÇÃO VISUAL - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO - SUPORTE

Ricardo Bezerra da Silva -

Vinícius Proêncio Polis -

Telefone: (43) 3511-3200 - Ramal 270

 

Estúdio de Criação e Conteúdo

Telefone: (43) 3527-1243 – Ramal: 209

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Giulia Garbelotti do Prado -

Telefone: (43) 3511-3200

 

REDES SOCIAIS

CEAD   .

UENP   .  .   .   .


Matriz Curricular

  Nome da disciplina Nº de horas Período
1 Metodologia de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês 30h I Semestre
2 Língua Inglesa para a Sala de Aula 30h I Semestre
3 Fonética e Fonologia da Língua Inglesa 30h I Semestre
4 Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa para o Público Infantil e Juvenil 30h I Semestre
5 Gramática Avançada e Ensino de Língua Inglesa 30h I Semestre
6 Linguística Aplicada e Ensino de Língua Inglesa 30h I Semestre
7 Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa 30h II Semestre
8 Multiletramentos nas Práticas de Linguagem em Inglês 60h II Semestre
9 Literaturas de Língua Inglesa e Ensino 60h II Semestre
10 Material Didático para o Ensino de Língua Inglesa 30h II Semestre
  Total (disciplinas) 360h  
11 Trabalho de Conclusão de Curso (artigo científico) 120h ANUAL
  TOTAL 480h  

Ementas

Metodologia de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês

Carga horária: 30 | Teórica: 20 | Prática: 10 | Total: 30

Ementa: Paradigmas de pesquisas científicas. Pesquisa Qualitativa em Estudos da Linguagem. Posturas epistemológicas e pesquisa em formação de professores de línguas. Planejamento de pesquisa qualitativa. Métodos de pesquisa qualitativa. Coleta e geração de dados. Análise de dados. Linguagem científica e estilo de relato. Tipos de. Levantamento bibliográfico. Especificidades do trabalho científico (validade, confiabilidade, normatização e plágio e ética na pesquisa). Projeto de pesquisa e artigo científico.

 

Língua Inglesa para a Sala de Aula

Carga horária: 30 | Teórica: 0 | Prática: 30 | Total: 30

Ementa: Desenvolvimento de proficiência do professor em formação continuada para prática dialógica da linguagem em sala de aula de língua inglesa.

 

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

Carga horária: 30 | Teórica: 15 | Prática: 15 | Total: 30

Ementa: Estudo, análise e descrição do sistema fonético e fonológico da Língua Inglesa. Aspectos segmentais e suprassegmentais. Fonética acústica, articulatória e auditiva. Gêneros textuais orais de contextos reais e aplicações ao ensino. Variação linguística (sotaques). Pronúncia de falantes brasileiros.

 

Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa para o Público Infantil e Juvenil

Carga horária: 30 | Teórica: 20 | Prática: 10 | Total: 30

Ementa: Estudos teóricos e práticos e suas implicações para do ensino de língua inglesa para crianças e jovens. Métodos e abordagens de ensino. Propostas didáticas de instrumentalização profissional para atuação em contexto de educação infantil e juvenil.

 

Gramática Avançada da Língua Inglesa

Carga horária: 30 | Teórica: 0 | Prática: 30 | Total: 30

Ementa: Estudo da estrutura e funcionamento da língua inglesa, com foco em aspectos morfossintáticos em nível avançado. Gramática no texto. Procedimentos de análise linguística.

 

Linguística Aplicada e Ensino de Língua Inglesa

Carga horária: 45 | Teórica: 30 | Prática: 15 | Total: 45

Ementa: Tendências contemporâneas no ensino, aprendizagem e formação de professores de língua inglesa; Papel da língua inglesa na sociedade contemporânea e implicações pedagógicas (ex. Inglês como língua franca, língua global, língua estrangeira, língua adicional); gêneros textuais/discursivos; linguística aplicada crítica; identidade do professor, questões étnico-raciais, culturais, políticas linguísticas.

 

Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa

Carga horária: 30 | Teórica: 20 | Prática: 10 | Total: 30

Ementa: O ensino-aprendizagem de línguas em contextos digitais. O real e o virtual no ensino/aprendizagem. O sujeito/aluno e seu espaço no mundo virtual. Cibercultura e suas implicações na escola. Práticas de letramentos digitais e aprendizagem (formal e informal) de línguas. Projetos de ensino em LI e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação.

 

Multiletramentos nas Práticas de Linguagem em Inglês

Carga horária: 60 | Teórica: 10 | Prática: 50 | Total: 60

Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais em contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística.

 

Literaturas de Língua Inglesa e Ensino

Carga horária: 45 | Teórica: 30 | Prática: 15 | Total: 45

Ementa: Elementos dos textos poéticos, dramáticos e narrativos em língua inglesa. Literaturas de língua inglesa contemporâneas. Literaturas de língua inglesa de minorias. Ensino de inglês e literatura(s) em uma perspectiva decolonial.

 

Material Didático para o Ensino de Língua Inglesa

Carga horária: 30 | Teórica: 15 | Prática: 15 | Total: 30

Ementa: Estudo do referencial teórico-metodológico sobre a produção de material didático para o ensino de língua inglesa. Abordagens, concepções de linguagem e critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Análise e avaliação de materiais didáticos de língua inglesa em suportes impressos e digitais. Elaboração de material didático para o ensino de língua inglesa.

Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

 

OBJETIVOS


 Fomentar as pesquisas na área de ensino da Língua Portuguesa;

 Contribuir para a formação continuada de professores recém-formados e em exercício da profissão e, consequentemente, para a melhoria da Educação Básica no contexto brasileiro;

 Formar potenciais candidatos para ingresso em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Letras, Estudos da Linguagem ou Linguística Aplicada, sobretudo, para ingresso no Mestrado Profissional;

 Proporcionar ao pós-graduando uma experiência de pesquisa na área de ensino da Língua Portuguesa;

 Consolidar linhas de pesquisa trabalhadas pelos docentes da UENP/CCP, a fim de fomentar futuros projetos de Pós-Graduação Stricto Sensu;

 Contribuir para a articulação entre a Pesquisa e o Ensino, uma vez que o Curso tem como público-alvo professores e futuros professores da Educação Básica, os quais podem contribuir para o fortalecimento das pesquisas na área do ensino;

 Promover uma integração entre docentes de IES diferentes, contribuindo, assim, para o estreitamento de laços entre as instituições.

 

PÚBLICO ALVO

Egressos dos cursos de Letras e de Pedagogia.


PROPOSTA PEDAGÓGICA

Curso: Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

Carga horaria:540 horas

Regime: Semestral

Duração: 18 meses

Modalidade: EAD

Coordenação:

 

OFERTA DO CURSO

2024 - 2026:  Em andamento

2021 - 2023: Finalizado

2018 - 2020: Finalizado

 

 

VESTIBULAR EAD   

CEAD Contato

E-mail

Fone: 43 3511-3200

.    .

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES


  Edital nº 013/2024 - CEAD - Homologação da Quinta Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD  NOVO

  Edital nº 009/2024 - CEAD - Quinta Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital nº 007/2024 - CEAD - Homologação Quarta Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital n° 005/2024 - CEAD - Retificação da Quarta Chamada para Matrícula curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa

  Edital nº 003/2024 - CEAD - Quarta Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital nº 001/2024 - CEAD/UENP - Homologação da Terceira Chamada em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital Conjunto nº 045/2023 - PROPG/CEAD - Homologação da Segunda Chamada em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital Conjunto nº 044/2023 - PROPG/CEAD - Terceira Chamada para Matrícula em Especialização em Ensino da Língua Portuguesa - EAD

  Edital Conjunto n° 039/2023 - PROPG/CEAD - Segunda Chamada para Matrícula no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto n° 036/2023 - PROPG/CEAD - Recurso contra não Homologação de Matrícula no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto n° 032/2023 - PROPG/CEAD - Homologação da Primeira Chamada na Matrícula no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital n° 025-2023 - CEAD/UENP - Homologação das Inscrições e Pontuação dos candidatos a Tutores no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto n° 024-2023 - PROPG/CEAD - Primeira Chamada para Matrícula no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto nº 023-2023 - PROPG/CEAD - Resultado Recurso-candidatos-resultado-final para o curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto nº 022-2023 - PROPG/CEAD - Resultado Final Seleção de Candidatos para o curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto nº 019/2023 - PROPG/CEAD - Homologação de Candidatos Inscritos para o Curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa

  Edital Conjunto n° 014/2023 - PROPG/CEAD - Retificação do Edital de Seleção Ingresso para o Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa

. Edital Conjunto n° 001/2023 - PROPG/CEAD - Seleção Ingresso para o Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa


Mais Artigos...