Credenciamento docente
Edital 84/2024 - PPEd/UENP - Homologa inscrições para credenciamento docente.
Edital 80/2024 - PPEd/UENP - Torna pública a abertura de processo de credenciamento de docentes.
Grupo de Estudos em Desempenho Motor, Educação, Esporte e Saúde (GEDMES).
Acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/470957
Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Educação e Sociedade (GEPFES).
Acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5152
Grupo de Pesquisa em Matemática e Ensino de Ciências (GPMEC).
Acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/214527
Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - GT HISTEDBR Norte Pioneiro/PR.
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/56429
Grupo de Pesquisa Ensino de História (GPEH).
Acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3469
Laboratório de Aplicações Pedagógicas Interdisciplinares (L@pis).
Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCbfeHWoZLBXVwmuSMb9ts4A
https://www.facebook.com/lapis.uenp.3
Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência.
Acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/35689
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPEd/UENP) obteve autorização de funcionamento de seu Mestrado Profissional em Educação Básica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em novembro de 2018.
Estruturado em uma área de concentração – “Educação Básica” – e duas Linhas de Pesquisa – “Educação Básica: gestão e planejamento” e “Práticas Docentes para a Educação Básica”, a preocupação central do Programa é a formação do docente-pesquisador pautada na compreensão da realidade escolar de modo aprofundado e crítico, a partir da realidade local, em articulação com o regional, o nacional e o internacional. Isso permitirá, ao egresso do Programa, uma ação transformadora em sua atuação nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica.
A reflexão sistematizada sobre a Educação Básica baliza o trabalho e a formação interdisciplinar do mestrando do Programa, tanto ao contemplar os aspectos históricos e filosóficos da educação quanto as práticas educativas e as políticas e gestão da educação.
Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter - Coordenador
Profa. Dra. Marisa Noda - Vice-Coordenadora
Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter - Representante Docente
Profa. Dra. Flávia Évelin Bandeira Lima Valério - Representante Docente
Anésio José Duarte Filho - Representante Discente Titular
Patrícia Marques - Representante Discente Suplente
Nome Concluinte Elisangela Aparecida de Oliveira Silvestre Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NA APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Título Produto Educacional: ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Orientador: Flávia Évelin Bandeira Lima Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: Nome Concluinte Janice Zilio Martins Pedroso Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: O LUGAR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Título Produto Educacional: GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO - CRÍTICA Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: Nome Concluinte João Marcelo Fernandes Ferreira Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E EM TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO ENTRE 2012 E 2022 Título Produto Educacional: UM PODCAST SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Orientador: Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Renata Ferreira da Silva Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO Título Produto Educacional: PRODUTO EDUCACIONAL FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL Orientador: Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Sabrina da Silva Valle Meotti Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO “CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS PROFESSOR FRANCISCO BENEDETTI” Título Produto Educacional: PANORAMA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM GUIA PARA PROFESSORES E PROFESSORAS DA EJA Orientador: Flávio M. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Viviane Leite Mateus Martins Romera Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: MITOS DE GÊNERO E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Título Produto Educacional: DESMISTIFICANDO GÊNERO NA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE CURSOS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Orientador: Juliane Priscila Diniz Sachs Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: Felipe Gustavo Consulin Rezende 2024 JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO E ANÁLISE DAS PESQUISAS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS ENTRE 2013 À 2023 JOGO DE RPG DIGITAL: UMA FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SÉRIES E SEQUÊNCIAS George Francisco Santiago Martin Práticas docentes para a Educação Básica Ana Paula Pedrina Spada 2024 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Siderly do Carmo Dahle de Almeida Educação Básica: Gestão e Planejamento EGRESSOS 2021
Nome Concluinte Ellen Simone Stutz Souto Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Contradições, desafios, perspectivas da educação do campo: a experiência da Escola do Campo Cerrado das Cinzas de Arapoti, Paraná” Título Produto Educacional: DA EDUCAÇÃO RURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO – CONCEPÇÕES E CONCEITOS PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/5934235585504404 Nome Concluinte Francieli Axman Tavares Duarte Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará” Título Produto Educacional: “Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará” Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/8102530691468320 Nome Concluinte José Gustavo Araújo Bruzarosco Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Análise Dos Significados De Gestão Democrática Expressos Nos Documentos Do Programa De Ensino Integral Do Estado De São Paulo" Título Produto Educacional: Documentos do PEI e Gestão Democrática: Ambiente de disponibilização e discussão das legislações que regem e organizam o Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo e as formas de exercício da Gestão Democráica no Programa Orientador: Prof. Dr. Maurício de Aquino Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/5891363118215018 Nome Concluinte Lucimara Leite Laiter Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "O Programa Mais Educação E O Incentivo À Educação Em Tempo Integral: Um Estudo De Caso Em Ourinhos-Sp" Título Produto Educacional: "Guia para a Implementação da Educação em Tempo Integral" Orientador: Prof. Dr. Maurício de Aquino Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/8709020703430874 Nome Concluinte Rafaela Silva Lionardo Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "As Questões De Gênero No Contexto Escolar: Um Estudo Da Compreensão De Professores E Pedagogos" Título Produto Educacional: "Gênero e Docência: uma Proposta Formativa" Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/9831644403678180 Nome Concluinte Rafael de Barros Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “O Ensino de Filosofia no contexto da reforma do Ensino Médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular” Título Produto Educacional: "Curso De Extensão: Ensino Médio - Uma Construção Coletiva, Crítica E Consciente Para O Ensino De Filosofia" Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/0154673475499909 Nome Concluinte Rodrigo Dias Araujo Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "A Pedagogia Do Movimento: Tendências E Desafios Para A Educação Do Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra" Título Produto Educacional: "Caderno de Educação: A Pedagogia do Movimento e a proposta de Educação do MST" Orientador: Profa. Dra. Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/0060557048797413 Nome Concluinte Samuel Macedo Périco Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Estereótipos de gênero na educação infantil: o impacto do brincar na cultura corporal" Título Produto Educacional: E-BOOK: CULTURA CORPORAL, GÊNERO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO
INFANTIL Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/3961986208736824 Nome Concluinte Aline Letícia Trindade Rosa Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "A Política De Ações Afirmativas Em Pauta: O Sistema De Cotas Sociorraciais Como Subsídio Para Inserção Do Estudante De Ensino Médio Da Rede Pública Ao Ensino Superior" Título Produto Educacional: INTERAÇÕES TEMÁTICAS:
O QUE SÃO AÇÕES AFIRMATIVAS? Orientador: Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/4457384204292495 Nome Concluinte Aline Sirlene de Souza Ano de conclusão: 2020 Título da Dissertação: “Educação Ambiental Crítica: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental” Título Produto Educacional: "Educação Ambiental Crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Proposta formativa a partir de um grupo de estudos" Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/4103495239630847 Nome Concluinte Ana Carolina Simão Zeferino Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Ensino De História E Colonialidade: Em Busca Da Visibilidade Das Mulheres Populares Latino-Americanas” Título Produto Educacional: EM BUSCA DA
VISIBILIDADE DAS MULHERES POPULARES
LATINO-AMERICANAS Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Moreno Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/0905635019348278 Nome Concluinte André Luiz Santos de Oliveira Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Educação Em Sexualidades Crítica: Análise Crítica Dos Currículos Do Ensino Médio Do Estado De São Paulo" Título Produto Educacional: Dicionário sobre questões de gênero e sexualidades Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/2871028321083667 Nome Concluinte Gabriela Aparecida de Assis Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Práticas Pedagógicas De Aprendizagem Histórica Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Contribuições Da Pedagogia Histórico-Crítica” Título Produto Educacional: Plano de trabalho docente-discente: possibilidades para a aprendizagem histórica na perspectiva da PHC Orientador: Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/3529045336192150 Nome Concluinte Gesmilher de Almeida Lopes Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada para o ensino de geometria" Título Produto Educacional: "Produto Educacional: Proposta De Formação Para O Ensino De Geometria, A Patir Das Necessidades Formativas Encontradas No Grupo Pesquisado" Orientador: Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/3919149791446816 Nome Concluinte Magali de Fátima Monteiro Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "Educação ambiental crítica: fundamentos e práticas para o processo formativo de estudantes do ensino médio no município de Bandeirantes-PR" Título Produto Educacional: "Plano de Ação: Sugestão ao Fascículo de Atividades Socioambientais" Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/1577238992249426 Nome Concluinte Meline Lopes Pinheiro Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: “Centro De Memória Virtual Da Escola Municipal Véra Cecília Lamin (1968-2020)” Título Produto Educacional: Abertura do Site do Centro de Memória. Orientador: Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/2574915371386704 Nome Concluinte Ronaldo da Silva Cunha Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão" Título Produto Educacional: O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão Orientador: Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/7528116486802226 Nome Concluinte Silvia Helena Cesar Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "A Formação Docente Para O Letramento Matemático Com Números" Título Produto Educacional: PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DO
CONCEITO DE NÚMEROS, A PARTIR DAS NECESSIDADES FORMATIVAS
ENCONTRADAS NO GRUPO PESQUISADO Orientador: Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/1718624343262155 Nome Concluinte Vanessa Fernanda Mayrinck Ano de conclusão: 2021 Título da Dissertação: "História, Memória e Patrimônio Cultural: Uma Articulação entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial no município de Jacarezinho (PR)" Título Produto Educacional: Jacarezinho: Outros Sujeitos, Novas Histórias Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Moreno Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/4823708392942731 EGRESSOS 2022
Nome Concluinte Daniela Rodrigues Martelini Rahuam Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: "A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica" Título Produto Educacional: "A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica" Orientador: Luiz Antônio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/7110369643752789 Nome Concluinte Liliane Milanezi Lopes Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral” Título Produto Educacional: “Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral” Orientador: Flávio M. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/8174700641885393 Nome Concluinte Maria Eduarda de Lara Lalli Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Luta da classe trabalhadora na escola pública brasileira à luz da pedagogia histórico-crítica: uma análise sobre as avaliações externas” Título Produto Educacional: “Escritos sobre a luta de classes na escola pública e as avaliações externas à luz do PHC para a emancipação da classe trabalhadora” Orientador: Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/746840845732127 Nome Concluinte Silvia Regina Cordeiro Rédua Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A utilização da audiodescrição no ensino de história para alunos cegos” Título Produto Educacional: “Audiodescrição: uma proposta de formação” Orientador: Luiz Antônio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/5283083620554395 Nome Concluinte Ana Maria Barbalho Viganó Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Formação docente continuada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: um contraponto à base nacional comum curricular e sua proposta formativa” Título Produto Educacional: “Proposta formativa de professor contra-hegemônica” Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/7593018148463124 Nome Concluinte Andréia Patrocinio Marquezepe Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre as publicações em periódicos nos últimos cinco anos” Título Produto Educacional: “Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental” Orientador: George F. S. Martin Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/6031728165450042 Nome Concluinte Daiany dos Reis Santana Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Análise da evasão escolar na eja e uma proposição ao ensino de matemática visando a permanência e o êxito dos estudantes” Título Produto Educacional: “Caderno de atividades - etnomatemática e temas de educação financeira para a EJA” Orientador: Jonis J. Nervis Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/7455178082791842 Nome Concluinte Daniela Ferreira Toth Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A realidade local como objeto de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência a partir da pedagogia histórico-crítica” Título Produto Educacional: “História local: um guia de imagens para o planejamento do trabalho pedagógico” Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/5995328466225688 Nome Concluinte Lisandra Tamires Mendonça Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Avaliação dos professores de um guia online sobre o uso da prática de lembrar em sala de aula via workshop e leitura” Título Produto Educacional: “Vídeoaula sobre o guia de prática de lembrar” Orientador: Roberta Ekuni de Souza Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/0026890767295508 Nome Concluinte Tatiana Paschoal Chagas Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Leitura crítica na escola pública a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica: elementos para a transformação social” Título Produto Educacional: “Proposta de formação docente em grupos de estudos - discutindo teoria e prática (a práxis) e pensando um processo crítico de ensino de leitura” Orientador: Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes:
Nome Concluinte Cleyson Mendes Soares Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC” Título Produto Educacional: “A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC” Orientador: Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes:
Nome Concluinte Maria Carolina Cornélio Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Ensino de História e Memória: o lugar de Antônio Pato na História de Jacarezinho" Título Produto Educacional: “Meu passado, Jacarezinho!” Orientador: Jean Carlos Moreno Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes:
Nome Concluinte Tânia Janaína Borda Landi Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Implantação do Centro de Memória Virtual da Escola Técnica Estadual Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho (ETEC) de Ipaussu (1955-1994)” Título Produto Educacional: “Centro de Memória ETEC Ipaussu” Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica Lattes:
Nome Concluinte Sara Nicacia de Souza Godoi Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “O Projeto de Sociedade da BNCC: Uma análise do componente curricular da Língua Portuguesa” Título Produto Educacional: Minicurso de Formação de Professores: O Projeto de Sociedade da BNCC Orientador: Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Amanda Carla Feliciano de Souza Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: "EFEITO DO MOMENTO DA PRÁTICA DE LEMBRAR NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS" Título Produto Educacional: "PRATICA DE LEMBRARHORA DA AÇÃO CONCEITOS, DICAS DE APLICAÇÃO E RECURSOS" Orientador: Roberta Ekuni de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: gestão e planejamento Lattes:
Nome Concluinte Aline Queiroz de Andrade Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “As competências no currículo: o esvaziamento da BNCC e no componente curricular de história” Título Produto Educacional: “Guia para compreensão crítica da BNCC” Orientador: Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Júlio César de Souza Madeira Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “A educação escolar indígena e o ensino remoto paranaense no contexto
da Escola Estadual Indígena Nimboeaty Mborowitxa Awa Tiropê” Título Produto Educacional: “A educação escolar indígena e o ensino remoto paranaense no contexto
da Escola Estadual Indígena Nimboeaty Mborowitxa Awa Tiropê” Orientador: Flávio Massami Martins Ruckstadter Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Paulo Sérgio Guerreiro Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Conservadorismo e Neoliberalismo na Educação Básica Brasileira:
Discursos, Vínculos e Planos de Governos” Título Produto Educacional: “Conservadorismo e Neoliberalismo na Educação Básica Brasileira:
Discursos, Vínculos e Planos de Governos” Orientador: Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Antonia Arruda Campos Ano de conclusão: 2022 Título da Dissertação: “Gestão Escolar e o Absenteísmo Docente: Desafios da Educação Básica
no Estado do Paraná” Título Produto Educacional: “Possíveis Causadores do Adoecimento Docente” Orientador: Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: EGRESSOS 2023
Nome Concluinte Daniele Leonarda Dos Santos Baptista Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: “PROCESSO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GRUPOS MULTIETÁRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS JACAREZINHO”. Título Produto Educacional: “RELATÓRIO ANALÍTICO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO IFPR - CAMPUS JACAREZINHO”. Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/1976313883349335 Nome Concluinte Franciele Rocha Dos Santos Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: “ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JACAREZINHO-PR”. Título Produto Educacional: “ANÁLISE DOS CURRÍCULOS A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES”. Orientador: Profa. Dra. Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/6779181047522955 Nome Concluinte Jussara Pereira da Silva Batista Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: “PRODUTO EDUCACIONAL MINICURSO. POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DE CURRÍCULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES”. Título Produto Educacional: “PRODUTO EDUCACIONAL MINICURSO. POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DE CURRÍCULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES”. Orientador: Profa. Dra. Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/0313212146026146 Nome Concluinte Luis Alberto de Souza Santos Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: “LEI No 11.645/08 E OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UM OLHAR DECOLONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA”. Título Produto Educacional: “A (DES)COLONIALIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA NO 7o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de sequencias didáticas”. Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/5084851805852205 Nome Concluinte Célio Cezar Vieira Azevedo Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: “CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E NA FORMAÇÃO GLOBAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS”. Título Produto Educacional: “CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E NA FORMAÇÃO GLOBAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS”. Orientador: Profa. Dra. Flávia Évelin Bandeira Lima Valério Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/9201538495539113 Nome Concluinte Marcia Superti Maia Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: “O PROVIMENTO DOS DIRIGENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE OURINHOS E MARÍLIA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA”. Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/6196555211948699 Nome Concluinte Jaqueline Roberta de Souza Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: “RESSIGNIFICAÇÃO DE VALORES EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS E EDUCACIONAIS”. Título Produto Educacional: “RESSIGNIFICAÇÃO DE VALORES EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS E EDUCACIONAIS”. Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/1778393853238388 Nome Concluinte Rosana Aparecida Ribeiro de Paula Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: “A EQUIPE GESTORA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA REDE MUNICIPAL DE GUAPIRAMA (PR)”. Título Produto Educacional: “CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DIRETORAS, PEDAGOGOS E PROFESSORES: REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA”. Orientador: Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/6850003579523177 Nome Concluinte Tulio Mairon dos Santos Alves Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: “A LEI FEDERAL No 11.645/2008 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE OURINHOS-SP (2008 A 2021): CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA”. Título Produto Educacional: “Formação de Professores Sobre a Temática Indígena: Povos originários”. Orientador: Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/4515137655357427 Nome Concluinte Milene Elisandra Vieira Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA E REFLEXIVA. Título Produto Educacional: Educação Ambiental para Crianças 1 Orientador: Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/4357853601729275 Nome Concluinte Anne Caroline Borba da Silva Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: EFEITOS DA PRÁTICA DE LEMBRAR, RELEITURA E CAÇA PALAVRAS NA RETENÇÃO DO MATERIAL ESTUDADO POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Título Produto Educacional: Cartilha Educativa: Estratégias de ensino para criança Orientador: Profa. Dra. Roberta Ekuni de Souza Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/6109010241217213 Nome Concluinte Osmara Aparecida de Souza Azevedo Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: O SIGNIFICADO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Título Produto Educacional: A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DO GRUPO FOCAL COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Orientador: Prof. Dr. George Francisco Santiago Martin Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/2595027337951604 Nome Concluinte José Cláudio de Sêne Miguel Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: RELEITURA, MÚLTIPLA ESCOLHA E RECORDAÇÃO DE SINÔNIMOS COM PISTAS: EFEITOS NA APRENDIZAGEM DE NOVO VOCABULÁRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Título Produto Educacional: Prática para lembrar: uma estratégia eficaz para ensinar. Orientador: Prof.ª Dr.ª Roberta Ekuni de Souza Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/3113981318575319 Nome Concluinte Priscila Frizzanco Adão Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA ROTINA DO GESTOR ESCOLAR Título Produto Educacional: Plano de Ação Pedagógica da Gestão Escolar: Roteiro de elaboração e avaliação do planejamento Orientador: Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/6396959339674542 Nome Concluinte Michele Nunes Ferreira Hotsuta Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: EFEITOS DA PRÁTICA DE LEMBRAR E ESTRATÉGIAS CONTROLE UTILIZADAS AO FINAL DA AULA NO DESEMPENHO DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO Título Produto Educacional: Como implementar a prática de lembrar nas escolas: um guia prático Orientador: Prof.ª Dr.ª ROBERTA EKUNI DE SOUZA Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/6857675424068879 Nome Concluinte Rafaela Rodrigues Ferreira Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: DESAFIOS, AVANÇOS E CONTRADIÇÕES PARA ALÉM DAS DEFICIÊNCIAS Título Produto Educacional: CURSO DE FORMAÇÃO: A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO UM DIÁLOGO DE INCLUSÃO E HUMANIZAÇÃO Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/7262559043327157 Nome Concluinte Ana Carolina Dias Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRESSUPOSTOS DE PLANEJAMENTO CURRICULAR E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS Título Produto Educacional: VOZES DEMOCRÁTICAS: Gestão Escolar na Educação Infantil Orientador: Profa. Dra. Siderly do Carmo Dahle de Almeida Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: http://lattes.cnpq.br/0400563702899762 Nome Concluinte Ederson da Paixão Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: PRÁTICAS DE LEITURA E (TRANS)FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DESAFIOS E ENCAMINHAMENTOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Título Produto Educacional: PARA ALÉM DO “ERA UMA VEZ...”: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Orientador: Dra. Patrícia Cristina de Oliveira Duarte Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/5323797875878454 Nome Concluinte Igor Vaz de Camargo Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA ÁLGEBRA NO 7o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Título Produto Educacional: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ÁLGEBRA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 7o ANO Orientador: Prof. Dr. Jonis Jecks Nervis Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/1440808022627950 Nome Concluinte Ligia Aparecida Ramos Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, ALFABETIZAÇÃO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Título Produto Educacional: ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS DE ESTUDOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO - CRÍTICA Orientador: Dra.Vanessa Campos Mariano Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/6473765043754504 Nome Concluinte Maraysa Cruz Nogari Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA Título Produto Educacional: O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE EM MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS Orientador: Prof. Dr. George Francisco Santiago Martin Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/0668390594639969 Nome Concluinte Marcela Cristina Gonçalves de Oliveira Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE GUAPIRAMA-PARANÁ NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Título Produto Educacional: GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA Orientador: Prof. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/3462551077479567 Nome Concluinte Mariane Aparecida Coco Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: MINI-TÊNIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CORRELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Título Produto Educacional: MINI-TÊNIS: Educação Física Escolar Orientador: Profa Dra. Flávia Évelin Bandeira Lima Valério Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/9386223396544112 Nome Concluinte Natalia de Oliveira Diziro Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Título Produto Educacional: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS COM ÊNFASE NA ETNOMATEMÁTICA Orientador: Prof. Dr Jonis Jecks Nervis Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/5446281674650897 Nome Concluinte Vania Antunes Domingues da Costa Ano de conclusão: 2023 Título da Dissertação: EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA EM GÊNERO: PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Título Produto Educacional: ROTEIRO PARA A CONSTITUIÇÃO DE GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA, A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Orientador: Profa. Dra. Vanessa C. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: http://lattes.cnpq.br/5415009058546600 EGRESSOS 2024
Nome Concluinte Aline Roberta Da Silva Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POLÍTICAS CURRICULARES E ESTADO LIBERAL Título Produto Educacional: ROTEIRO PARA GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E POLÍTICAS CURRICULARES BRASILEIRAS Orientador: Antonio Carlos de Souza Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Karla Panichek Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: AS PRÁTICAS DOS GESTORES ESCOLARES PARA A PREVENÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR, DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: O RESGATE DOS ESTUDANTES INFREQUENTES Título Produto Educacional: RESGATE DE ESTUDANTES INFREQUENTES: UMA CARTILHA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS GESTORES ESCOLARES Orientador: Jonis Jecks Nervis Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: Nome Concluinte Ano de conclusão: Título da Dissertação: Título Produto Educacional: Orientador: Linha de pesquisa: Lattes: Nome Concluinte Ano de conclusão: Título da Dissertação: Título Produto Educacional: Orientador: Linha de pesquisa: Lattes: Nome Concluinte Silmara Pimentel Barbosa Lemes Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO APOIO À INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO ABRANGENDO MUNICÍPIOS JURISDICIONADOS AO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IBAITI/PR Título Produto Educacional: DA TEORIA À PRÁTICA: ORIENTAÇÕES PARA GESTORES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO À CONSTITUIÇÃO DE EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS COMO APOIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL Orientador: Siderly do Carmo Dahle de Almeida Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Juliana Carolina de Andrade Krone Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: REMINISCÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR EX-ALUNOS NA DÉCADA DE 1970 NO MUNICÍPIO DE JACAREZINHO – PARANÁ Título Produto Educacional: EXPOSIÇÃO EDUCATIVA: O COTIDIANO DAS ESCOLAS RURAIS DE JACAREZINHO(PR) CONTADO POR ALUNOS DOS ANOS DE 1970 Orientador: Luís Ernesto Barnabé Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: Nome Concluinte Gabriele Machado Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: EDUCAÇÃO POLÍTICA: POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE A PARTIR DA PRIMEIRA INFÂNCIA Título Produto Educacional: PRODUTO EDUCACIONAL: SUBSÍDIOS PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO Orientador: João Vicente Hadich Ferreira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: