Apoio Psicológico - APSI

Logo APSI

 

Apresentação

O serviço de Apoio Psicológico - APSI, vinculado ao Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil, tem por objetivo, a oferta do acolhimento psicológico - nas modalidades online e presencial, tanto de maneira individual, quanto em grupos - aos discentes (graduandos e pós-graduandos - lato e stricto sensu); docentes e agentes universitários dos três campi da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 

O acolhimento psicológico, apesar de suas propriedades terapêuticas, não se configura, a rigor, como um tratamento psicoterapêutico por não contar com o  tempo requerido para tal e ao considerar que o NAE não se define por um serviço de saúde, mas como um apoio e assistência estudantil. 

 Sobre os atendimentos 

 Os atendimentos psicológicos podem ser solicitados através do e-mail , e poderão ter duração de até 12 (doze) encontros, sendo possível reingressar aos atendimentos mediante nova solicitação.

Tendo em vista o caráter de apoio estudantil, somado a limitada duração do atendimento, o APSI se priva da elaboração de diagnósticos e laudos psicológicos, sendo, nessas circunstâncias, indicado serviços especializados externos, como os da rede pública de saúde, ou serviços privados, caso esteja dentro das possibilidades do requerente. 

 

Estagiária: Maria Antônia Shimakawa

Email:

 

 CONTATOS - Psicólogos(as) APSI/NAE 

Psicóloga NAE/Reitoria: Elaine Lucas dos Santos 

CRP 06/ 135798

Email

 
 Psicólogo NAE/Reitoria: William Kenji Maruyama

CRP 08/27447

E-mail: 

 

 

APSI – Campus Jacarezinho

Psicóloga: Maria Clara Sá Rodrigues Alves Zanotto

CRP 08/IS-912

Email:

 

APSI – Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes

Psicólogo: Murilo de Souza Sobrinho

CRP 06/167479

Email:

 

APSI – Campus Cornélio Procópio

Psicólogo: Murilo de Souza Sobrinho

CRP 06/167479

Email:

 

 

 apsi fluxograma atendimento

 

Para preservar a saúde mental, o APSI traz algumas dicas para os estudantes:

- Sem pressão! Cobrar-se demais só trará consequências negativas. Aproveite as oportunidades que a Universidade oferece da melhor maneira possível, sem competições ou situações semelhantes que podem causar transtornos desnecessários.

- Responsabilidade e organização. Ao passo que você não deve exigir demais de si, é importante ter responsabilidade com as atividades acadêmicas. Para tanto, a organização deverá ser sua aliada. Planeje sua semana, tire alguns minutos para anotar tudo que você precisa fazer, atenha-se às datas aos horários e, principalmente, aos prazos. Isso te ajudará a ter controle e dividir seu tempo entre os deveres e as atividades prazerosas.

- Fortaleça e crie novos laços. O ingresso na universidade é uma ruptura muito grande na vida das pessoas. Mudar de cidade ou de círculo social pode ser muito difícil. Então, fortaleça os laços com a sua família e amigos, isso te ajudará a se sentir seguro e lembrar que não está sozinho. Além disso, a Universidade tem pessoas muito diversas, que estão esperando para te conhecer.

- Cuide da saúde física. A saúde mental e a saúde física estão interligadas, por isso, é muito importante cuidar da saúde física, alimentar-se bem, praticar exercícios prazerosos, tomar corretamente as medicações caso faça uso. Ah, dormir bem também é preciso, pois a privação de sono não faz ninguém ir bem nas provas não, viu?! Essas dicas podem contribuir com o seu processo de aprendizagem e ajudarão seu corpo a se manter saudável.

- Cultive uma boa comunicação. Nas relações em que estamos inseridos, algumas vezes, os problemas que nos afetam surgem por falta de comunicação, por isso, é importante manter um diálogo claro para evitar mal-entendidos. Seja gentil e acolhedor com seus colegas, professores e funcionários da universidade, mesmo que por mensagem, e-mail ou chamada de vídeo. Todos passam por dias difíceis; então, a boa comunicação pode ajudar a lidar melhor com isso.

- Faça atividades prazerosas. É importante que você tenha um momento para cuidar de você mesmo. Reserve um tempo para colocar a cabeça no lugar, ver uma série, ler um livro, ouvir música, dançar, pintar, cuidar dos pets etc. Isso vai trazer um descanso para a mente, diminuir o estresse e renovar suas energias.

- Procure ajuda. Se não estiver se sentindo bem, procure ajuda. Pode ser um amigo, familiar, professor ou um profissional de psicologia. Algumas vezes precisamos desabafar, ser compreendido e ouvido. Por isso seja também uma rede de apoio, esteja disposto a ajudar e fale da importância da saúde mental, auxiliando na construção do debate.

O APSI foi criado para propiciar o bem-estar à comunidade acadêmica da UENP e promover a saúde mental dentro e fora da Universidade. Por isso é muito importante ter apoio nos trabalhos realizados. Conheça mais sobre o APSI, acompanhe nossas redes sociais, compartilhe os posts, mande sugestões de conteúdos e participe das atividades propostas.

 

Fonte: MACHADO, Yane Ferreir et al. Saúde mental na Universidade: cartilha informativa. Juazeiro do Norte: Universidade Federal do Cariri.,2020. VENTURINI, Ernesto; GOULART, Maria Stella Brandão. Universidade, solidão e saúde mental. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v.4, n. 2, p.94-115, jul./dez. 2016.

https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18985/15985

https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2021/01/PRAEUFCA-Cartilha-informativa-sobre-sa%C3%BAde-mental-na-universidade-29.01.2021.pdf