Metodologia de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
Carga horária: 30 | Teórica: 20 | Prática: 10 | Total: 30
Ementa: Paradigmas de pesquisas científicas. Pesquisa Qualitativa em Estudos da Linguagem. Posturas epistemológicas e pesquisa em formação de professores de línguas. Planejamento de pesquisa qualitativa. Métodos de pesquisa qualitativa. Coleta e geração de dados. Análise de dados. Linguagem científica e estilo de relato. Tipos de. Levantamento bibliográfico. Especificidades do trabalho científico (validade, confiabilidade, normatização e plágio e ética na pesquisa). Projeto de pesquisa e artigo científico.
Língua Inglesa para a Sala de Aula
Carga horária: 30 | Teórica: 0 | Prática: 30 | Total: 30
Ementa: Desenvolvimento de proficiência do professor em formação continuada para prática dialógica da linguagem em sala de aula de língua inglesa.
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa
Carga horária: 30 | Teórica: 15 | Prática: 15 | Total: 30
Ementa: Estudo, análise e descrição do sistema fonético e fonológico da Língua Inglesa. Aspectos segmentais e suprassegmentais. Fonética acústica, articulatória e auditiva. Gêneros textuais orais de contextos reais e aplicações ao ensino. Variação linguística (sotaques). Pronúncia de falantes brasileiros.
Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa para o Público Infantil e Juvenil
Carga horária: 30 | Teórica: 20 | Prática: 10 | Total: 30
Ementa: Estudos teóricos e práticos e suas implicações para do ensino de língua inglesa para crianças e jovens. Métodos e abordagens de ensino. Propostas didáticas de instrumentalização profissional para atuação em contexto de educação infantil e juvenil.
Gramática Avançada da Língua Inglesa
Carga horária: 30 | Teórica: 0 | Prática: 30 | Total: 30
Ementa: Estudo da estrutura e funcionamento da língua inglesa, com foco em aspectos morfossintáticos em nível avançado. Gramática no texto. Procedimentos de análise linguística.
Linguística Aplicada e Ensino de Língua Inglesa
Carga horária: 45 | Teórica: 30 | Prática: 15 | Total: 45
Ementa: Tendências contemporâneas no ensino, aprendizagem e formação de professores de língua inglesa; Papel da língua inglesa na sociedade contemporânea e implicações pedagógicas (ex. Inglês como língua franca, língua global, língua estrangeira, língua adicional); gêneros textuais/discursivos; linguística aplicada crítica; identidade do professor, questões étnico-raciais, culturais, políticas linguísticas.
Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa
Carga horária: 30 | Teórica: 20 | Prática: 10 | Total: 30
Ementa: O ensino-aprendizagem de línguas em contextos digitais. O real e o virtual no ensino/aprendizagem. O sujeito/aluno e seu espaço no mundo virtual. Cibercultura e suas implicações na escola. Práticas de letramentos digitais e aprendizagem (formal e informal) de línguas. Projetos de ensino em LI e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação.
Multiletramentos nas Práticas de Linguagem em Inglês
Carga horária: 60 | Teórica: 10 | Prática: 50 | Total: 60
Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais em contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística.
Literaturas de Língua Inglesa e Ensino
Carga horária: 45 | Teórica: 30 | Prática: 15 | Total: 45
Ementa: Elementos dos textos poéticos, dramáticos e narrativos em língua inglesa. Literaturas de língua inglesa contemporâneas. Literaturas de língua inglesa de minorias. Ensino de inglês e literatura(s) em uma perspectiva decolonial.
Material Didático para o Ensino de Língua Inglesa
Carga horária: 30 | Teórica: 15 | Prática: 15 | Total: 30
Ementa: Estudo do referencial teórico-metodológico sobre a produção de material didático para o ensino de língua inglesa. Abordagens, concepções de linguagem e critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Análise e avaliação de materiais didáticos de língua inglesa em suportes impressos e digitais. Elaboração de material didático para o ensino de língua inglesa.