Escolha o assunto
- Regulamento de Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Comitês de Ética
- Comissões de Pesquisa
- Participação em Eventos
- Trâmite de Projeto de Pesquisa
- Alteração de fluxograma de trâmite de projeto - período de Pandemia (revogado pelo Ato Executivo 015/2020)
- Formulários - Instrução de Serviço 005 2020
- Termo de confidencialidade e sigilo
- Fluxograma - projetos de pesquisa - Regulamento 2019
- Fluxograma - relatório final de projeto de pesquisa - Regulamento de 2015
COMO SOLICITAR O CERTIFICADO DE PROJETO DE PESQUISA?
- Os certificados somente poderão ser solicitados pelo professor coordenador do projeto de pesquisa.
- As solicitações devem ser enviadas para o e-mail da Diretoria de Pesquisa ().
- No e-mail, o coordenador deve enviar:
- arquivo de relatório final do projeto do SECAPPE em PDF;
- assinatura digitalizada do coordenador em formato JPG.
- O prazo para publicação dos certificados será de 45 dias, sendo que esta contagem se iniciará após o envio de todos os documentos.
Oficina: Pesquisa científica: como planejá-la?
Oficina: Ética na Pesquisa
Minicurso: Atuação do Comitê de Ética em Pesquisa no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Ementa: Como enviar o projeto de pesquisa ou extensão envolvendo animais, considerando os 3R e o Bem Estar Animal. Importância da responsabilidade técnica do médico veterinário, especialmente na questão da eutanásia.
Ministrante: Professora Dra. Mariza Fordellone Rosa Cruz e Professora Dra. Claudia Yurika Tamehiro - UENP-CLM/CEUA.
Minicurso: Como estudar? A ciência explica.
Ementa: Investir tempo de qualidade para os estudos é uma necessidade nos diferentes níveis educacionais e áreas do conhecimento. No entanto, as escolhas dos estudantes, comumente têm como base suas próprias experiências, crenças e intuições. Ou seja, a maioria dos estudantes desconhecem as melhores maneiras de estudar e por isso tendem a optar por estratégias de baixa utilidade (e.g. releitura, realce de texto, anotações) ou implementadas de maneira menos eficaz, que proporcionam aprendizagens de curta duração. Diante disso, um caminho benéfico é apontar quais estratégias são mais eficientes e como utilizar essas técnicas de estudo preferidas, de modo a promover um aprendizado eficaz com base em evidências da ciência da aprendizagem.
Ministrantes: Professora Roberta Ekuni de Souza; Professora Lisandra Tamires Mendonça; Professora Anne Caroline Borba da Silva (UENP/CLM-CCB)