UENP participa do II Seminário Nacional do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Sábado, 01 Novembro 2014 11:28

Os Professores Alfredo Moreira da Silva Júnior e Aécio Rodrigues de Melo, respectivamente, coordenador geral e coordenador adjunto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na UENP, participaram, nos dias 20 e 21 de outubro, do 2° Seminário Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o evento, os coordenadores das 56 Universidades Envolvidas no Pacto expuseram suas experiências, fizeram um balanço sobre a primeira etapa do Programa, bem como iniciaram o planejamento da segunda etapa com término previsto para julho de 2015.

Na primeira etapa do programa, foram discutidos os problemas e desafios enfrentados pelos educadores no Ensino Médio e beneficiados. Cerca de 320 mil professores dos 26 Estados e do Distrito Federal. Na segunda etapa, os participantes discutirão as possibilidades para as novas diretrizes curriculares e o próprio modelo de ensino médio. Para tanto, além das discussões nas escolas o debate no âmbito das universidades deve ser expandido para os demais programas que envolvem a educação básica como o PARFOR, PIBID e PRODOCÊNCIA.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes, enfatizou em seu discurso, na abertura do evento, que todas as Universidades Paranaenses tiveram seu início a partir dos cursos de licenciatura e que o Pacto pelo Ensino Médio é de suma importância no fortalecimento desses cursos. O secretário destacou ainda o compromisso das universidades enquanto centros de formação e de capacitação de professores e a relevância em participar das discussões acerca das mudanças na educação básica.