UENP participa de reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental

Sábado, 01 Novembro 2014 11:44

O professor-doutor Jorge Sobral da Silva Maia, diretor de Pós-graduação da UENP, participou, nos dias 09 e 10 de outubro, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Oficina da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA. Na atividade estavam os representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria de Educação, Ministério Público Estadual e representantes das Instituições de Ensino Superior do Paraná (IES).

A oficina teve por objetivo a elaboração do Termo de Referência para levantamento da realidade socioambiental junto as IES considerando as dimensões do espaço físico, gestão democrática e organização curricular mencionadas na Deliberação 04/2013 que trata das Normas estaduais para a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, com fundamento na Lei Federal nº 9.795/1999, Lei Estadual nº 17.505/2013 e Resolução CNE/CP nº 02/2012.

Durante o evento, discutiu-se também a organização da CIEA no Paraná. Segundo o Documento Técnico do órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente as "CIEAs são colegiados estaduais que têm como missão mais ampla propor as diretrizes da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental, coordenando e interligando as atividades relacionadas à educação ambiental".

Conforma desta o documento, "as Comissões são uma realidade em praticamente todas as unidades federativas do país e são formadas por representantes do poder público e da sociedade civil. Neste espaço de diálogo é possível iniciar o exercício ético e participativo, proposto pela educação ambiental emancipatória". No texto, destaca-se também que "O fomento às CIEAs passa pelo estímulo ao trabalho conjunto das instâncias governamentais: federal, estadual, municipal, em consonância com os anseios e propostas da sociedade civil, para a disseminação e enraizamento da educação ambiental em todo o território nacional".

De acordo com o professor Jorge Sobral, os trabalhos também possibilitaram o início da elaboração de Instrumento de verificação das condições socioambientais da IES de forma a identificar as demandas para a construção de Universidades sustentáveis no estado do Paraná.

Última modificação: Sábado, 01 Novembro 2014 11:47