Bolsistas da UENP participaram de Seminário Estadual do PIBID

Quinta, 06 Novembro 2014 16:56
Renan William Silva de Deus (foto) é um dos cerca de 90 bolsistas PIBID-UENP que participou do II Seminário Estadual, em Foz do Iguaçu Renan William Silva de Deus (foto) é um dos cerca de 90 bolsistas PIBID-UENP que participou do II Seminário Estadual, em Foz do Iguaçu

Nos dias 23 e 24 de outubro, cerca de 90 bolsistas que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), participaram do II Seminário Estadual do PIBID, em Foz do Iguaçu. A programação geral do evento contou com palestras, mesas redondas, sessões de relatos de vivências e experiências, sessões de comunicações e apresentação de pôsteres.

Acadêmicos, professores da rede básica e professores das licenciaturas da UENP envolvidos do Programa expuseram seus trabalhos via comunicação oral e banners, apresentando os resultados de suas experiências adquiridas nas práticas docentes. Ao todo, 30 trabalhos foram apresentados.

Para a coordenadora institucional do PIBID na UENP, professora-doutora Carla Holanda da Silva, a participação da Universidade no evento, que foi custeada pela CAPES e UENP, foi importante para promover e divulgar os trabalhos realizados nas escolas do Norte Pioneiro, além de inserir a Instituição no cenário da licenciatura paranaense. "Agradecemos a CAPES e a própria UENP por possibilitar essa oportunidade única na vida acadêmica de todos os envolvidos nesse projeto. A participação no evento foi muito importante para as nossas atividades pibidianas, além de ser fundamental para colocar a UENP em destaque no âmbito da licenciatura paranaense", afirmou.

O Seminário objetivou socializar os trabalhos realizados no PIBID, destacando-se os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores, os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os estágios curriculares, as políticas afirmativas e as experiências vividas no cotidiano das escolas públicas da Educação Básica.

O evento, como explica Carla Holanda, abordou os trabalhos de forma interdisciplinar, com a interação entre os bolsistas professores das Instituições de Ensino Superior (IES), professores da Educação Básica e os alunos das licenciaturas com o intuito de conhecer, divulgar e analisar os diversos impactos deste programa no Paraná.