UENP tem 10 projetos aprovados no Programa Universidade Sem Fronteiras

Quarta, 12 Novembro 2014 15:55

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) divulgou, na última semana, o resultado da seleção dos projetos de extensão do Programa Universidade Sem Fronteiras. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) obteve a aprovação de 10 projetos vinculados às áreas de "Apoio à Saúde", "Apoio à Agricultura Familiar e Agroecologia", "Apoio às licenciaturas, Incubadora dos Direitos Sociais e Diálogos Culturais".

Vinculados ao subprograma "Diálogos Culturais", foram aprovados os seguintes projetos: "Acessibilidade e inclusão: rádio web universitário como ferramenta de inclusão digital de pessoas cegas, com baixa visão e surdas", da professora Sônia Maria Dechand Brochado; "Capacitação tecnologia das organizações econômicas do terceiro setor", do professor Carlos Cesar Garcia Freitas e "Cinema e comunidade: implementação de espaço de cultura", do professor Thiago Alves Valente.

Os projetos "Capacitação para profissionais de enfermagem da atenção hospitalar, unidades básicas de saúde e usuários dos SUS: Ações educativas em saúde em um município do Norte do Paraná", da professora Juice Ishie Macedo; "Saúde Agora", da professora Berlis Ribeiro dos Santos Menossi; e "Implementação de ações de promoção, prevenção e indicação de tratamento na saúde bucal na cidade de Santa Amélia-PR", do professor João Lopes Toledo Neto, foram aprovados e integram o subprograma "Apoio à Saúde".

A UENP teve aprovado ainda os projetos "Certificação e registro de queijos artesanais produzidos em propriedades de agricultura familiar", do professor Eder Paulo Fagan; e "Peixe, uma possibilidade de aumento de renda para o pequeno produtor", do professor Sandremir de Carvalho, direcionados ao subprograma "Agricultura Familiar e Agroecologia".

Foram aprovados também "Despertando jovens talentos com conhecimento da computação", cuja autoria é do professor Ederson Marcos Sgarbi, vinculado ao subprograma "Apoio às licenciaturas" e "Educação em Direitos Humanos", do professor Fernando de Brito Alves, do subprograma "Incubador dos Direitos Sociais".

Todos os projetos aprovados realizarão, em breve, a seleção de bolsistas nas modalidades recém-formado e estudante de graduação. Os editais estarão disponíveis no site da UENP no link da PROEC.

Universidade Sem Fronteiras

O Universidade Sem Fronteiras teve início em 2007 e foi instituído em 2010 por meio da Lei 16.643 como política pública de Estado, tendo como objetivo o desenvolvimento de projetos de extensão, prioritariamente, em municípios paranaenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e bolsões de pobreza.

As ações são realizadas por meio de equipes multidisciplinares compostas por professores, estudantes de graduação e profissionais recém-formados (até três anos) das IES e instituições parceiras envolvendo diferentes áreas do conhecimento.

Acesse a lista de Projetos do Programa Universidade Sem Fronteiras

Última modificação: Quarta, 19 Novembro 2014 11:34