Fátima Padoan participa do 55° Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM

Sexta, 14 Novembro 2014 10:45 por Assessoria de Comunicação Social

A reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, participou, na última semana, do 55° Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizado em Fortaleza, Ceará. O evento foi realizado pela ABRUEM em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Na solenidade de abertura, houve a entrega de placa de agradecimento pela realização do evento aos reitores da UVA, UECE e URCA. Na ocasião, foi entregue também o diploma de associado honorário aos ex-reitores: Julio Santiago Prates Filho (UEM), Maria Lucia Teixeira Borges (UEAP), Nádina Aparecida Moreno (UEL) e José Teodoro Soares (UVA - URCA).

Durante o primeiro e segundo dia de Fórum (5 e 6 de novembro), a reitora Fátima Padoan participou de palestras que apresentaram os relatos de experiências das IES do Estado do Ceará e da Abruem; de debates que tiveram como temas: o "Novo Marco Regulatório da EaD no Brasil", "Evasão em cursos de graduação: a realidades das IES filiadas à Abruem", "Financiamento da Extensão Universitária".

Já no terceiro dia do evento, sexta-feira, 7, a reitora participou de vários debates que trouxeram para discussão diversos temas como: as "Perspectivas de ações da frente parlamentar em apoio às IES da Abruem", a "Avaliação de internacionalização e da mobilidade das IES da Abruem", a "Implementação de novos cursos de medicina e ampliação de vagas de cursos existentes", e "O PNG e a qualificação da pós-graduação nas IES da Abruem: formação de rede e outras estratégias para diminuição das assimetrias".

Para a reitora da UENP, o evento foi muito importante, pois possibilitou a troca de experiências entre IES do Brasil todo. Fátima Padoan ressaltou ainda que "O Fórum da ABRUEM permite a ampliação de horizontes em relação à educação superior no Brasil. As reuniões versadas sobre os mais diversos temas são de extrema importância para a conquista de novos espaços e investimentos para as universidades estaduais e municipais. A UENP buscará sempre ampliar sua participação junto à ABRUEM por entender que este é também um caminho essencial para destacar ainda mais sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão".

Última modificação: Segunda, 17 Novembro 2014 11:17