Estão abertas as inscrições para o Projeto “Euro-Brazilian Windows”

Terça, 25 Novembro 2014 16:23

O projeto, lançado em 31 de outubro na UFRGS, é composto por 20 Instituições de Ensino Superior europeias e brasileiras e por 10 instituições associadas é oferecido pelo programa da Comissão Europeia Erasmus Mundus.

O convênio vai disponibilizar cerca de 151 bolsas de estudos, com valores mensais entre 1.000 e 2.500 euros, além de passagens e taxa de matrícula, para estudantes e servidores de diversas universidades brasileiras. Como destino, dez instituições europeias, localizadas em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Letônia, França, Suécia e Malta.

A Universidade do Porto (Portugal) é a coordenadora do EBW +, sendo a UFRGS a instituição co-coordenadora. Educação e Formação de professores (exclusivo para alunos de graduação), Engenharia e Tecnologia e Artes Criativas (Música, Design, Dança e Cinema) são as áreas contempladas pelo programa.

Como requisito básico para participar, é necessário ter nacionalidade brasileira e conhecimento suficiente do idioma de ensino das instituições a que se candidata ou do inglês.

A UENP integra o projeto como Universidade Associada. Portanto, são elegíveis:

• Estudantes de graduação (grupo-alvo 03) das áreas de Educação, Formação de Professores, Engenharia, Tecnologia e Artes criativas (música, design, dança e cinema)

• Pessoal docente (grupo-alvo 02) das áreas de engenharias, tecnologia, artes e design;

• Pessoal administrativo (grupo-alvo 2) das áreas de relações internacionais, serviços acadêmicos, novas tecnologias, comunicação e imagem

O projeto prevê 151 mobilidades do Brasil para a União Europeia. Com estas bolsas, estudantes, pesquisadores e membros de pessoal acadêmico e administrativo podem realizar um período de estudos, pesquisa ou trabalho em uma das instituições parceiras.

Mais informações sobre o programa Erasmus Mundus e sobre o projeto Euro-Brazilian Windows podem ser obtidas no site da EBW +.

Convidamos os interessados a assistir às palestras informativas nos seguintes dias:

Campus de Cornélio Procópio

Data: 27/11/2014 – Quarta-feira