UENP RECEBE TREINAMENTO PARA INICIAR A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ACADÊMICO

Segunda, 04 Junho 2012 10:26

A Universidade Estadual do Norte do Paraná deu início, na última semana, ao processo de implantação do Sistema Acadêmico da UENP.

De acordo com o Regimento Geral, o Sistema Acadêmico da UENP deve ocorrer sob a supervisão do Gabinete da Reitoria, representado pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Rinaldo Bernardelli Junior, a partir da parceria entre o Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, representado pelo Prof. Wellington Della Mura – Coordenador do NTI/UENP, e a Pró-Reitoria de Graduação, representada pela Profa. Ana Rita Levandovski – Pró-Reitora de Graduação.

O Sistema Acadêmico da UENP será implantado em parceria com a Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR, por meio do Sistema de Gestão do Ensino Superior – SIGES.

Vale destacar que o SIGES é fruto de uma ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná - SETI, que, em parceria com a CELEPAR, visa auxiliar as Universidades na formatação da gestão acadêmica, conforme consta do Manual SIGES:

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI e a Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR, dão um importante passo para operacionalização do Sistema de Gestão do Ensino Superior – SIGES. Seu principal objetivo é a informatização das atividades realizadas pelas faculdades, para cadastrar, matricular e administrar a vida acadêmica de seus alunos, o que envolve, entre outros itens, o registro e controle de frequência, avaliações e emissões de documentos como boletim escolar, ficha individual, entre outros. (SIGES, 2011)

Os estudos para desenvolvimento do Sistema Acadêmico da UENP iniciaram-se em 2011, de modo que durante esse período foram realizadas inúmeras reuniões entre a UENP e a CELEPAR a fim de que o futuro Programa atenda as necessidades administrativas e estudantis da Universidade.

No âmbito da UENP, a implantação do Sistema Acadêmico acontecerá de forma gradativa, com previsão de implantação no Campus de Jacarezinho durante o ano letivo de 2012 e nos demais Campus a partir do ano letivo de 2013.

Nos dias 30 e 31 de maio de 2012, o Campus de Jacarezinho participou do primeiro Treinamento para iniciar a implantação do Sistema Acadêmico. O Treinamento foi ministrado pelo Instrutor Marcelo Born, representante da SIGES.

O diretor Dr. Fabio A. N. Martini diz que esta ação, associadas a outras ações visam melhorar e atualizar o acesso de informações entre a reitoria, campus, centros, docentes e discentes no que diz respeito a informações acadêmicas. Com isso haverá maior agilidade nos lançamentos e consultas da situação do aluno na UENP.

Participaram do Treinamento:

Pró-Reitoria de Graduação:

Profa. Dra. Luci Monçato - Diretora de Administração do Ensino – DAE

Luiz Fernando de Farias – Chefe da Divisão de Documentação – DAE

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação:

Eduardo Rodrigues Andrade – Chefe da Divisão de Admissão e Registro Acadêmico

Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI/UENP:

Prof. Esp. Wellington Della Mura – Diretor do NTI

Campus de Jacarezinho:

Silvia Borba Zandoná Cadenassi – Chefe da Divisão Acadêmica do Campus

Técnicos Administrativos do Campus de Jacarezinho:

André Luiz da Silva Cazula

Maria Cecília Abdalla Thabet

Marli Crepaldi do Vale

Shirley Lorejan Bonfim

Terezinha do Carmo Bueno

Terezinha Lourenço da Rosa

Representantes do NTI do Campus de Jacarezinho:

Anderson Tunes Fonseca

Junior Vitório

O cronograma para implantação do Sistema prevê para os próximos meses a alimentação dos dados relativos aos estudantes do Campus de Jacarezinho, de forma gradativa, com vista a viabilizar a utilização do sistema entre o corpo docente e discente desse Campus até o final do ano letivo de 2012.

Última modificação: Quinta, 23 Agosto 2012 10:32