Estado libera orçamento de custeio e retira Meta 4 de pacote

Quarta, 25 Fevereiro 2015 09:46 por Assessoria de Comunicação Social
Governo deverá realizar o pagamento do terço de férias dos docentes e dos agentes universitários em parcela única, na folha salarial de março Governo deverá realizar o pagamento do terço de férias dos docentes e dos agentes universitários em parcela única, na folha salarial de março

A partir da tarde desta quarta-feira, 25, o Governo do Paraná deverá liberar o orçamento de custeio de todas as universidades estaduais, de acordo com as necessidades de cada instituição. A notícia foi anunciada na tarde de ontem durante reunião entre os reitores das sete universidades do Estado com o governador Beto Richa e o secretário da SETI, João Carlos Gomes. Durante o encontro, foi acordado ainda a retirada da exigência de inclusão das universidades no sistema Meta 4, conforme previsto inicialmente no pacote de medidas proposto pelo Executivo Estadual.

Como resultado da reunião, ficou previsto ainda o arquivamento do projeto de alteração do sistema previdenciário estadual e criação de grupo de estudos, em parceria com o Ministério Público Estadual, para discutir o assunto; o pagamento do terço de férias dos docentes e dos agentes universitários em parcela única, na folha salarial de março e adiamento do debate sobre a divisão dos recursos de Ciência & Tecnologia. Conforme atribuições da reunião, o Estado deverá retomar os processos de nomeação de novos professores e agentes universitários a partir de março.

Na pauta, destaca-se ainda a necessidade de criação de um Grupo de Trabalho (GT) com vistas à formatação de projeto sobre a Autonomia Universitária das instituições. Sobre o assunto, em nota encaminhada pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), informa-se que GT terá prazo de 120 dias, com possibilidade de prorrogação, se necessário, para concluir os estudos que visa à elaboração do projeto de autonomia. O Grupo deverá ser coordenado pelo secretário João Carlos Gomes, e composto pelos reitores e por representantes da Secretaria da Fazenda e dos sindicatos de servidores das instituições de ensino (docentes e agentes universitários).

Sobre os avanços nos pontos discutidos, a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, ressalta que "As negociações foram extremamente importantes para UENP, pois viabiliza a continuidade dos trabalhos e nos possibilita certa tranquilidade para olhar adiante e continuar lutando por nossa Universidade". Fátima informou que o Governo do Estado garantiu a imediata contração de professores aprovados por teste seletivo realizado neste ano, docentes que também atuarão no curso de Odontologia da Universidade. Em nota emitida pelos reitores das sete universidades, salienta-se como de fundamental importância para as conquistas os movimentos e manifestações públicas realizados nos últimos dias pela comunidade universitária paranaense.

Participaram da reunião, além da reitora da UENP, os reitores das universidades estaduais de Maringá (UEM), Mauro Luciano Baesso; de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Sant'Anna Vargas; do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff; da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo; e de Londrina (UEL), Berenice Quinzani Jordão.

Última modificação: Quarta, 04 Março 2015 15:00