Encontro do Pibid reúne cerca de 450 bolsistas em Jacarezinho

Segunda, 16 Março 2015 10:47
Evento contou com meses redondas, exposições, apresentações de trabalhos desenvolvidos pela coordenadoria e por bolsistas Evento contou com meses redondas, exposições, apresentações de trabalhos desenvolvidos pela coordenadoria e por bolsistas

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na sexta feira, 13, o III Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão PIBID – UENP: desafios e perspectiva. O evento, que aconteceu no Campus de Jacarezinho, reuniu cerca de 450 bolsistas dos três campi da Universidade, além dos coordenadores e supervisores do projeto.

O Encontro teve como finalidade elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da UENP, bem como, estreitar as relações entre a UENP e as escolas públicas, oportunizando ações de parceria na formação inicial e contínua de professores. O evento contou com meses redondas, exposições, apresentações de trabalhos desenvolvidos pela coordenadoria e pelos próprios bolsistas dos subprojetos.

No período da manhã, o encontro reuniu palestras dos coordenadores do PIBID na instituição, com o tema "PIBID: transformação em formação", além de apresentação do Comando de Greve da UENP. À tarde, ocorreram reuniões especificas entre os cursos do programa, em salas isoladas, para exposição dos trabalhos, dos resultados e das dificuldades na realização dos projetos. Após a partilha de experiências, ocorreram apresentações de comunicação oral, com artigos científicos sobre as práticas dispostas pelas salas.

A professora-doutora Carla Holanda da Silva, durante o evento, fez o comunicado do seu encerramento de gestão como coordenadora institucional do Pibid na UENP. Emocionada, a professora agradeceu a participação dos professores e alunos, afirmando que, sem eles, o trabalho dela não teria a relevância que alcançou.

O PIBID NA UENP

O Pibid é o maior programa de bolsas da UENP. Na Universidade, há 16 subprojetos com 378 bolsistas de iniciação à docência (licenciandos), 69 bolsistas de supervisão (professores da rede básica de ensino) e 32 coordenadores (professores da UENP), sendo que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, gerenciado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Última modificação: Quarta, 25 Março 2015 14:21