Reitora da UENP participa de reunião com ministro Aldo Rebelo

Quinta, 16 Abril 2015 18:27 por Assessoria de Comunicação Social
Reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, após reunião em Brasília Reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, após reunião em Brasília

A reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, participou, na quarta-feira, 15, em Brasília-DF, de reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o deputado Sandro Alex (PPS-PR). O encontro, que reuniu também os reitores Aldo Bona (Unicentro), Berenice Jordão (UEL), além de outros 16 dirigentes de instituições públicas de ensino filiadas à Abruem, aconteceu visando o fortalecimento das universidades estaduais e municipais por meio de maior aporte do Governo Federal.

Na reunião, os dirigentes solicitaram que os editais abertos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) não façam distinção entre as instituições de ensino superior, possibilitando, dessa forma, que as universidades estaduais e municipais possam participar dos editais ligados ao MCTI. O deputado Sandro Alex defendeu a posição da Abruem, declarando que "essas instituições pleiteiam uma igualdade em relação às federais, até porque isso favoreceria a ciência e tecnologia como um todo e interiorizaria ainda mais os projetos do governo federal". "Eu tenho certeza que o País vai sair ganhando com essa possível alteração e um contato maior com esses pesquisadores", afirmou.

Aldo Rebelo se mostrou favorável à participação e afirmou que irá avaliar com sua equipe quanto às questões técnicas da participação das instituições estaduais e municipais e que dará retorno aos dirigentes. A reitora da UENP ressaltou os trabalhos realizados pela Abruem e a atenção dispensada pelo ministro. "Aldo Rebelo se posicionou de maneira positiva em relação às solicitações, o que gerou boa e grande expectativa para que tenhamos maior apoio do governo Federal para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia das nossas instituições", destacou a reitora.

Última modificação: Quinta, 16 Abril 2015 18:30