UENP busca parceria com Ministério da Saúde para curso de Odontologia

Quarta, 29 Abril 2015 17:11
Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, sugeriu convênio entre UENP e Ministério da Saúde Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, sugeriu convênio entre UENP e Ministério da Saúde

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na tarde de terça-feira, 28, reunião com o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. O encontro, realizado em Brasília, foi mediado pelo deputado Federal Alex Canziani. A reunião, que contou com a presença da reitora da UENP, Fátima Padoan, do diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Martini, e do pró-reitor de Planejamento, Bruno Galindo, teve o objetivo de buscar convênios para custear o recém-criado curso de Odontologia da Universidade.

Durante a reunião, Pucca sugeriu que a UENP se credencie junto ao GraduaCEO, programa do Ministério da Saúde que financia gastos de custeio para ampliar a oferta e o acesso da população às ações e serviços de saúde bucal no SUS (programa Brasil Sorridente) e qualificar os serviços de saúde bucal através da incorporação das clínicas odontológicas das Instituições de Ensino Superior na Rede de Atenção à Saúde. De acordo com o representante do Ministério da Saúde, os repasses mensais variam de R$ 25.200,00 a R$ 103.320,00, dependendo do número de alunos matriculados. A contrapartida exigida é que a universidade cumpra um determinado número de procedimentos clínicos anuais e integrar os atendimentos ao gestor de saúde municipal.

Segundo a reitora Fátima Padoan, a reunião teve importância estratégica para o direcionamento de novas ações direcionadas ao curso de Odontologia da Instituição. "Desde a implantação da Odontologia na UENP, temos a preocupação com o custeio do novo curso, que necessita de grandes investimentos para que se tenha garantido seus instrumentais e insumos para realização de atendimentos". "A Odontologia da nossa universidade, além de se comprometer com a formação de um profissional com perfil social, irá atender importante demanda de toda nossa região e por isso temos buscado estreitar o diálogo com os governos estadual e federal para garantir o total sucesso das futuras ações".

O diretor Fábio Martini salienta que a reunião realizada com coordenador de Saúde Bucal deverá auxiliar no planejamento de ações para curso nos próximos anos. "A reunião nos apresentou mais caminhos a serem trilhados para que tenhamos todas as condições necessárias para ofertar aos nossos estudantes um curso de excelência". Participaram também da reunião os diretores dos campi de Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira, e Luiz Meneghel – de Bandeirantes, Éderson Marcos Sgarbi.

Última modificação: Quarta, 29 Abril 2015 17:15