UENP apresenta reivindicações à bancada federal do Paraná no Congresso Nacional

Sexta, 29 Mai 2015 18:00 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para a dir) Fabiano Gonçalves Costa (vice-reitor), Diego Garcia (deputado federal), João Arruda (deputado federal), Fátima Padoan (reitora), Bruno Galindo (pró-reitor de Planejamento); reunião destacou necessidades para ampliação e modernização da estrutura da UENP (Da esq. para a dir) Fabiano Gonçalves Costa (vice-reitor), Diego Garcia (deputado federal), João Arruda (deputado federal), Fátima Padoan (reitora), Bruno Galindo (pró-reitor de Planejamento); reunião destacou necessidades para ampliação e modernização da estrutura da UENP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) apresentou, na última semana, à bancada federal do Paraná no Congresso Nacional, reivindicações para investimentos na Instituição. Na reunião, agendada a pedido do deputado federal Diego Garcia, foram destacadas necessidades para ampliação e modernização da estrutura universitária. Participaram da reunião, a reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, o vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa, o pró-reitor de Planejamento, Bruno Galindo, e os diretores dos campi de Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira; de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini; e Luiz Meneghel, Éderson Marcos Sgarbi.

Durante a reunião, o pró-reitor de Planejamento, Bruno Galindo, destacou a missão da universidade de auxiliar no desenvolvimento regional, ressaltando seu crescimento em projetos acadêmicos e de extensão nos últimos anos. O pró-reitor falou também sobre falta de investimentos em recursos humanos e infraestrutura que não acompanharam o progresso da Instituição e tem comprometido os trabalhos realizados pela Universidade. "Somente em projetos de ensino, pesquisa e extensão, saltamos de 241, em 2008, para 464, neste ano. Em contrapartida, o número de agentes universitários continua o mesmo", exemplifica Bruno.

Na apresentação, o pró-reitor mostrou os investimentos necessários para o desenvolvimento de cada campus. Sobre os campi de Jacarezinho e Cornélio Procópio, Bruno destacou o objetivo de unificação das unidades, visando otimizar recursos e melhorar estrutura. Para o Campus Luiz Menegehel, de Bandeirantes, ele pontuou sobre a necessidade de melhoria e ampliação dos espaços. "Investimentos nesse sentido possibilitarão novos cursos de mestrado, melhoras na pesquisa, no ensino e na extensão, como também nosso atendimento à comunidade interna e externa. Sem investimentos, nosso crescimento ficará comprometido nos próximos anos", afirma Bruno.

"A reivindicação me parece justa e importante para a região Norte do Estado. Importante é realmente analisarmos as necessidades para tentarmos alavancar recursos federais para a universidade, que tem feito um belo trabalho no Paraná", ponderou o deputado federal João Arruda, coordenador da bancada paranaense. O deputado Alex Canziani reafirmou seu compromisso com a Universidade e salientou que a Instituição é um grande fator de desenvolvimento para o Norte do Paraná. "A UENP tem realizado, ao longo dos anos, uma contribuição muito grande à sua região de abrangência e, com certeza, vai continuar viabilizando esse progresso, esse desenvolvimento, contando com nosso apoio, sem dúvida alguma", pontuou o Canziani.

O deputado Diego Garcia destacou a importância da UENP para o norte do Paraná e ressaltou que seu pedido de uma pauta especial para a Universidade teve o intuito de aproximar a Instituição da bancada paranaense. "A UENP é uma instituição muito séria. A Universidade tem campos muito importantes na formação dos nossos jovens, alunos ali da região, do sul do estado de São Paulo e outros Estados do País. É uma universidade muito bem quista, de muita credibilidade, mas que pode ser muito mais beneficiada e contemplada com nosso apoio e nossa ajuda".

Para a reitora da UENP, os trabalhos realizados em Brasília foram de grande importância para a Universidade. "A UENP ganhou visibilidade com esta apresentação realizada à bancada federal do Paraná no Congresso Nacional. Pelo menos 10 deputados acompanharam a reunião, o que representa 33% da bancada do estado. Já os deputados que não participaram, receberão toda documentação e apresentação. Isso deverá refletir em investimentos para a Universidade", pontua Fátima. "Este trabalho que temos realizado junto aos parlamentares tem o intuito de garantirmos uma melhor qualidade dos cursos ofertados pela Universidade", ressaltou a reitora.

Última modificação: Sexta, 29 Mai 2015 18:16