UENP receberá Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho

Quarta, 10 Junho 2015 17:05
UENP receberá Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho Foto: Alfredo

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) receberá, entre os meses de agosto e outubro de 2015, o 31° Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho. A Mostra é uma realização da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, em parceria com a UENP e Sistema Fecomércio SESC/SENAC. As inscrições, que acontecem no Departamento de Cultura do município, seguem até 19 de junho.

Em 2015, o evento, que prevê a premiação R$3.500,00 para o primeiro lugar; R$2.000,00 para o segundo e R$1.000,00 para o terceiro; terá modificações importantes em seu formato. A grande novidade é que, nesta edição, o Salão será realizado nos três campi da UENP: Jacarezinho, Cornélio Procópio e Luiz Meneghel de Bandeirantes. Desse modo, salientam os organizadores, a Mostra irá oportunizar à população das cidades em que ela será exposta, o contato com a obra de artistas de todo o País.

A reitora da UENP, Fátima Padoan, destaca que a Universidade tem firmado importantes parcerias, buscando fomentar a arte da região. "Essa iniciativa, junto a Prefeitura de Jacarezinho, vem reafirmar esse posicionamento da Instituição. Esse evento será de extrema importância para a UENP, que agora passa a fazer parte dessa história". "Sabemos da importância das artes para edificação do Homem e de sua humanidade e a reconhecemos como elemento de sensibilização e transformação do ser. Por isso, não há como dimensionar a importância desse evento ser realizado na UENP, o que irá propiciar à nossa comunidade acadêmica, o contato com a produção artística contemporânea", ressalta a reitora.

O diretor de Cultura da UENP, James Rios, também comentou a participação da Universidade na Mostra e sua importância para a democratização da Arte em contexto acadêmico. "Salientamos a participação da UENP na realização desse evento. A Universidade está inserida em uma região muito rica em história artística e, também por isso, queremos ajudar a difundi-la em âmbito acadêmico", disse. James ressalta os trabalhos da diretoria de Cultura da Prefeitura de Jacarezinho e Sesc e as parcerias realizadas entre as instituições. "Nossa região tem muito a ganhar com esse trabalho conjunto que tem dado excelentes frutos".

Para diretora de Cultura da Prefeitura de Jacarezinho, Suzana Bett Bagio, o salão também ganhará em visibilidade com a mobilidade proposta para este ano. "Com temporadas em Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, aumentamos ainda mais a abrangência do Salão de Artes de Jacarezinho. Assim um número muito maior de pessoas terão acesso às obras". Suzana pontua que o Salão contará com a colaboração da Secretaria Estadual de Cultura na seleção e envio da comissão julgadora. "A retomada deste Salão é imprescindível para Jacarezinho e a determinação em restabelecer a sua importância e referência no calendário cultural do Paraná é nossa meta", declara diretora.

O Salão

Considerado um dos mais importantes salões de artes plásticas do interior do Paraná nas décadas de 1980 e 1990, o Salão de Artes de Jacarezinho busca retomar seu fôlego e importância por meio de uma organização criteriosa, salienta a comissão organizadora.

Nas últimas edições, o Salão trouxe, para Jacarezinho, obras de relevância que transitam pelas mais variadas tendências artísticas, abrindo uma nova perspectiva à Mostra ao incluir o espaço para instalações audiovisuais que promoveram a interatividade das obras com o público.

Calendário do evento

• Inscrições até 19/06/2015 no Departamento de Cultura de Jacarezinho
  • Seleção das obras: 30/06/2015
  • Cerimônia de abertura do 31º Salão acontecerá no dia 17 de agosto no Salão do PDE UENP, em Jacarezinho.
  • Exposição no PDE, Campus de Jacarezinho. De 17/08/2015 até 31/08/2015
  • Exposição – Hall de entrada do Hotel Municipal – Jacarezinho. De 03/09/2015 a 14/09/2015
  • Exposição – SESC Jacarezinho. De 17/09/2015 a 31/09/2015.
  • Exposição em Bandeirantes. De 01/10/2015 a 14/10/2015
  • Exposição em Cornélio Procópio. De 21/10/2015 a 30/10/2015.
  • Para mais informações: (43) 3911 - 3091
Última modificação: Quarta, 10 Junho 2015 18:36