UENP participa de reunião sobre o PDE

Quinta, 16 Julho 2015 12:11

Representantes da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e das Instituições de Ensino Superior se reuniram, na quarta-feira, 8, em Curitiba, para definir encaminhamentos do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). O encontro ainda definiu a criação de um grupo de trabalho para reavaliar o programa. A UENP foi representada na reunião pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo.

A reunião apresentou soluções para questões financeiras e de certificação pendentes do programa de 2013-2014. Ainda foi apresentado um calendário para a retomada das atividades do Programa – a implementação dos projetos nas escolas e a produção de artigo acadêmico.

A formação de um grupo de trabalho irá permitir a discussão de mudanças no atual modelo do programa. “É necessária uma reavaliação, rediscutindo seu formato, sempre com a perspectiva de fortalecer as ações que estão dando certo e rever aquelas que precisam de ajustes com a finalidade de manter a oferta da qualidade do programa”, explicou a secretária de Estado da Educação, Ana Seres. O primeiro encontro deve acontecer até o final de julho.

A nova turma do PDE, que contará com dois mil professores, terá início em 2016. A definição da data foi um acordo em conjunto entre os representantes das Secretarias e os pró-reitores e coordenadores do PDE nas universidades públicas. Devido às greves que ocorreram nas escolas da educação básica e nas universidades estaduais foi preciso repensar o calendário da nova turma do programa.