UENP realiza I Encontro de Integração Pesquisa, Internacionalização, Extensão e Cultura

Terça, 13 Outubro 2015 16:37

Na quarta-feira, 7, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu o I Encontro de Integração: Pesquisa, Internacionalização, Extensão e Cultura. O evento, que reuniu a V Jornada de Iniciação Científica (JOIC), o I Seminário de Extensão e Cultura e o I Encontro de Internacionalização da UENP, foi realizado no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, e contou a participação de cerca de 500 estudantes da Instituição.

O vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, destacou a dimensão que o evento trouxe para a Instituição e a busca incessante que a universidade vem fazendo para integrar todas as suas bases. “No dia de hoje, conseguimos dimensionar a nossa Universidade. O acontecimento da Iniciação Científica foi uma alavanca no crescimento da UENP e a decisão pela união da Extensão, Cultura e Internacionalização, neste evento, foi pautada na indissociabilidade que compreendemos dentre essas instâncias”, pontuou Fabiano.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, Terezinha Esteves, acentuou a importância da JOIC para a divulgação das pesquisas realizadas na Universidade. A Jornada de Iniciação Científica da UENP foi avaliada positivamente pelo comitê externo composto por professores pesquisadores do CNPq. A avaliação, destacou a pró-reitora, mostra o crescente comprometimento de todos os envolvidos para que se alcance excelência no ensino e referência na pesquisa e extensão na UENP.

“O comitê do CNPq fez alguns comentários que nos deixaram extremante orgulhosos, dentre os quais: que viram uma universidade em efervescência, alunos empolgados nas apresentações de seus trabalhos, demonstrando confiança e conhecimento do assunto exposto, o comprometimento dos orientadores ao acompanharem seus orientados e um evento bem organizado, integrado e articulado”, disse Terezinha.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC), Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, o evento proporcionou aos participantes um momento de discussão, debate e reflexão acerca da Extensão Universitária e contribuiu para a formação dos estudantes de graduação. “A PROEC tem buscado zelar pelo seu compromisso social, de forma a contribuir para o desenvolvimento regional, ao atuar na produção do conhecimento científico em suas mais diversas formas”, salientou a pró-reitora.

Durante o evento, ficaram expostos pôsteres e foram apresentados trabalhos dos mais variados projetos e programas de extensão desenvolvidos nos três campi da UENP, como o Programa de Extensão Universitária (PROEXT), Universidade sem Fronteiras (USF) e seus subprogramas, além do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX) e o Programa de Educação Tutorial (PET).

O Encontro de Integração contou ainda com o I Encontro de Internacionalização que teve por objetivo divulgar as ações de internacionalização dos docentes, discentes e agentes universitários da Universidade. “Este Encontro contribuiu de forma efetiva para que se possa avaliar as potencialidades e as fragilidades da universidade, no que se refere à internacionalização”, ponderou Eliane Segati Rios Registro, coordenadora do CRI.

Eliane Segatti comentou ainda sobre a importância de um evento como I Encontro de Integração. “Esse evento representa um marco que simboliza a parceria das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Cultura e da Coordenadoria de Relações. Um encontro como esse, representa o diálogo, em um movimento de colaboração conjunta entre a pesquisa, a extensão e a internacionalização, com vistas ao desenvolvimento da UENP”, disse.

Durante o período da tarde, foram expostos pôsteres sobre as ações já realizadas no âmbito da internacionalização. Durante o dia, a CRI, por meio de um espaço temático que ficou disponível aos participantes do evento, expôs as ações da Coordenadoria, além de apresentar os projetos de mobilidade que a UENP participa. O Encontro também contou com a presença de alunos e professores intercambistas, que falaram de suas experiências internacionais.

Realizado no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, o evento teve início com a mesa redonda “A Integração, Pesquisa, Internacionalização, Extensão e Cultura”, com a participação do vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; do diretor científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos; o diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o professor Rael Bertarelli Gimenez Taffolo, e da diretora de Relações Internacionais da UENP, Eliane Segati Rios Registro.

Participaram do evento também o pró-reitor de Planejamento, Bruno Galindo; a pró-reitora de Graduação, Ana Paula Belomo Castanho; o diretor do Campus Luiz Meneghel, Éderson Marcos Sgarbi; o diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini; a diretora do Campus de Cornélio Procópio, Vanderleia de Oliveira, além de Sirlei Silveira Pinto, representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), diretores de centros, professores e acadêmicos dos três campi.

Última modificação: Terça, 13 Outubro 2015 16:55