Revista Claraboia recebe qualificação pela Capes

Segunda, 19 Outubro 2015 10:19

A Revista Claraboia, dos cursos de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), dos campi de Cornélio Procópio e de Jacarezinho, recebeu Qualis B5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com uma periodicidade semestral de publicação, desde a sua primeira edição em junho de 2014, a Revista Claraboia tem como fonte primordial aportar os artigos e pesquisas contemplando as áreas de Literatura e Linguística. A Revista ainda tem a seção “Farol”, onde alunos de graduação e pós-graduação podem ter seus trabalhos publicados. A equipe de editores-gerentes é formada pelas professoras Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Eliana Merlin Deganutti de Barros, do Campus de Cornélio Procópio (CCP), e as professoras Luciana Brito e Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, do Campus de Jacarezinho (CJ). A revista possui ainda um conselho editorial e científico de pesquisadores das mais diversas universidades do Brasil.

O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes que afere a qualidade dos periódicos científicos. A classificação dos periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C – com peso zero. A CAPES é um organismo do Ministério da Educação do Brasil, responsável também por avaliar cursos de graduação e pós-graduação.

Última modificação: Segunda, 19 Outubro 2015 10:22