UENP sedia 5º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação

Terça, 10 Novembro 2015 22:32

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) sediou, nos dias 5 e 6 de outubro, o 5º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI), no Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes. O evento unificado, realizado anualmente em uma das IES Estaduais do Paraná, teve como objetivo promover o diálogo entre os pesquisadores e divulgar trabalhos tecnológicos desenvolvidos pelos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI das IES Estaduais do Paraná.

O PIBIT, como explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, Terezinha Esteves da Silveira Reis, tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. “Esse processo contribui para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade”, salienta a pró-reitora.

O vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, pontua que as Universidades Paranaenses sempre atuaram em inovação tecnológica, auxiliando o desenvolvimento e aprimoramento de produtos ou novas formas de produção junto aos setores produtivos. “A Inovação Tecnológica é modelada pelas formas dos novos tempos e por estar ligada ao setor produtivo, em muitas das áreas do conhecimento, ela assume uma urgência máxima, muitas vezes aparecendo como um novo nicho de mercado”, destaca. Ele acrescenta ainda que é nesse contexto que tem aumentado a importância da inovação tecnológica dentro das IES. “Para as universidades, essa é uma nova forma de devolver para a sociedade os investimentos que dela recebe, desenvolvendo produtos e novas tecnologias, auxiliando o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento da região onde está inserida”, ressaltou Fabiano.

O Encontro, que reuniu quase 200 apresentações de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos das universidades paranaenses nas diferentes áreas do conhecimento, contou a palestra de abertura “Responsabilidade sócio-ambiental”, proferida pelo professor-doutor Jorge Sobral da Silva Maia, da UENP. O evento contou ainda com a apresentação cultural da Banda Municipal de Música de Cambará regida pelo maestro Carlos Costa. A organização do evento, que teve coordenação geral do diretor de Pesquisa da UENP, Fernando Moreno Silva, contou com a colaboração da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Histórico do EAITI

O EAITI teve sua primeira edição (junto com o 20º EAIC), em 2011, na UEPG. O evento, uma exigência do CNPq para promoção de diálogo entre pesquisadores, teve sua segunda edição em 2012, (junto com o 21º EAIC), na UEM. A terceira edição (ainda vinculado ao EAIC) aconteceu na UNIOESTE, em 2013; e, no ano seguinte, a UNICENTRO sediou a quarta edição do evento (desvinculado do EAIC). Neste ano, a UENP recebeu o Encontro que terá sua próxima edição em 2016 na Universidade Estadual de Londrina.

Última modificação: Terça, 10 Novembro 2015 22:38