Professor da Espanha realiza intercâmbio na UENP

Quinta, 06 Setembro 2012 15:11

O professor doutor Ángel Cobacho López, da Universidade de Murcia, na Espanha, realiza intercâmbio na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O docente, que chegou à instituição no final de agosto para ministrar a disciplina de "Teorias da Constituição" como professor visitante no curso de mestrado em Ciência Jurídica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), campus de Jacarezinho, permanecerá na UENP até dia 12 de setembro, quando participará do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito, promovido pelos Programas de Pós-graduação em Direito da UENP, do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR e do Centro Universitário de Bauru - ITE.

Pesquisador destacado pela dedicação à docência universitária desde 2003, Ángel é reconhecido também por numerosas publicações, dentre as quais se destacam: "Matrimônio Civil" e "Matrimônio Canônico na Espanha durante a restauração bourbônica" (Tirant Lo Blanch-Editum, 2010) e, ainda, pelo grande número de artigos e participações em revistas jurídicas, e congressos nacionais e internacionais.

Na noite de terça-feira, 4, Ángel esteve no Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), campus Jacarezinho (CJ), para falar sobre a cultura de seu país de origem aos alunos do curso de graduação em Letras. A palestra, realizada no auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), reuniu cerca de 80 acadêmicos que tiveram oportunidade de conversar com o professor.

Sobre o intercâmbio possibilitado pela visita de Ángel, a professora doutora Neriney Meira Carneiro Bellini, coordenadora do curso de Espanhol do CLCA CJ, ressalta: "É muito relevante para o aluno de espanhol esse contato com um professor daquele país. Ouvir um nativo falando o espanhol e poder conversar com ele. Essa troca linguística e cultural é muito enriquecedora. Acrescenta de maneira significativa na vida acadêmica desse aluno".

Doutor em Direito pela Universidade de Murcia, onde ministra a disciplina de Direito Constitucional, o professor, atualmente, participa do projeto de pesquisa "Os desafios jurídicos da internet para a proteção dos dados pessoais", do Ministério da Ciência e Inovação da Espanha. Sua tese de doutorado, "Relações entre Espanha e Santa Sé durante a etapa final da Restauração Bourbônica: a questão matrimonial", recebeu o Prêmio Extraordinário do Doutorado da Universidade de Murcia em 2009. A UENP se sente honrada com a visita do doutor Ángel Cobacho e espera que essa parceria perdure.

Mestrado
O Programa de Mestrado em Direito já consolidou importantes parcerias internacionais, como com a professora Barbara Anne Hudson, da Universidade de Leicester, da Inglaterra, que foi professora visitante do programa por quase uma década, ministrando disciplinas de direito penal.