Professor realiza viagem precursora do Projeto Rondon no Rio Grande do Norte

Quarta, 13 Abril 2016 11:24
Professora Ana Carolina Correia, da UEMS, e Pedro Henrique Carnevalli, da UENP, durante reunião no município de Acari no Rio Grande do Norte Professora Ana Carolina Correia, da UEMS, e Pedro Henrique Carnevalli, da UENP, durante reunião no município de Acari no Rio Grande do Norte

O professor Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, realizou, entre os dias 02 e 10 de abril, viagem precursora do Projeto Rondon “Operação Forte dos Reis Magos”, no Rio Grande do Norte. Promovido pelo Governo Federal e pelo Ministério da Defesa, na UENP, o projeto é gerenciado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

As primeiras reuniões da viagem precursora ocorreram em Natal, capital do Estado, na sede do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (Batalhão Itapiru), para a apresentação e a definição de detalhes do planejamento da operação que será realizada em julho deste ano. Nos dias seguintes, o professor realizou reuniões de ajustes das oficinas do Conjunto A no município de Acari, de cerca de 11 mil habitantes, no região do Seridó Potiguar. As atividades desenvolvidas no município ocorreram em parceria com a professora Ana Carolina Correia de Oliveira, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), responsável por oficinas do Conjunto B.

Os professores foram recebidos pela população local e realizaram reuniões com o prefeito, Isaías Cabral, o chefe do gabinete, Romeu Dantas, todo o secretariado municipal e os representantes dos sindicatos, dos meios de comunicação e das associações de pescadores, moradores e de reciclagem.

Segundo o professor Pedro, “a viagem precursora foi fundamental para adequar as oficinas propostas às demandas específicas do município, além das trocas de experiência e de cultura”. No caso do Conjunto A, segundo o professor, as atividades em Acari serão desenvolvidas em Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Saúde e Educação, principalmente por meio de capacitações dos gestores públicos municipais e de formação dos multiplicadores da comunidade local.

Em julho, a UENP estará em Acari, no Rio Grande do Norte, com os professores Pedro Henrique Carnevalli Fernandes (CCP) e Aline Balandis Costa (CLM) e oito alunos dos três campi para desenvolver as atividades organizadas pelo Conjunto A.

Última modificação: Quarta, 13 Abril 2016 11:39