Fórum Permanente de Licenciaturas da UENP discute novas diretrizes do Conselho Nacional de Educação

Quinta, 12 Mai 2016 17:01

O Fórum Permanente de Licenciaturas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) se reuniu, na quarta-feira (11/05), no Campus de Jacarezinho, para a primeira reunião ordinária conduzida pela presidência eleita. A pauta contou com várias abordagens de interesse dos cursos de licenciatura, como a Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação (CNE). O documento, publicado em julho de 2015, define novas diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura.

“Essa resolução traz novas problemáticas que vão gerar profundas mudanças nos cursos de graduação da UENP, principalmente nos cursos de licenciatura, que terão que se adequar às novas diretrizes”, disse a presidente do Fórum, professora Marisa Noda. “Diante desse cenário, o Fórum, além de analisar detalhadamente o documento, pretende discutir os impactos dessas mudanças nos cursos da UENP. Assim, com base nessa análise, pretendemos elaborar um Projeto Político Pedagógico que seja coerente com a diretriz curricular e que envolva essas novas mudanças”, explicou a professora.

Dentre as mudanças apresentadas na Resolução está um aumento de 400 horas nos cursos de licenciatura. A Resolução inclui ainda novos conteúdos como LIBRAS, direitos humanos, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, educação especial, dentre outras. O vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, também participou da reunião e disse que o papel do Fórum deve ir além de cumprir a Resolução. “Devemos pensar também na atratividade dos nossos cursos de licenciatura e no aumento do interesse por essas graduações. E é disso que também vamos tratar: encontrar a melhor forma de cumprir a Resolução e, ao mesmo tempo, aumentar o interesse do estudante pelo curso”.

Segundo a pró-reitora de Graduação da UENP, Ana Paula Belomo Castanho Brochado, o assunto tem sido discutido em todas as universidades do Paraná e foi tema do Fórum Estadual de Licenciaturas, realizado em abril na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Lá, foram discutidas algumas demandas atuais da licenciatura e também as mudanças dessa nova resolução. Aliás, desde a publicação do documento, tanto discussões locais nas universidades quanto discussões estaduais, como essa do mês passado, estão sendo feitas com o propósito de atender essas demandas”, disse a pró-reitora.

Ao final do encontro, ficaram definidas duas etapas para a análise do documento. A primeira delas é a realização de reuniões descentralizadas, por colegiado. Em seguida, no dia 30 de junho, serão realizadas plenárias gerais nos campi. A próxima reunião do Fórum Permanente das Licenciaturas da UENP será no dia 19 de julho, no Campus de Cornélio Procópio, quando serão apresentadas e discutidas as análises de cada campus.

Fórum Permanente das Licenciaturas da UENP

Esta foi a primeira reunião ordinária, desde a eleição da presidência do Fórum, em abril. Antes, porém, representantes do Fórum estiverem em um encontro estadual em Londrina, no mês passado, justamente para discutir as diretrizes da Resolução CNE Nº2/2015. O Fórum Permanente das Licenciaturas da UENP é formado por representantes dos 14 cursos de licenciatura da Universidade. No total, são 74 membros (60 efetivos e 14 suplentes). Embora não tenha poder deliberativo (trata-se de uma instância autônoma indicativa), o Fórum possui uma ação política fundamental para o fortalecimento dos cursos na Instituição, salienta a pró-reitora de Graduação, Ana Paula Belomo.

Última modificação: Quinta, 12 Mai 2016 17:46