UENP realiza Exposição Literária sobre Rubem Braga

Quinta, 23 Junho 2016 18:32
Solenidade de abertura contou com apresentação artística de músicos do Centro Cultural Nilza Furlan; exposição segue até dia 22 de julho Solenidade de abertura contou com apresentação artística de músicos do Centro Cultural Nilza Furlan; exposição segue até dia 22 de julho

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) abriu hoje (23/06), a I Exposição Literária da Instituição, com o tema "O Cronista Rubem Braga - Entre o Real e o Imaginário". A exposição está no Museu Dom Ernesto de Paula, em Jacarezinho, e vai até o dia 22 de julho. A Exposição é aberta a toda comunidade e a entranda é franca.

O trabalho mostra a importância de Rubem Braga na literatura brasileira e apresenta um pouco da vida e obra do autor por meio de painéis com fotos e fragmentos de textos. A pró-reitora de Extensão e Cultura da UENP, Simone Castanho, partilhou a alegria de poder realizar exposição, levando-a à comunidade acadêmica e externa. “Esta I Exposição Literária tem objetivo de fomentar a arte da literatura nos espaços adjacentes de nossa Instituição, principalmente neste Museu, que, a partir de agora, passará a receber exposições literárias e mostras artísticas”.

Os painéis usados para a Exposição foram cedidos pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública de Ourinhos (AABiP). A sócia fundadora da Associação, Neusa Fleury Moraes, participou da abertura e falou sobre a parceria com a Universidade. "A parceria com a UENP é essencial, pois há a circulação das obras. O nosso objetivo é realizar atividades que fomentam a leitura. Mesmo porque vivemos em um país de poucos leitores, e acredito que isso se torna necessário ", disse.

O vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, falou sobre a importância da Exposição e afirmou que incentivar a arte e a cultura na região também é uma das missões da Universidade. "A PROEC consegue manter um alto nível de eventos culturais, demostrando comprometimento com a manutenção da Cultura, viva e ativa, dentro dos espaços de nossa universidade", destaca o vice-reitor. "Temos pessoas extremamente competentes dentro de nossa cidade e da UENP, que conseguem promover eventos como esse", ressaltou.

Durante a abertura da Exposição, os acadêmicos Luiz Matheus Périco (Pedagogia) e Francislaine Carvalho (História) fizeram leitura dramática de duas crônicas de Rubem Braga. Para Francislaine, foi a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a obra do escritor. "Rubem Braga é maravilhoso. Ele consegue escrever de um jeito simples, e ao mesmo tempo ser muito profundo no significado daquilo que escreve. Tenho certeza de que quem passar por aqui vai sair querendo saber mais sobre ele", conclui Francislaine.

O evento ainda contou com a participação musical de Marco Aurélio e Wallace Lima, violinista e professor do Centro Cultural Nilza Furlan, de Cambará, que apresentou peças do repertório deles.

Também estiveram na cerimônia o diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini, o vice-diretor do Campus, Maurício de Aquino, o presidente da AABiP, Rogério Augusto Singolane, o sócio fundador da AABiP, Marco Aurélio Gomes, e a técnica de Atividades Culturais do Sesc Jacarezinho, Elaine Stramare.

Parceria

A I Exposição Literária da UENP é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) de Ourinhos e Grupo Pesquisa Literatura e História: Memória e Representação (Campus de Jacarezinho).

O diretor de Cultura da UENP, James Rios, ressaltou a importância das parcerias para efetivação da exposição. “A exposição é fruto de um esforço conjunto da PROEC, AABiP, Grupo de Pesquisa, CEDHIS e do Espaço Cultural Nilza Furlan (de Cambará). Por isso, gostaria de deixar meu agradecimento a todos esses parceiros, especialmente à ex-aluna do curso de História, Juliana Carolina, e aos alunos do curso de História, Francislaine Carvalho e Gustavo Melo, e de Pedagogia, Luiz Matheus Périco, os quais não mediram esforços para nos ajudar na organização dessa ação”.

Exposição Literária UENP
“O cronista Rubem Braga: entre o real e o imaginário”
Data: Até 22 de julho.
Horário: Das 9h à 12h/ das 14h às 17h