Professoras da UENP participam de seminário sobre avaliação

Quarta, 12 Setembro 2012 15:57

A pró-reitora de Graduação, Ana Rita Levandovski, e a coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Alessandra Cristina Furlan, representaram a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no II Seminário Estadual de Avaliação Institucional e I Encontro de CPAs – Paraná. O evento aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro, na Federação de Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba, e foi promovido pela Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná – CEA/SETI.

Na ocasião, foram discutidas as possibilidades de articulação e integração entre o Sistema Estadual de Ensino e os órgãos do Sistema Federal de Educação Superior, os processos regulatórios e os instrumentos para os processos de avaliação externa de cursos de graduação. Participaram do Seminário o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Alípio Leal, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves e os palestrantes Robert Evan Verhine, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e Sueli Macedo Silveira, representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

No primeiro dia do evento, as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IES) apresentaram relatos de suas experiências avaliativas. A professora Alessandra expôs a experiência da UENP com a avaliação institucional 2011 e a avaliação de cursos de graduação, além da utilização dos resultados no planejamento da Universidade.

Foram organizadas oficinas, no último dia, com os representantes das IES para a análise do "Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – Licenciatura e Bacharelado – Presencial e Ead", documento elaborado pela CEA/SETI e que poderá ser utilizado nas avaliações externas.

Última modificação: Quarta, 19 Setembro 2012 15:58