UENP lança edital UENP-UNESPAR de fomento à pesquisa

Quarta, 23 Agosto 2017 16:25

A Fundação Araucária lançou, na terça-feira (22/08), o Edital UENP – Unespar para a submissão de projetos ao Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual. O Edital irá conceder R$720 mil reais para cada Universidade. A UENP investirá o recurso na produção científica e tecnológica, verticalização do ensino superior, formação de pesquisadores e na disseminação científica e tecnológica.

Na UENP, o valor será dividido em quatro modalidades que deverão beneficiar os mestrados e o doutorado da Instituição. Para Bolsa Residência, serão destinados R$108 mil, recurso que deverá subsidiar três bolsas com duração de 24 meses. Estão previstos para projetos de pesquisa, R$322 mil, sendo R$80.500,00 para cada programa de pós-graduação, que receberá ainda R$35 mil para internacionalização. Está previsto ainda R$120 mil reais, para estruturação de novos programas stricto sensu na UENP, propostas que deverão ser apresentadas em 2018, e R$30 mil para auxílio às atividades de projetos de iniciação científica/tecnológica nos períodos 2017/2018 e 2018/2019.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destaca a importância do Edital para a Universidade como forma de potencializar a pesquisa e a pós-graduação. “Este Edital de fomento aos programas existentes e para incentivo a novas propostas stricto sensu será extremamente importante para a nossa Universidade, que vive um momento de ascendência e de verticalização de seus cursos”, destacou. “Agradecemos o apoio do presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, que se manteve sensível as necessidades prementes das duas mais jovens universidades do Paraná”, disse a reitora.

É a terceira chamada de suporte financeiro que a UENP e a Unespar recebem. Este Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual para as duas Universidades foi lançado em 2012 pela Fundação Araucária, especificamente para atender as duas instituições recém-criadas. A proposta do programa era lançar três chamadas de R$ 720 mil cada. Naquele primeiro edital, o objetivo foi apoiar a execução de projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento, proporcionar investimentos para aquisição de equipamentos, a fim de serem compartilhados no desenvolvimento de pesquisas, bem como conceder auxílio deslocamento para docentes em processo de capacitação stricto sensu. As chamadas de 2013 e 2017 tiveram e mantiveram como objetivo apoiar a execução de pesquisa básica e aplicada.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Terezinha Esteves da Silveira Reis, acentua que nesta chamada a Reitoria decidiu por fortalecer ações voltadas à pós-graduação e à iniciação científica/tecnológica, destinando recursos para programas de Residência da UENP, para os programas stricto sensu, às ações de internacionalização e na execução de projetos de pesquisadores programas com a possibilidade de contratação de bolsista técnico para as atividades de laboratório dos projetos de pesquisa. Ela destaca também a priorização de recursos para projetos estruturantes de novas propostas de programas de mestrado/doutorado. “Acreditamos que isso possa ser um bom estímulo aos nossos docentes/pesquisadores para a criação e submissão de novas programas. Estamos certos de que estas ações impactarão de forma expressiva no crescimento e fortalecimento da pós-graduação e pesquisa da UENP”, finaliza a pró-reitora.

A proposta de cada Programa deverá ser encaminhada via e-mail para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação até às 23h e 59min do dia 8 de setembro e o documento impresso, até às 17h, do dia 12 de setembro. O Edital 035-2017, pode ser acessado por meio do endereço goo.gl/BUAURT.

Última modificação: Sexta, 22 Setembro 2017 16:52