GeniusCon reúne dois mil alunos do norte pioneiro

Sexta, 29 Setembro 2017 16:55 por Assessoria de Comunicação Social

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes, e a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, participaram, na quinta-feira (28/09), da abertura do GeniusCon 2017, em Jacarezinho. O evento reuniu, em seus dois dias, cerca de dois mil estudantes de escolas do norte pioneiro do Paraná.

A GeniusCon nasceu em 2016 por meio de uma parceria entre o SEBRAE/Jacarezinho e o IFPR/Jacarezinho com o intuito de fomentar a inovação e a tecnologia na região. O evento realizado ano passado consistiu em uma trilha de startups que contou com a participação de 13 equipes. Devido ao sucesso do evento, o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRINP) mudou o formato e a dimensão do evento, transformando a GeniusCon 2017 na maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo da região.

A feira foi elaborada partindo de três pilares principais: Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, buscando atender a necessidade de desenvolvimento do Norte Pioneiro. Nos dois dias, os visitantes puderam acompanhar palestras, oficinas, exposição de startups, competição de robótica e meet-ups.

Durante a solenidade de abertura, o secretário João Carlos Gomes anunciou o lançamento de um edital de R$750 mil reais, por meio da Fundação Araucária, para investimentos em 25 projetos de startups, nas cinco cidades que compõe o SRINP: Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Andirá, Cambará e Bandeirantes. “Nós entendemos que ao apoiarmos o jovem, o microempreendedor, nós estamos oportunizando meios para que haja desenvolvimento das nossas cidades e da nossa região”, destaca.

João Carlos parabenizou os organizadores do evento e as instituições envolvidas e ressaltou a importância da UENP para a região. “Eu tenho muito orgulho de participar deste grande evento regional, e quero aqui cumprimentar a reitora da UENP, Fátima Padoan, pois a Universidade tem sido uma parceira muito forte para o desenvolvimento da nossa região, com os campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes”, enaltece.

A reitora da UENP, Fátima Padoan, enfatiza a importância do evento como forma de contribuir para o desenvolvimento regional. “Essa feira soma-se a outras iniciativas e vem para materializar todos os esforços em busca do desenvolvimento de nossa região. As vários instituições e agentes envolvidos nesse evento denotam o desejo comum de potencializar as ações para contribuir nesse processo de fortalecimento regional. Temos muito orgulho em fazer parte desse momento”, conclui.

Para o coordenador da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UENP (AITEC), André Luís Andrade Menolli, a GeniusCon é uma grande oportunidade para transformar os projetos em realidade. “Este evento é uma grande motivação para se expor os trabalhos e uma janela para chegar aos empresários. É um evento bem importante principalmente para a visibilidade e para a consolidação da região norte”, valoriza.

Participaram do evento, representando a UENP, a AITEC, a SETUP JR, e professores com projetos vinculados a área tecnológica. A UENP levou para feira uma exposição de startups, que ocorreram nas trilhas de Bandeirantes, voltada para o agronegócio e também às empresas; e de Jacarezinho, trilha desenvolvida com o IFPR. Participaram também da abertura o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; os diretores dos campi de Cornélio Procópio, Sérgio Roberto Ferreira; de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini; o pró-reitor de Planejamento, Bruno Galindo; e os prefeitos dos municípios que integram o projeto e representantes do Sebrae, Sesc/Senac.

Última modificação: Sexta, 29 Setembro 2017 16:57