Convênio oferecerá atendimento psicológico à comunidade da UENP

Sábado, 10 Março 2018 16:15

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Unimed Norte Pioneiro assinaram um termo de cooperação. O acordo define o custeio de uma bolsa de remuneração a psicólogo para atendimento à comunidade interna da Universidade nas cidades de Jacarezinho e Bandeirantes. Os documentos foram assinados na sede regional da Unimed.

A bolsa oferecida ao psicólogo selecionado será no valor de R$ 2.000. Do recurso, 75% (R$ 1.500) será custeado pela Unimed Norte Pioneiro, enquanto os 25% restantes (R$ 500) serão investidos pela UENP. O convênio entre as instituições tem duração prevista de 12 meses.

A UENP ficará responsável pela divulgação do edital e seleção do profissional psicólogo, com data ainda a ser definida, além do acompanhamento de seu trabalho e do relatório trimestral das atividades. A Unimed, por sua vez, compromete-se com o pagamento do valor definido no acordo pelo prazo estipulado.

O profissional selecionado trabalhará no acompanhamento psicossocial da comunidade interna da UENP em Bandeirantes e Jacarezinho, focando principalmente nos estudantes. O vice-reitor da instituição, Fabiano Gonçalves Costa, afirma que o serviço do profissional selecionado ajudará a Universidade a dar suporte aos estudantes também na esfera psicológica. “Esse é um auxílio que muitos alunos precisam para ter um bom desempenho na vida acadêmica”, acentua.

Para a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, o convênio trará benefícios diretos aos acadêmicos. “Com essa atitude, a Unimed dá oportunidade para que a Universidade trabalhe sobre uma necessidade da instituição: o atendimento psicossocial aos alunos. A contribuição será de grande importância para a nossa Instituição", afirma.

“Agradecemos a Unimed pela sensibilidade em atender, por meio desse convênio, essa demanda extremamente importante da nossa Universidade. Agradeço ainda ao trabalho realizado pela comunidade universitária do Campus Luiz Meneghel, que contribuiu para essa conquista para UENP”, finaliza a reitora.

O diretor presidente da Unimed Norte Pioneiro, Antônio Vendramin Filho, ressaltou que um convênio como este atende a demandas e interesses de ambas as instituições envolvidas. “O convênio está diretamente relacionado a uma das diretrizes da empresa que determina que a Unimed deve agir para melhorar o atendimento à saúde em todos os locais em que atua”, disse.

Também participaram da reunião, realizada em 1º de março, além do vice-reitor, o diretor do Campus Luiz Meneghel, Ederson Marcos Sgarbi; o vice-diretor, Ricardo Castanho; e as professoras da UENP, Roberta Ekuni e Daniela de Freitas; além dos diretores da Unimed Norte Pioneiro, Rogério Veloso de Abreu - superintendente, Wiliam Romão de Oliveira – financeiro, e Tiago Pereira, gerente administrativo.

Histórico

O trabalho realizado por professores, estudantes e agentes universitários do Campus Luiz Meneghel, para diagnóstico das dificuldades educacionais transitórias relacionados à trajetória acadêmica, deu início a formalização de um processo que identificou a necessidade de contratação de um profissional da psicologia para atuar no campus de Bandeirantes. O relatório realizado pelo grupo trouxe ainda propostas de intervenções.

Campus de Cornélio Procópio

Para atendimento à comunidade acadêmica do Campus de Cornélio Procópio, a UENP realizará reunião com a regional da Unimed Norte do Paraná, no município.

Última modificação: Quinta, 15 Março 2018 10:22