UENP realiza aula inaugural do curso de especialização em Saneamento Ambiental

Terça, 03 Abril 2018 17:29 por Assessoria de Comunicação Social
Reitora da UENP, Fátima Padoan, durante pronunciamento na abertura do evento realizado em Curitiba Reitora da UENP, Fátima Padoan, durante pronunciamento na abertura do evento realizado em Curitiba

O curso de especialização em Saneamento Ambiental na modalidade a distância da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em convênio com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), teve início, nesta terça-feira, 3 de abril. A aula inaugural foi realizada no Palácio do Iguaçu, em Curitiba. O programa é uma iniciativa coordenada pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

O evento foi acompanhado pessoalmente por acadêmicos dos polos de Curitiba, Campo Largo e Colombo. Os outros polos presenciais espalhados pelo Estado (Céu Azul, Congonhinhas, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Ponta Grossa e Sarandi) transmitiram ao vivo a solenidade para seus estudantes.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, falou sobre a importância das universidades públicas na oferta da educação a distância. “O sistema estadual de ensino superior do Paraná está consolidado e o investimento do Governo do Estado em modelos de capacitação, a partir da educação a distância, irá contribuir para o processo de qualificação dos prestadores de serviços públicos no Paraná”, afirmou.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, destacou as principais ações desenvolvidas pela Companhia e a importância do projeto de capacitação elaborado pela empresa. “Com a oferta deste curso, a Sanepar cumpre com a sua política de investimento na capacitação e qualificação dos gestores ambientais e colaboradores, para o bom cumprimento de sua política ambiental”.

Durante a abertura, o diretor geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, ressaltou a importância da parceria da Seti com a Sanepar para a valorização das ações integradas do Governo do Paraná. “Trata-se de mais uma ação conjunta que irá contribuir para maior qualidade no serviço público. O curso de especialização irá possibilitar ao quadro funcional da Sanepar a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos e isso certamente resultará em novas ações que contribuam para a qualidade e bem estar da população”.

A aula inaugural foi ministrada pelo diretor de Pós-Graduação da UENP e coordenador do curso de especialização em Saneamento Ambiental, professor-doutor Jorge Sobral da Silva Maia. A palestra abordou o tema "Água e Saneamento Ambiental: uma visão crítica".

O curso é gratuito e exclusivo para os empregados da Sanepar e será executado pela UENP, por meio do Núcleo de Educação a Distancia. Terá uma duração de 24 meses com carga horária total de 420 horas, distribuídas em módulos de 20 horas e 25 horas.

A solenidade também teve a participação do vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; da coordenadora do programa Universidade Virtual do Paraná, Hermínia Regina Marinho; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, Terezinha Esteves da Silveira Reis; do coordenador de Educação a Distância da UENP, Silvio Tadeu de Oliveira; do diretor administrativo da SANEPAR, Luciano Valerio Bello Machado, e da coordenadora de Desenvolvimento Pessoal Unidade de Serviço de Recursos Humanos da SANEPAR, Ruth Favorin.

Última modificação: Terça, 03 Abril 2018 17:59