UENP movimentará municípios com projeto de circulação artística

Segunda, 09 Abril 2018 14:47

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), realizará, no período de 10 de abril a 1° de junho, o projeto Circul'Arte. A ação tem por objetivo promover a circulação artística nos municípios onde estão instalados os campi da UENP, bem como estimular a produção de obras de arte e de espetáculos teatrais.

Nesta terça-feira, dia 10, no Campus de Jacarezinho, o projeto terá início às 19h30, nas dependências do Prédio do PDE (antiga Fafija), com a abertura da exposição intitulada “Joãozinho Caldeira, o Poeta do Barro”. A exposição apresenta esculturas de cerâmica do artista jacarezinhense Joãozinho Caldeira, cuja poética se constitui pelo retrato da vida cotidiana por meio da técnica da modelagem. Quem assina a curadoria é o também artista plástico Jucelino Biagini, de Jacarezinho.

Nesta mesma noite, às 21 horas, o Núcleo Ás de Paus, Cia de Teatro de Londrina, dá início à sua circulação artística pelos três campi da Universidade, com o espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”. Segundo o Núcleo, a peça é uma adaptação de um conto popular espanhol e narra a história da Miséria – uma velha que se perdeu de seu filho, Fome e, desde então, vive à espera do reencontro. O espetáculo, que já foi exibido em vários Estados brasileiros, integra atualmente o projeto “Na Casa dos Ancestrais: Circulação teatral por onze terras indígenas do Paraná e de Santa Catarina”.

No dia seguinte, quarta-feira, 11, a cidade de Bandeirantes receberá uma exibição do espetáculo, às 9 horas, na Rua Benedicto Leite de Negreiros - em frente ao Museu Municipal Maria Calil Zambon). Na quinta-feira, dia 12, é a vez de Cornélio Procópio receber a peça às 19h30, no Campus Universitário. Já a exposição “Joãozinho Caldeira, o Poeta do Barro”, segue até dia 24 de abril em Jacarezinho. Do dia 30 de abril a 11 de maio, a exposição será realizada em Bandeirantes, na praça Brasil Japão. Em Cornélio Procópio, a exposição será realizada de 22 de maio a 1º de junho.

O projeto será realizado pela Universidade, em parceria com as Prefeituras de Bandeirantes e Cornélio Procópio, e contará com o apoio das empresas Café Hebron, de Bandeirantes; Grupo Molini's e Cavi's Modas, ambas da cidade de Jacarezinho. Nesta primeira edição, o Circul'Arte contemplará duas vertentes artísticas: artes visuais e artes cênicas.

Última modificação: Segunda, 09 Abril 2018 15:03