UENP divulga oferta 288 bolsas para Residência Pedagógica

Sábado, 23 Junho 2018 14:21

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) abriu inscrições, até a próxima terça-feira, 26 de junho, para o Programa de Residência Pedagógica. A Instituição, por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), foi contemplada com 288 bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Governo Federal.

Estudantes matriculados a partir da segunda metade dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Letras e Pedagogia do Campus de Cornélio Procópio; Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, História, Letras e Pedagogia, do Campus de Jacarezinho; e de Ciências Biológicas, do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, poderão concorrer às bolsas.

Cada curso disponibilizará 30 vagas para estudantes matriculados a partir do 3º ano, sendo 24 bolsistas e 6 voluntários. O valor das bolsas de Residência Pedagógica é de R$ 400,00 mensais aos estudantes, pagas durante a execução do Projeto, que terá duração de 18 meses.

As entrevistas para seleção ocorrerão entre os dias 27 e 29 de junho. Para se inscrever, o aluno deverá se atentar as normas de inscrição e participação, disponíveis no Edital N.º 058/2018 – PROGRAD/UENP:

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Um dos principais objetivos do Programa é aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias.
A CAPES disponibilizará bolsas aos estudantes de cursos de Licenciatura, professores da rede de ensino e docentes da Universidade envolvidos no Programa.

Última modificação: Sábado, 23 Junho 2018 14:24