Alunos da UENP participam do EAIC 21 e do 2º EAITI

Quarta, 10 Outubro 2012 08:49

Alunos pesquisadores de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participam do 21º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC 21) e do 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (2º EAITI) que, neste ano, é realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) até quinta-feira (11/10). O evento, de natureza multidisciplinar, teve, nesta edição, 3.287 trabalhos inscritos de todas as universidades estaduais do Paraná. Desse montante, 146 serão apresentados por pesquisadores da UENP, que tem também a participação de nove ouvintes.

Com o intuito de formar acadêmicos pesquisadores e fomentar a ciência, a inovação, a tecnologia e o desenvolvimento, o evento reúne jovens do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) nos espaços de apresentações orais e grupos de pesquisas (GTs). O encontro, além de propiciar a troca de experiências e ideias, oferece espaços de exposição e diálogo entre alunos de Iniciação Científica das Instituições de Ensino Superior (IES).

Na noite de terça-feira (09/10), cerca de mil pessoas acompanharam a cerimônia de abertura da edição 2012 dos Encontros no Clube Olímpico de Maringá. O evento contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Leal, representando o governador Beto Richa; do diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr, representando o presidente Paulo Brofman, além de reitores, professores e alunos das IES paranaenses. Da UENP, participaram o reitor, Eduardo Meneghel Rando, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg e a secretária do CIC (Comitê de Iniciação Científica), Solange Fávero de Lima Medeiros. Os professores Rui Gonçalves Marques Elias, Vera Maria Ramos Pinto, Eliane Segatti Rios Registro, Cristiane Luciana da Costa, Ricardo Aparecido Campos, José Carlos da Silva, Jonis Jacks Nervis e João Lopes Toledo Neto vão acompanhar os alunos de iniciação científica nas apresentações orais dos dias 10 e 11. Como representante dos alunos no CIC, participa Pablo Henrique Scherrer.

O evento, de iniciativa das universidades de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Guarapuava (Unicentro), Norte do Paraná (UENP) e Unioeste (Cascavel), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Governo Federal e Caixa Econômica. Paralelamente ao EAIC acontece o 2º EAITI, cujo objetivo é proporcionar um espaço adequado para a apresentação dos resultados obtidos pelos jovens pesquisadores que realizam projetos de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

Organizado, nesta edição, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e pela Diretoria de Pesquisa da UEM, o evento apresenta resultados de projetos de iniciação científica ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica, com bolsas do CNPq, da Fundação Araucária e institucionais.

Reuniões

Na quinta-feira, no Auditório do PDE da UEM, serão desenvolvidas atividades específicas para os comitês e equipes das pró-reitorias coexecutoras dos eventos. A reunião, às 10h, será com os pró-reitores, diretores de pesquisa, coordenadores PIBIC e técnicos e trará como pauta a "Avaliação da IES coexecutoras e perspectivas do EAIC". Às 16h, também no prédio do PDE, será realizada uma reunião de avaliação final do PIBIC e PIBITI 2011-2012, com a participação de todos os membros dos comitês assessores das IES e comitê assessor externo do CNPq. Mais informações sobre os eventos no site www.eaic.uem.br

Última modificação: Quinta, 25 Outubro 2012 09:27