UENP e SESI realizam Mostra de Arte Afro-brasileira

Quarta, 31 Outubro 2018 15:04
 Mostra movimentará quatro cidades do Norte do Pioneiro de 5 e 23 de novembro Mostra movimentará quatro cidades do Norte do Pioneiro de 5 e 23 de novembro

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Serviço Social da Indústria realizarão, entre os dias 5 e 23 de novembro, a IV Mostra de Arte Afro-brasileira. As atividades ocorrerão nos campi da UENP, nos municípios de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho, e também nas dependências do SESI, em Santo Antônio da Platina. O objetivo da Mostra, segundo a organização, é propiciar, a toda a comunidade regional, um momento de reflexão sobre as relações étnico-raciais por meio de expressões estritamente artístico-culturais.

A Mostra será aberta na segunda-feira, 5 de novembro, no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes. As atividades serão realizadas no auditório Thomaz Nicoletti e contará com exposição de artes visuais de diversos artistas paranaenses e paulistas; espetáculo teatral “Por que não tem paquita preta?”, da Cia Selvática (Curitiba), e uma oficina de Capoeira Angola, com o professor Pedro Jangada, do Centro de Capoeira Ouro Verde, de Serra Grande – Bahia.

Já na terça-feira, dia 06, as atividades ocorrerão nas dependências do Serviço Social do Comércio (SESI), na cidade de Santo Antonio da Platina. O evento terá início às 20h, com a abertura da exposição “Orum – Ayê”, do escultor André Reis, aluno da UENP, Campus de Jacarezinho. Na sequência, o grupo de choro “Os chorões da madrugada” oferecerá uma apresentação cultural para o público presente.

No dia 12 de novembro, é o dia do Campus de Cornélio Procópio da UENP receber as atividades da Mostra. Às 20h, o Grupo de Maracatu “Sementes de Angola”, de Londrina, abrirá o evento com um cortejo pelas dependências do Campus. Em seguida, solenidade de abertura da exposição “Celebração Ancestral” - exposição do artista plástico CACosta, da cidade de Ourinhos. Na sequência, a professora-doutora Maria Carolina, da UEL, realizará a conferência intitulada “Literatura afro-brasileira em perspectiva”. Para finalizar, o evento contará com apresentação musical do Grupo Tons Afro, também da cidade de Ourinhos.

Dia 14 de novembro, quarta-feira, o Campus de Jacarezinho também contará com atividades da Mostra. Nos Centros de Letras, Comunicação e Artes e Ciências Humanas e da Educação (CLCA/CCHE), o grupo de Capoeira Modelo e Cidadania abrirá o evento com roda de capoeira que será realizada a partir das 19 horas na Praça da Ágora. Na sequência, dar-se-á a solenidade de abertura da exposição coletiva “Poéticas da Negritude”, com declamação de poemas e atrações culturais. Na ocasião, a professora-doutora Maria Carolina (UEL) irá proferir a conferência sobre literatura afro-brasileira, que será procedida da apresentação musical do Grupo Aruanda, de Jacarezinho. Após a realização das atividades nos campi da Universidade, a Mostra de artes visuais estará instalada no Museu Dom Ernesto de Paula, em Jacarezinho, de 19 a 30 de novembro.

O diretor de cultura da UENP, James Rios, ressalta o crescimento da Mostra ao longo dos anos. “Nas edições passadas, a Mostra contemplava apenas artes visuais. Neste ano, com a entrada do SESI como importante parceiro, conseguimos contemplar outras áreas artísticas como a música e também o teatro. Teremos, portanto, neste ano, atividades culturais diversificadas, em diversos formatos”, destaca.

As atividades da Mostra são gratuitas e os inscritos receberão certificados de participação. Para realizar inscrição, acesse: https://goo.gl/FJbqkL

Última modificação: Quarta, 31 Outubro 2018 15:17