UENP participa de evento de produção audiovisual EAD em Foz do Iguaçu

Terça, 30 Abril 2019 09:43
Pesquisadores e produtores de audiovisual para EAD participam de eventos na Unioeste, em Foz do Iguaçu. Foto: cortesia/NEAD Unicentro Pesquisadores e produtores de audiovisual para EAD participam de eventos na Unioeste, em Foz do Iguaçu. Foto: cortesia/NEAD Unicentro

Delegação representando a Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou do Encontro Paranaense de Produção Audiovisual para EAD (EPPA). O evento, realizado em conjunto com o Encontro do Mercosul de Produção Audiovisual para EAD (EMPA), aconteceu no dia 26 de abril, na Unioeste, em Foz do Iguaçu.

O evento foi promovido pelo Setor de Vídeos e Comunicação do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. Para participar dos encontros, a UENP enviou quatro representantes: a coordenadora adjunta da UAB, professora Teresinha Esteves da Silveira Reis; a técnica em estúdio multimídia, Jéssica Marques; a técnica em projeto visual e editoração, Karina Camargo, e a programadora visual, Victoria Rossini, envolvidas diretamente com a captação, o projeto e a edição dos conteúdos.

Para a professora Teresinha, o evento foi muito importante para o conhecimento de produção audiovisual para os cursos EAD. “De forma geral, as IES enfrentam as mesmas dificuldades, porém com criatividade e muito comprometimento de suas equipes, as produções são de alto nível. Foi um momento para aproximação e estabelecimento de parcerias, em busca do fortalecimento e alinhamento de ações para o EAD da UENP”, afirma.

Segundo Jéssica Marques, ambos os eventos foram uma grande oportunidade para receber novos conhecimentos. “Foi um momento para observar de perto as experiências que outras universidades têm obtido com o EAD. Neste evento, nós fomos a penúltima universidade a implementar a educação a distância. Por isso, foi ótimo acompanhar o trabalho de instituições que já têm desenvolvido esta produção audiovisual há anos”, destaca.

“Pudemos observar que estamos no caminho certo, mas que ainda há muito a se acrescentar, e os encontros nos esclareceram sobre diversas possibilidades”, disse Jéssica. Para a técnica Karina Camargo, tanto o EPPA, como o EMPA foram uma porta de entrada para novos insights possíveis dentro da produção audiovisual em EAD.

“Foi possível conhecer o uso de alguns recursos que são possíveis de se implementar em nossa Universidade. A utilização de animações, por exemplo, pode incrementar as aulas de Literatura e conteúdos correlatos. Podemos também aplicar experiências de gravações em ambientes externos, como uma biblioteca, ou o recurso do Chroma Key, que também permite novas possibilidades aos nossos vídeos”, relata.

A programadora visual Victoria Rossini destaca parte da atividade desenvolvida pela equipe no evento. “Falamos brevemente sobre o nosso EAD e mostramos um vídeo produzido pela equipe. Esse evento teve grande contribuição para a nossa experiência, pois vimos o trabalho de outras Universidades, cujas experiências podem nos inspirar a melhorar”, afirma.

A Educação a Distância é realizada na UENP desde 2018 sob a coordenação do professor Silvio Tadeu de Oliveira. Atualmente conta com cerca de 1100 alunos em 5 cursos que movimentam 80 disciplinas e quase 60 tutores presenciais e a distância espalhados pelos polos UAB no Paraná vinculados à Universidade, com estúdios de gravação nos campi de Jacarezinho e Cornélio Procópio.

Última modificação: Quinta, 02 Mai 2019 14:23